Por que a biofilia é tão importante no ambiente profissional?

Mobiliário da RS Design acompanha projetos focados em design biofílico e ajuda os ambientes a transmitir a tão sonhada sensação de bem-estar.

Mobiliário da RS Design acompanha projetos focados em design biofílico e ajuda os ambientes a transmitir a tão sonhada sensação de bem-estar.

Nós, humanos, somos seres da natureza e nosso cérebro comprovadamente responde melhor a elementos naturais ou que, ao menos, revivam itens naturais, ou seja, mais fluidos, vivos e com mais movimento.

A pesquisa The Global ImpactofBiofilic Design in theWorkplace, publicada no portal HumanSpaces, afirmou que a biofilia melhora em 6% a produtividade dos times, em 15% a criatividade desses profissionais, e aumenta em até 15% a sensação de bem-estar.

Aparentemente, essa necessidade de estar em contato com a natureza vem aumentando paralelamente ao crescimento da população vivendo em áreas urbanas. O mesmo estudo traz um dado relevante: no Brasil, entre 1950 e 2010, tivemos um crescimento de 51% no número de pessoas vivendo nas cidades. E isso está automaticamente atrelado à um contato maior com o ambiente construído e menor com a natureza.

Confira alguns pontos relevantes apresentados na pesquisa:

  • 33% dos trabalhadores afirmaram que o design dos ambientes afetaria sua decisão de trabalhar ou não naquela empresa;
  • 58% relataram não ter plantas vivas no seu espaço de trabalho
  • 47% afirmaram que o escritório não recebe luz natural
  • 19% afirmam não haver qualquer elemento natural em seu ambiente profissional
  • 67% disseram sentir felicidade ao permanecer em escritórios iluminados em tons de verde, amarelo e azul

Outra informação apresentada na pesquisa promete balizar a construção de espaços biofílicos, principalmente para a arquitetura corporativa: os cinco elementos mais desejados nos escritórios são luz natural, plantas, ambiente silencioso, visão para o mar e cores brilhantes.

Confira alguns dos impactos positivos da implementação da biofilia nos ambientes corporativos apresentados na pesquisa:

  • Maior produtividade
  • Maior criatividade
  • Menor estresse das equipes
  • Menor absenteísmo
  • Maior sensação de bem-estar

Case de sucesso para se inspirar – Há cerca de 15 anos a Genzyme Corporation já trabalhava os conceitos da biofilia em seu escritório nos Estados Unidos a fim de colher produtividade. Acomodando 920 postos de trabalho individuais em 12 andares, o edifício é tido como uma cidade vertical (aproveite para ler AQUI nosso post sobre projetar escritórios assim como se projeta cidades), já que oferece espaços individuais, áreas públicas e jardins.

Com um interior privilegiado pela iluminação natural capaz de atingir todas as estações de trabalho, a construção recebeu a certificação PLATINUM do LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). Como resultado de todo esse investimento e do empenho em uma obra que demorou quatro anos para ser concluída, os executivos da Genzyme conquistaram uma resposta positiva de seus funcionários: 88% afirmaram que ter acesso a elementos naturais dentro do ambiente corporativo aumentou a sensação de bem-estar e 75% disseram que o design do edifício aumentou a conexão entre os colegas de trabalho.

 

 

Voltar para home Espaço do Arquiteto
Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *