No Home Office, use os conceitos da arquitetura corporativa

Tendências
Havendo espaço, o home office pode ser montado em um cômodo da casa como uma espécie de sala executiva que segue todas as recomendações e normas de ergonomia e inclui, também, uma cadeira com sistemas de ajuste para quem permanece muito tempo sentado. Na foto, o espaço foi montado com mobiliário da RS Design e a mesa está disposta de forma que possibilita receber parceiros e clientes.
Havendo espaço, o home office pode ser montado em um cômodo da casa como uma espécie de sala executiva que segue todas as recomendações e normas de ergonomia e inclui, também, uma cadeira com sistemas de ajuste para quem permanece muito tempo sentado. Na foto, o espaço foi montado com mobiliário da RS Design e a mesa está disposta de forma que possibilita receber parceiros e clientes.

É de conhecimento geral que para trabalhar em casa o profissional precisa de muita disciplina, dedicação e de um ambiente preparado. E quando pensamos em transformar um espaço residencial em um bom home office, devemos nos ater às definições da arquitetura corporativa moderna.

Obviamente que o primeiro passo é definir qual o ambiente e suas limitações. Mas o mais interessante é que é possível adequar qualquer local utilizando conceitos muito difundidos na arquitetura atual, seja o ambiente um quarto inteiro dedicado a isso, seja apenas uma segmentação de uma sala de estar.

Humanização – O home office precisa ser agradável e aconchegante ao mesmo tempo em que estimula a concentração. Dentro de casa, com tantas distrações e tentações, não ter um espaço gostoso para trabalhar é um ponto que interfere diretamente na produtividade. Na arquitetura corporativa, a humanização é muito importante e deve ser abraçada também nos projetos de home office. E, dentro do conceito de humanização, podemos envolver a biofilia (clique AQUI para saber mais sobre esse termo tão fundamental nos dias de hoje).

Ergonomia – Para pensar em ergonomia, primeiro é preciso entender o estilo de trabalho de cada cliente. Mas vamos considerar uma pessoa que trabalha basicamente utilizando o computador, que é um padrão entre quem tem abraçado a tendência do home office. Para isso, é importante contar com uma bancada de trabalho com altura ideal e com uma boa cadeira ergonômica. Hoje, existem opções de cadeiras muito confortáveis para o trabalho e com uma estética mais interessante, que ficará em harmonia com o ambiente residencial.

Além disso, sabemos que a movimentação do profissional ao longo da jornada de trabalho é fundamental (falamos sobre isso NESTE POST). Então, dentro de casa, ele também pode circular. Pode trabalhar algumas horas dentro do home office, mas também aproveitar um pouco do sofá – caso queira mudar de ambiente – e até mesmo a bancada da cozinha para desenvolver uma atividade mais dinâmica e em pé. Asstandingdesks – mesas para trabalhar em pé – já são realidade, por que não as adaptar ao home office?

Iluminação – A iluminação talvez seja um dos pontos mais importantes na construção de um excelente home office. Como, muitas vezes, o espaço de trabalho acaba sendo instalado ao lado da sala de estar, a iluminação – se não for bem planejada – pode deixar a desejar impactando inclusive na saúde do profissional. Uma sala de estar normalmente preza por uma iluminação mais aconchegante, o que nem sempre é o ideal para o espaço de trabalho. Porém é possível unir as duas vertentes e ter uma sala confortável para os momentos de lazer com os amigos e uma iluminação mais forte e dedicada para os momentos de trabalho. Um bom projeto luminotécnico que conte, inclusive, com dimerização é capaz de sanar essa questão com pontualidade e qualidade.

E, se insistimos na humanização do home office, não podemos deixar de mencionar a importância da luz natural. Especialistas reforçam que a luz do sol tem um poder motivador (se pensarmos que precisamos da luz solar inclusive para compor nossos índices de vitamina D, não é difícil, entender a importância desse tópico). Então, posicionar o espaço de home office em um lugar com alcance de boas janelas dentro de casa deve ser um ponto a ser considerado com prioridade.

Estética – Muitas pessoas podem pensar que colocar um espaço de trabalho no meio de uma área prioritariamente residencial vai destoar e deixar o ambiente pesado e sem harmonia. Mas contando com suporte de um arquiteto, é totalmente possível fazer com que o home office esteja integrado à estética da casa sendo funcional e ainda contribuindo com a decoração do espaço. Não é preciso fazer com que o home office tenha um aspecto totalmente formal para que seja útil. Ele pode seguir o projeto da casa e, ainda assim, ser um espaço acolhedor e incentivador para que o trabalho seja desenvolvido da melhor forma possível.

Em tempos de cidades congestionadas e rotinas cada dia mais apertadas, o home office ganha notoriedade junto às empresas e é preciso que todos os que forem iniciar rotinas de trabalho dentro de casa entendam a importância de contar com um espaço de trabalho adequado. Isso impacta a produtividade, a motivação e a saúde de todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp

Converse agora pelo Whatsapp

X
!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando