O que é uma cadeira ergonômica?

Cadeiras ergonômicas são aquelas que atendem os requisitos mínimos da Norma Regulamentadora NR17 (NR-17.3.3), que são:

  • Possuir um encosto cuja forma e curvatura se adaptem ao corpo, protegendo a região lombar.
  • A altura do assento deve ser regulável, principalmente para que essa cadeira possa ser utilizada por mais de um usuário.
  • Assento plano e sem formato, cuja borda frontal seja arredondada.

Essas especificações se tornam importantes principalmente no momento de escolher cadeiras para o ambiente corporativo. Isso porque as cadeiras provavelmente serão utilizadas por várias pessoas.

É importante contar com uma consultoria especializada em mobiliário corporativo para a escolha do melhor modelo de cadeira, conforme o público de usuários e o tipo de atividade na empresa. Neste artigo, vamos seguir com mais algumas informações sobre ergonomia.


Altura ideal da cadeira ergonômica

Comprar uma cadeira ergonômica é o primeiro passo para promover a segurança e a saúde durante o trabalho, seja para você ou seus colaboradores no ambiente do escritório. Contudo, é muito importante o bom uso da cadeira, com aproveitamento máximo dos recursos de ajustes.

A altura correta da sua cadeira compreende a posição em que os pés formem um ângulo de 90° em relação ao chão, além disso, é muito importante para uma postura adequada que seus braços estejam em um apoio de braços, a coluna bem apoiada no encosto, transferindo o peso do corpo mais para o assento, assim a carga de pressão será redistribuída em todo corpo.

Uma postura com altura correta da sua cadeira de escritório ergonômica proporcionará maior descanso, menos dores no corpo, aumentando a sua produtividade e cuidando da sua saúde.


Encontrando a cadeira perfeita

As pessoas passam boa parte de seu tempo, sentadas, enquanto fazem refeições, no trabalho, durante seus caminhos (transporte público e automóvel), nas escolas e faculdades, em reuniões e até mesmo em casa, quando tiram um momento para relaxar em frente à televisão.

Pode parecer que sentar seja uma atividade que dispõe de menos esforço físico que as outras, mas a verdade é que essa posição pode representar grande estresse na região lombar. Efeitos combinados de uma vida sedentária fazem com que essa situação se agrave rapidamente.

Na escolha da cadeira de escritório ergonômica mais adequada para o seu dia a dia, procure por um alto conceito de tecnologia, com os diversos sistemas de ajustes, tanto para sua saúde quanto para seu bem-estar.

Alguns pontos interessantes para serem observados

1. Qual a atividade da pessoa que irá utilizar a cadeira?

Se o usuário precisa ficar muitas horas sentado, na frente do computador, a indicação é uma cadeira com apoia-braços e diversos sistemas de ajustes e até mesmo ajustes inteligentes que se adaptam ao próprio corpo da pessoa.

Os modelos com rodízios são indicados para atividades que requerem mobilidade e dinamismo.

Se a cadeira for utilizada em uma sala de reunião, por exemplo, não há necessidade de rodízios e muitos ajustes, pois o tempo de uso não é constante.

Existem ainda modelos com espaldar mais alto, para melhor conforto na região superior da coluna, assentos mais largos e estruturas mais resistentes para atender os diversos tipos físicos.

2. É necessário ter uma cadeira que atenda a NR17 na empresa?

É fundamental para fornecer um equipamento de trabalho adequado, que não prejudicará a saúde dos usuários, evitando uma série de problemas trabalhistas.

É importante também a empresa fornecer um treinamento sobre o ajuste adequado e a postura adequada ao se sentar para trabalhar, pois, estes dois pontos são essenciais para evitar qualquer tipo de dores por mau uso.

3. Pessoas diferentes utilizarão essa cadeira?

Em caso positivo, é essencial a aquisição de uma cadeira com diversos sistemas de ajustes. Atualmente, os fabricantes estão envolvendo muita tecnologia nas regulagens das cadeiras, justamente para atender os mais diferentes biótipos.

Se for para uso de apenas uma pessoa, um diretor, por exemplo, é ideal que seja feito o “test-drive” no qual a própria pessoa irá sentar-se na cadeira e analisar o grau de conforto. Ou se for para o seu uso pessoal, em home office, por exemplo, vale a pena avaliar pessoalmente a cadeira.


Benefícios da cadeira ergonômica

Ao contrário das cadeiras convencionais, as cadeiras ergonômicas possuem alguns diferenciais que as caracterizam como a melhor escolha para uso em empresas e home office. Mas para saber se a cadeira que você pretende comprar é mesmo ergonômica, separamos algumas dicas;

  • Verifique se o encosto possui design que apoia bem as costas ou se possui apoio lombar. Pode ser com encosto tapeçado ou em tela, o importante é que acomode bem as costas.
  • É importante que o assento seja em uma espuma resiliente e confortável, mesmo após várias horas de uso.
  • Verifique os diversos sistemas de ajustes, principalmente ajustes de altura, encosto ebraços. O importante é a cadeira ajustar-se a você e não o contrário!
  • Boa estabilidade e rodízios deslizantes para você ter mobilidade no ambiente sem esforço e com segurança, sem inclinação da cadeira.

Essas são algumas dicas para se atentar na hora de investir na sua cadeira. Mas se quiser saber mais, temos um artigo exclusivo trazendo 5 motivos para você investir em uma cadeira ergonômica. Confira!


Entre em contato com a RS Design e solicite a visita de um consultor ou venha no nosso show-room em Santo André, onde temos todos os modelos à disposição.

Confira também nosso artigo sobre tudo que você precisa saber sobre móveis corporativos.

Confira também nosso artigo e tudo que você precisa saber sobre:

Os móveis corporativos são peças-chave para qualquer escritório, pois, além de deixarem o ambiente mais bonito e agradável, ajudam ergonomicamente na produtividade das pessoas.



Comprar uma cadeira ergonômica é o primeiro passo para promover a segurança e a saúde durante o trabalho, seja para você ou seus colaboradores no ambiente do escritório.