Estamos na DW e a primeira semana já foi incrível!

* Por Lisandra Mascotto

Essa é a “árvore acústica” que montamos no showroom da RS Design. Biofilia e conforto sonoro juntos com estética agradável.

Que experiência nova e marcante! Essa foi a primeira vez que nós, da RS Design, entramos como uma das lojas participantes da DW!, Semana de Design de São Paulo, agora com novo circuito no ABC paulista, e os primeiros dias já foram incríveis! Tivemos que nos organizar como equipe para que nosso showroom ficasse pronto até a data de início do evento, em 3 de outubro. E como é satisfatório ver que com um trabalho em conjunto e engajado, em que cada um colaborou com ideias e colocou a “mão na massa”, conseguimos vencer esse desafio.

Em nosso espaço em Santo André, no ABC Paulista, alteramos alguns ambientes e montamos nossa nova área de pronta-entrega, com locais que estimulam experiências de trabalho tanto para atividades colaborativas quanto para atuação mais focada e que exige concentração. E uma novidade bacana: de acordo com Lauro Andrade Filho, idealizador da DW!, como o sucesso foi gigantesco na primeira semana, eles resolveram ampliar a duração do evento e, agora, as exposições permanecerão até 16 de outubro!

Mas vamos falar sobre o que preparamos em nosso showroom, onde montamos uma “árvore acústica”. O tronco é de verdade, pois nunca deixamos a biofilia de lado e sabemos que trazer, para dentro do ambiente construído, elementos orgânicos e naturais contribui com o bem-estar. Mas a copa da árvore foi inteira montada com placas acústicas. Dessa forma, o conforto sonoro está garantido. Isso sem falar na estética, que ficou incrível. Ao redor dessa árvore, colocamos diversos pufes e poltronas, simulando uma praça colaborativa, sempre pensando em ideias que possam ser de fato aplicadas aos projetos corporativos brasileiros.

Também falamos sobre neuroarquitetura e os impactos gigantescos dos ambientes no comportamento humano. Seguindo esses princípios – e lembrando que vivemos a maior parte do nosso dia em ambientes fechados, construídos, seja em casa ou no trabalho – quisemos enfatizar, em nosso showroom, a importância dos detalhes. A forma como esses ambientes são projetados, montados e decorados impactam nosso humor e até nossos sentimentos.

Um ambiente agradável e que atende às necessidades de todos. Espaços colaborativos, mas também cabines para trabalho mais focado.

Por isso, cada vez mais esses espaços precisam ser preparados estrategicamente, ou seja, com propósitos muito bem definidos. Se o objetivo, por exemplo, for estimular a criatividade das pessoas, então um mobiliário mais informal, com cores e formas descontraídas, deve ser utilizado. Caso as pessoas precisem de áreas para reuniões rápidas, mas com privacidade e conforto acústico, um projeto bem planejado deve estar alinhado à essas necessidades.

E assim por diante. Nosso papel é sempre entender o que aquelas pessoas que ocuparão o espaço precisam (e desejam) para se sentir bem, motivadas e produtivas. E também é preciso compreender, a fundo, a cultura da empresa, qual seu momento de maturidade, e quais suas perspectivas futuras.

Estamos recebendo diversos profissionais de arquitetura e design de interiores que podem experimentar, na prática, os conceitos de bem-estar no trabalho que envolvem design, conforto sonoro, biofilia, neuroarquitetura e também a tecnologia a favor da saúde humana.

Cadeira ING para o corpo permanecer em movimento mesmo enquanto está sentado!

Nessa primeira semana de DW! aproveitamos para lançar, em primeira mao, a cadeira ING, da marca japonesa Kokuyo. O item fez sucesso por trazer um design futurista e um mecanismo 360° que permite movimento total da pessoa durante sua experiência de uso. O que podemos dizer é que essa cadeira estimula os movimentos, pois foi desenvolvida por meio de estudos sobre nossas articulações e músculos. A ideia é que o corpo continue em movimento, mesmo enquanto estamos sentados. Assim, no final do dia, a sensação é de leveza e bem-estar, e não de musculatura travada.

Os profissionais que visitam a RS Design conseguem vivenciar a experiência de uma cadeira ING, visitam todos os espaços do nosso showroom e compreendem como é possível – e incrível – montar um ambiente corporativo que abrace necessidades tão diferentes de uma mesma equipe de trabalho.

Além disso, têm a oportunidade de personalizar uma prancheta feita com material acústico e elementos vazados que poderiam ser preenchidos com as cores escolhidas, uma ação lúdica, interativa e criativa que, ao final da visita, podem levar para casa como lembrança.

Uma semana incrível recebendo profissionais de arquitetura e design.

Essa tem sido, de fato, uma experiência muito gratificante para relacionamento e compartilhamento de ideias e tendências. É incrível voltar a encontrar as pessoas presencialmente, respeitando os protocolos de segurança, mas podendo olhar no olho de cada um. Essa conexão humana estava fazendo muita falta.

Por fim, seguimos com nosso showroom, recriando ambientes conforme as novidades chegam, e permitindo que as pessoas que vêm até nossa loja possam vivenciar, conosco, tudo o que há de mais bacana para melhorar o dia a dia de trabalho dos brasileiros.

* Lisandra Mascotto, da RS Design, é especialista em mobiliário corporativo, tem mais de 25 anos de experiência no segmento e atua com conceitos que estimulam conexões entre as pessoas, por meio do mobiliário, colaborando em projetos corporativos humanizados e funcionais.
Voltar para home Espaço do Arquiteto
Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *