Mora em São Paulo e está procurando referências e inspirações? Confira esse post!

A Biblioteca da SP Urbanismo fica no Edifício Martinelli, construção icônica da cidade.

Se você é de São Paulo (ou está passando pela metrópole), trabalha com arquitetura ou design e está sempre em busca de novas referências e inspirações, precisa tirar algumas horas da sua semana para conhecer a Biblioteca da SP Urbanismo, que está aberta à visitação previamente agendada.

O espaço localizado no centro da cidade conta com um acervo de mais de 3 mil livros sobre arquitetura, engenharia e paisagismo que podem ser consultados gratuitamente (mas atenção: as obras não podem ser retiradas da biblioteca).

Quem visita o local também tem acesso a revistas antigas (como um exemplar incrível da Revista Arquiteto de 1976), cerca de 55 mil plantas da cidade, cadernos com estudos urbanísticos e documentos sobre o planejamento de São Paulo com detalhes sobre obras de túneis, avenidas, viadutos e passarelas criadas desde a década de 1970.

De acordo com notícia publicada no Portal R7, a SP Urbanismo está digitalizando parte das obras para serem disponibilizadas on-line. Vai ser mais uma forma de ampliar o acesso a tudo o que a biblioteca reúne.

Listamos cinco bons motivos para você agendar agora mesmo essa visita. Confira!

  1. Ampliar conhecimento – Conhecimento nunca é demais e estar em uma biblioteca temática como a da SP Urbanismo é como mergulhar em um mar de arquitetura e design. Por lá você encontrará muito sobre a história da cidade e poderá trazer, para seus projetos, conceitos que coincidem com os desenhos da metrópole.
  2. Despertar da criatividade – Quando nos fechamos em nossos computadores, nos fechamos para o mundo e uma biblioteca é como uma porta aberta para novos conceitos, identidades e despertar da criatividade. Hoje em dia precisamos ser criativos para entregar, em nossos projetos, o que há de mais valioso para os nossos clientes.
  3. Imersão gratuita – Adquirir livros nem sempre é barato. Mas em uma biblioteca você consegue acessar muitas publicações sem precisar comprá-las. É ótimo inclusive para escolher quais títulos podem ser mais interessantes para adquirir para seu acervo pessoal.
  4. Inclusão e sociabilidade – Uma biblioteca é um dos espaços mais inclusivos que podemos ter ao nosso alcance. É um local que recebe todos de braços abertos e pode ser, também, um espaço para conhecer outros colegas de profissão e trocar conhecimentos.
  5. A biblioteca está instalada no Edifício Martinelli (Rua São Bento, 405), um dos grandes símbolos da arquitetura brasileira inaugurado em 1929 com 30 andares e 105 metros de altura. Até 1947, o Martinelli foi o maior arranha-céu do país e durante um tempo o prédio mais alto de toda a América Latina. É um projeto arquitetônico que vale a pena conhecer.

Para visitar, basta mandar um e-mail para [email protected] com nome, RG e dados acadêmicos, no caso de ser estudante. As visitas podem ser agendadas para terças e quintas-feiras, das 9h às 11h ou das 14h às 16h. Há, também, o telefone (11) 3113-7582 para sanar dúvidas. Não perca a oportunidade de conhecer esse espaço!

Voltar para home Espaço do Arquiteto
Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *