Flexibilidade, formas orgânicas e conforto acústico – É assim que destacamos a Feira Internacional de Design 2022

* Por Lisandra Mascotto

Formas orgânicas, arredondadas, mais suavidade e conforto acústico. Com cuidado, atenção e materiais selecionados, Feira Internacional de Design reúne grandes tendências para o mundo corporativo.

O que encontramos na edição de 2022 do mais importante evento de design no mundo? Depois de dois anos de paralisação por conta da pandemia de covid-19, voltei à Milão, na Itália, para a Feira Internacional de Design. E, como o evento completa 60 anos de história, as expectativas eram altas. 

Nessas fotos podemos notar a prevalência de tons naturais, como o verde do estofado, a madeira da estante e os tons de terra do mobiliário.

Temos muitas observações a fazer sobre nossa viagem, então, ao longo das próximas semanas, traremos alguns dos insights mais relevantes para quem atua com arquitetura corporativa. Filtramos o que visualizamos por lá e vamos resumir em artigos aqui no Espaço do Arquiteto. Vamos à primeira observação interessante ou, melhor dizendo, às primeiras três observações interessantes? Isso porque acredito que podemos resumir as novidades do Salão de Milão em três temáticas, voltadas ao corporativo: flexibilidade, formas orgânicas e conforto acústico!

Em primeira mão, quero destacar a Spacestor, marca global de mobiliário que aproveitou o evento para apresentar uma nova linguagem de design para o local de trabalho. Inspirada em formas arquitetônicas atemporais, a linha chamada Arcadia reconhece que o mundo corporativo está em mudança constante e garante, à infraestrutura de trabalho, configurações totalmente adaptáveis.

Sala de reuniões feita com peças modulares da Spacestor, que podem ser montadas e remontadas em diferentes configurações, contendo formas orgânicas inspiradas na arquitetura atemporal e produzidas com material para ótima acústica.

São 5 modelos de peças que podem ser conectadas por um sistema de travamento permitindo infinitas configurações de ambientes de trabalho, como cabines, salas privativas, divisores de ambientes, salas de reuniões, entre outros. Tudo pode ser montado e remontado de formas distintas, conforme a necessidade e dinâmica do escritório. Com uma pequena mudança, é possível construir um espaço totalmente novo. E é por isso que os criadores têm chamado essa linha de “kit de ferramentas de microarquitetura”.

Além da flexibilidade, o que a Arcadia traz é uma grande inspiração arquitetônica. Utilizando formas mais naturais, suaves e orgânicas, além de cores escolhidas em referência à elementos da natureza e da arquitetura clássica, essas peças contribuem com a sensação de aconchego e bem-estar do ambiente de trabalho. E, pelo tipo de revestimento e até pelas formas agregadas ao projeto, são peças com bom tratamento acústico, conferindo ao espaço um conforto muito prezado pelos profissionais hoje em dia.

Não havia como não mencionar a Spacestor, destaque da Feira de Milão de 2022, que conseguiu reunir em uma única linha, flexibilidade e conforto acústico, duas grandes necessidades dos escritórios na atualidade. E ainda acompanhando a super tendência de formas orgânicas. 

Mas todo o evento estava inspirado no conceito orgânico, voltado para formas e cores que remetem ao universo natural. Móveis que antes eram mais geométricos, por exemplo, ganharam linhas mais orgânicas e curvas. Mesmo aqueles que seguem retangulares, agora têm bordas arredondadas. Revestimentos mais frios, passaram a ser mais quentes em tons terrosos, com tecidos mais naturais e aconchegantes como, por exemplo, o boucle que dominou o pavilhão. A madeira ganhou mais espaço, substituindo superfícies artificializadas, mas sempre dando preferência aos tons bem naturais e claros.

As soluções acústicas também estão cada dia mais tecnológicas e eficientes. Em vez de falarmos sobre como elas podem transformar um espaço bastante ruidoso em um local silencioso, nós fizemos uma filmagem que você pode conferir AQUI, no nosso Instagram.

Por fim, podemos perceber que a busca pela integração com a natureza a fim de prover um espaço de trabalho que promova a saúde física e mental de seus ocupantes está sempre em alta e ganhou ainda mais força após a crise do novo coronavírus. Porém, isso não impede que as marcas e os profissionais de arquitetura mantenham o foco na flexibilidade e na economia de recursos. O mundo está se recuperando financeiramente e essa é a hora de investir em projetos que possam ser facilmente adaptados com o passar dos anos.

Fiquem ligados que, em breve, voltaremos para falar sobre outro tema que se fez muito presente dentro e fora do Salão de Milão: sustentabilidade! 

Veja abaixo uma galeria de imagens do evento que separamos para vocês.

Lisandra-Mascotto-RS-Design
Lisandra-Mascotto-RS-Design

 
* Lisandra Mascotto, da RS Design, é especialista em mobiliário corporativo, tem mais de 25 anos de experiência no segmento e atua com conceitos que estimulam conexões entre as pessoas, por meio do mobiliário, colaborando em projetos corporativos humanizados e funcionais.

 

 

Voltar para home Espaço do Arquiteto
Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *