Escritórios instagramáveis são chamariz para o retorno ao trabalho presencial?

Tendências
Escritório da Datab, projetado com mobiliário da RS Design, que tem um corredor instagramável.

Um post recente aqui no Espaço do Arquiteto (veja AQUI) trazia, para o debate, os escritórios instagramáveis. O texto, que enfatizava qual imagem as empresas transmitem na era da exposição via redes sociais, mencionava a criação de um espaço exclusivo para que as pessoas fizessem fotos e postassem nas redes como uma estratégia interessante de engajamento e construção da imagem da empresa.

Mas o mercado está indo mais longe, aplicando, a essa ação, outras funções. Segundo a Revista Exame, algumas empresas estão investindo em escritórios instagramáveis para atrair trabalhadores para o presencial. O foco está em reter funcionários por meio de ambientes mais divertidos e agradáveis. Afinal, se muita gente enfrenta fila para almoçar em um restaurante que tem várias áreas visualmente incríveis para fotos, por que não iriam para escritórios com esse mesmo perfil?

A matéria – que pode ser acessada AQUI – diz que permitir que os colaboradores produzam imagens interessantes do seu ambiente de trabalho para estampar o feed de suas redes sociais pode ser um caminho para que eles se sintam motivados a ir trabalhar presencialmente. O texto, inclusive, usa o termo “escritório da inveja”. O que eles querem dizer é que em um momento onde a vida na rede social “precisa” se mostrar perfeita e feliz, a apresentação de um escritório gostoso de frequentar se torna motivo para a presença e para a transmissão da mensagem de que o trabalho não é tão tedioso quanto pode parecer.

Que tal tirar uma foto posicionado para uma corrida na pista de atletismo do escritório da Federação Paulista da Atletismo, que foi projetado com móveis da RS Design?

A ideia surgiu com empregadores que passaram a utilizar a estética das mídias sociais para atrair talentos da mesma forma em que aproveitavam a possibilidade de oferecer benefícios diferentes dos comuns, como a liberação de cerveja gratuita ao final do expediente, para que os trabalhadores do mercado se sentissem interessados a migrar para aquela companhia.

“É tudo criação da imagem corporativa. As empresas agora querem que o design de seus escritórios seja visível não apenas para os funcionários, mas também para todos nas redes sociais“, diz o texto. Aliás, isso foi exatamente o que enfatizamos no post mencionado no início desse post.

Porém, a publicação também mostra alguns riscos, deixando claro que não basta colorir paredes e aplicar designs mais divertidos. É preciso estratégia. E, para isso, nada melhor do que contratar um profissional de design ou arquitetura que saberá exatamente como criar um ambiente instagramável, mas que seja muito útil para o dia a dia dos colaboradores, ultrapassando a barreira da foto e se tornando um local de uso contínuo. A Exame, inclusive, menciona que “para alguns funcionários, todas essas paredes decorativas parecem projetadas para mascarar a inconveniência de layouts que economizam espaço”.

A Datab, que teve sua arquitetura feita com produtos da RS Design, apostou na criação de espaços instagramáveis nas pequenas salas de reunião, uma forma de tornar o local esteticamente bonito, mas útil.

Portanto, é valioso que os todos os espaços no escritório sejam preparados com propósito, funcionalidade e estímulos para potencializar as habilidades das pessoas. Mesmo um espaço “instagramável” pode estar inserido dentro desses conceitos, tornando-se um destaque para a divulgação da empresa e realmente fazendo parte da dinâmica do escritório.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp

Converse agora pelo Whatsapp

X
!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando