Conferência da ANFA promove conhecimentos sobre neuroarquitetura

A edição 2018 da conferência da ANFA foi realizada no Salk Institute for BiologicalStudies, na Califórnia. Lisandra participou do evento junto com a especialista Priscilla Bencke e um grupo de profissionais reunidos pela SmartWorkplaces.

A edição 2018 da conferência da ANFA foi realizada no Salk Institute for BiologicalStudies, na Califórnia. Lisandra participou do evento junto com a especialista Priscilla Bencke e um grupo de profissionais reunidos pela SmartWorkplaces.

Além de visitar diversas empresas modernas e extremamente humanizadas instaladas no Vale do Silício, nos EUA, (veja as visitas clicando AQUI e AQUI) Lisandra Mascotto, da RS Design, também participou da conferência bianual da ANFA (Academia de Neurociência em Arquitetura) absorvendo muito conhecimento que será posteriormente aplicado nos projetos de mobiliário corporativo criados pela RS Design.

Nesta edição de 2018, realizada entre 20 e 22 de setembro na Califórnia, o evento explorou, com bases científicas, as experiências humanas ocorridas dentro das instalações arquitetônicas, compartilhando conhecimento e inspirando ideias capazes de promover mudanças significativas nas relações entre homem e ambiente construído.

Ao longo dos três dias de palestras e apresentações, a conferência falou sobre diversos aspectos que podem, inclusive, ser aplicados à uma compreensão mais ampla sobre os impactos do ambiente de trabalho na qualidade de vida e na saúde. Um dos temas, por exemplo, foi “Como o isolamento afeta a memória, a emoção e o estresse”, apresentado por Huda Akil, do Instituto de Neurociência da Universidade de Michigan. Segundo Akil, o isolamento social aumenta a ansiedade e diminui a capacidade de lidar com o estresse gerando uma depressão que afeta o ritmo circadiano* levando, inclusive, a danos cerebrais. Tanto que é comum o sistema prisional punir os presidiários com a solitária.Crachá-ANFA

Na sequência, o professor Satchin Panda, que atua no Salk Institute, falou sobre o impacto do trabalho por turnos no nosso ritmo circadiano. Ele avaliou, conforme publicado pela Conscious Cities, que a luz artificial impacta significativamente o ritmo circadiano gerando implicações na saúde dos trabalhadores.

Pesquisa – A Plastarc, consultoria de Nova Iorque que atua com melhorias para ambientes de trabalho, aproveitou a realização da edição 2018 da conferência da ANFA para divulgar os resultados de uma pesquisa sobre os impactos dos espaços compartilhados na rotina dos trabalhadores. Desvendando que tipo de serviço agregado aos escritórios melhora a qualidade de vida e o bem-estar dos usuários, analisou também a inclusão de espaços para cochilos, para orações e para amamentação.

Observando a dinâmica de alguns espaços coletivos, chegou à conclusão, por exemplo, que mesas pequenas em espaços colaborativos raramente são usadas, o que sugere que mesas maiores e que acomodam mais pessoas tendem a ser melhor aproveitadas. Além disso, a pesquisa aplicou grande parte do seu foco em espaços criados para a família e observou que em espaços de coworking há uma grande demanda por locais mais privativos para amamentar e cuidar de crianças pequenas.

Muitas das novidades apresentadas durante a conferência da ANFA vem sendo divulgadas pelos pesquisadores por meio de trabalhos científicos. Vale a pena acompanhar o que esses profissionais da neurociência que se apresentaram durante o evento estão divulgando em suas redes sociais: Huda Akil, Satchin Panda, William Browning, Marianne Halblaub Miranda, e Lennie Scott-Webber são alguns deles.

*Ritmo circadiano – Também conhecido como ciclo circadiano, trata-se do período de 24 horas que baseia nosso relógio biológico. O ritmo circadiano sofre influência direta da luminosidade, da temperatura, e das definições de dia e noite. É o grande responsável por regular o nosso sono, apetite, temperatura corporal, níveis hormonais, estado de alerta e o metabolismo como um todo, interferindo na atividade física e na digestão.

AGENDE-SE – Workshop pós Vale do Silício na RS Design
A RS Design realizará às 14h do dia 8 de novembro de 2018, um workshop com Lisandra Mascotto e Priscilla Bencke para tratar de toda a experiência que o grupo teve durante os dias em que visitaram empresas norte-americanas e participaram da conferência internacional da ANFA. Este evento, que será realizado no showroom da RS Design em Santo André (SP), está com inscrições abertas. As vagas são limitadas e os profissionais de arquitetura interessados em participar e conhecer mais a fundo tudo o que vem sendo discutindo na área de neuroarquitetura devem entrar em contato com o departamento de marketing da RS Design pelo e-mail [email protected] .

Voltar para home Espaço do Arquiteto
Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *