A sustentabilidade na arquitetura de Milão é exemplo para o mundo!

* Por Lisandra Mascotto

Seguimos, por aqui, absorvendo e compartilhando muitos dos aprendizados que tivemos durante a edição de 2022 da Feira Internacional de Design, evento que retornou à programação de Milão, na Itália, reunindo as principais tendências da arquitetura no mundo.

E se há uma tendência que é unanimidade em qualquer setor da economia, essa tendência é a sustentabilidade. Não há mais como vivermos, trabalharmos e planejarmos o futuro sem entender que precisamos, de qualquer modo, abraçar estratégias que preservem o meio ambiente e, assim, nos permitam ter uma vida de qualidade por muito mais tempo.

Durante nossa estada em território italiano, acompanhamos o FuoriSalone, circuito que acontece paralelamente à feira envolvendo design, mobiliário, arquitetura e decoração e possibilita, ao público participante, descobrir locais históricos e inovadores da cidade.

Mas o que mais nos marcou nesse circuito foi o tour por edifícios sustentáveis promovido pela Valcucine. Com a temática “Sustentabilidade além do espaço e do tempo”, a marca estava focada em afirmar seu compromisso com o meio ambiente. Para tal, promoveu visitas à diferentes escritórios de arquitetura instalados em Milão que desenvolvem projetos certificados LEED e, também, aos principais edifícios com essa certificação. Além disso, promoveu uma mostra em 3D desses espaços.

Para quem está iniciando nesse mercado, a LEED (que significa Leadership in Energy and Environmental Design), é uma ferramenta de certificação desenvolvida pelo US Green Building Council (USGBC) que incentiva a adoção de práticas sustentáveis em qualquer tipo de construção, tanto comercial como residencial. Ela certifica a sustentabilidade e a eficiência energética em quatro níveis – de certified a platinum – definidos por pontuações obtidas através do uso de soluções para reduzir o consumo de água, de energia, a geração de resíduos e a emissão de gases do efeito estufa.

E Milão é incrível mesmo! A cidade – que juntamente com Madrid, Estocolmo, Frankfurt e Istambul, é uma das cinco europeias que podem ostentar o maior número de arquiteturas concebidas de acordo com a norma internacional – possui mais de 230 edifícios com certificação LEED, ou sob certificação, que ajudam a reduzir as emissões de carbono e a disponibilizar ambientes mais saudáveis ​​para as pessoas que ali vivem e trabalham.

Um dos prédios que nos encantou foi a Unipol Tower, que ainda está em construção e tem o projeto assinado pelo incrível arquiteto Mario Cucinella. Com um design muito elegante, mais de 31 mil metros quadrados e 120 metros de altura (23 andares acima do solo e mais três subsolos), o edifício está sendo feito de aço, madeira e vidro. Abrigará espaços comerciais, um auditório para 270 pessoas, escritórios e um jardim panorâmico na cobertura com telhado de estufa que acolherá eventos públicos e culturais. Este “espaço de pulmão verde” também ajudará a regular a temperatura interior da torre.⁠

Clique na imagem e veja o nosso vídeo sobre a incrível construção do Unipol Tower. Não vemos a hora de voltar para visitar por dentro, principalmente o jardim na cobertura. Representação 3D by Mario Cucinella Architects

Segundo Mario Cucinella, o edifício “respirará” dinamicamente através de uma fachada de dupla pele, e as correntes de ar quente e frio circularão livremente, ajudando a reduzir consideravelmente o consumo de energia.⁠ O grande átrio com teto de 75 metros no lado sul da torre forma a entrada principal e um espaço de amortecimento climático, capaz de explorar a exposição para fins energéticos.

Representação 3D by Mario Cucinella Architects

A parte interna será inundada por luz natural, o que também permitirá uma enorme economia de energia, além do visual incrível da cidade. Com tudo isso o Unipol Tower está apto a obter a certificação LEED Platinum.

Outros edifícios sustentáveis que visitamos durante o circuito FuoriSalone em Milão foram:

Sede da Amazon, projeto de GBPA Architects. Clique na imagem e veja nosso vídeo sobre a visita no local.

Brisa 5, projeto Park Associati

City Center Office, projeto One Works. Clique na imagem e veja nosso vídeo sobre a visita no local.

Enfim, voltamos para o Brasil com a certeza de que o tema “sustentabilidade” estará ainda mais em alta, tanto na área da construção de edifícios quanto no reaproveitamento de itens recicláveis para evitar a extração de novas matérias-primas, na reutilização de mobiliários que precisam ser flexíveis para atender às necessidades mutantes das companhias e na implementação de soluções amigáveis ao meio ambiente em todo e qualquer projeto arquitetônico.

Lisandra-Mascotto-RS-Design
Lisandra-Mascotto-RS-Design

 
* Lisandra Mascotto, da RS Design, é especialista em mobiliário corporativo, tem mais de 25 anos de experiência no segmento e atua com conceitos que estimulam conexões entre as pessoas, por meio do mobiliário, colaborando em projetos corporativos humanizados e funcionais.

Voltar para home Espaço do Arquiteto
Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *