Mantendo a postura – A dificuldade da ergonomia no home office

ergonomia-home-office-1

Dor nas pernas, nas costas, torcicolo, desajustes musculares. As mazelas do home office emergencial tardam, mas não falham. E são muitos os brasileiros que da noite para o dia tiveram que começar um trabalho remoto que, até então, não tinha sido de fato instituído. Só em Brasília (DF), um levantamento do portal Fiquem Sabendo, agência de dados especializada na Lei de Acesso à Informação, diz que quase 79 mil pessoas que atuam dentro dos Ministérios começaram a trabalhar de casa.

Em entrevista para o jornal A Gazeta, o ortopedista Leandro Gregout, do Hospital São Camilo, reforçou que as pessoas foram pegas de surpresa, tiveram que migrar do escritório para suas casas e a maioria delas não tinha um espaço adequado para instalar um home office. “É comum que as pessoas utilizem a mesa de jantar para trabalhar, ou o sofá da sala e até mesmo a cama, com o notebook apoiado sobre as pernas. São posições não ergonômicas que, podem até ser utilizadas por pouco tempo, mas quando mantidas, podem sobrecarregar as estruturas ósseas, ligamentares e musculares. Aqui mesmo, no Espaço do Arquiteto, falamos da importância de se movimentar durante a jornada de trabalho, podendo até levar o notebook para sentar-se no sofá, por exemplo, mas reforçando que é importante pensar na ergonomia para seu corpo não sofrer depois de várias horas de trabalho.

A postura durante longos períodos de trabalho é fundamental para a manutenção da saúde.

A postura durante longos períodos de trabalho é fundamental para a manutenção da saúde.

O que um home office precisa ter para que seja ergonômico? É interessante notar que a maior parte das sugestões do Instituto da Segurança do Trabalho da Espanha está baseada em construir uma boa infraestrutura para o trabalho remoto. Segundo o instituto, seguir algumas regras pode ajudar bastante. Abaixo algumas das dicas compartilhadas pelo jornal 20 minutos, de Madrid.

  1. Monitor na altura dos olhos – Um suporte para o notebook – ou até mesmo livros e caixas – pode ser muito útil para que o profissional não fique curvado, forçando o pescoço para baixo, o que pode levar a dores musculares e até dores de cabeça.
  2. Manter as costas retas – Para isso uma boa cadeira ergonômica é fundamental. Trabalhar no sofá, na cama, pode ser bacana. Mas nunca por longos períodos. Uma pessoa que precisa permanecer oito horas em frente ao computador não pode deixar de ter, em seu home office, uma boa cadeira para sentar-se confortavelmente, com postura adequada, e, assim, garantir a saúde física.
  3. Antebraços apoiados – Nessa hora a cadeira, mais uma vez, se faz importante. Os braços precisam estar bem apoiados, formando um ângulo de 90 graus quando na digitação no teclado.
  4. Pés apoiados – Depois de regular muito bem a cadeira, é hora de manter o apoio dos pés. Nessa hora um suporte para os pés pode auxiliar, pois mantendo-os apoiados há melhor circulação.

ergonomia-home-office-3

É notável que ter um espaço dedicado ao trabalho quando ele ocorre em casa é fundamental. Pensando nisso, algumas empresas inclusive fizeram a aquisição de centenas de cadeiras ergonômicas e entregaram aos seus colaboradores que foram direcionados ao home office como forma de atuar pela saúde do time e de motivar essas pessoas mesmo que a distância.

Para suprir essa demanda a RS Design também se mobilizou, desde o início da pandemia no Brasil, para entregar em 24 horas cadeiras ideais para o home office. Com encosto adequado, ajuste de altura, braços reguláveis, são cadeiras que se ajustam ao usuário protegendo sua saúde. “O objetivo é estender todo o cuidado que as empresas têm com o bem-estar de seus colaboradores no escritório para a casa deles. Ao receber, em casa, uma cadeira preparada para o trabalho o funcionário se sente acolhido e grato e a empresa, por outro lado, demonstra preocupação genuína com seu time”, comenta Lisandra Mascotto, da RS Design.

Confira AQUI, no portal da RS Design, uma seleção de cadeiras e veja mais detalhes sobre a Cadeira Executiva Ativa Tela, ideal para Home Office.

ergonomia-home-office-4

Voltar para home Espaço do Arquiteto
Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *