Durante o distanciamento social, utilize as dicas da neuroarquitetura para deixar seus dias mais leves

rs-design-neuroarquitetura-home-office-3

A pandemia do novo coronavírus virou nossa vida de cabeça para baixo. Nos vimos obrigados a, de um dia para o outro, nos adaptarmos a uma nova realidade e tudo isso mexe conosco. Muitos trabalhos foram paralisados, outros tantos passaram a ser executados à distância, com os profissionais trabalhando de casa.

Além disso, fomos privados dos nossos momentos de lazer. Passeios no parque, viagens para a praia, jantar fora com a família e curtir a noite com os amigos já não fazem parte dos nossos dias. Mas tudo isso que estamos vivendo é para um bom motivo, para que todos nós tenhamos a chance de enfrentar a COVID-19 da forma menos dolorosa possível.

Com tantas mudanças repentinas, é natural que nossa ansiedade aumente. Então vamos aproveitar algumas das dicas da neuroarquitetura para que quem está em casa, praticando o tão solicitado distanciamento social, possa encarar essa fase com mais tranquilidade. Confira

rs-design-neuroarquitetura-home-office-6

Luz do sol – Observe em qual parte do seu apartamento ou da sua casa a luz do sol surge. E em qual período do dia. Tente tirar 15 minutinhos do seu dia para aproveitar essa luz direta. A iluminação natural é um dos grandes trunfos da neuroarquitetura para a construção de um ambiente saudável e confortável. Além disso, é pela luz do sol que conseguimos regular a vitamina D do nosso corpo. Essencial para que nosso organismo retenha o cálcio que ingerimos, os raios solares, quando penetram na nossa pele, desencadeiam reações que fazem com que nosso corpo produza a vitamina D.

rs-design-neuroarquitetura-home-office-5

Corpo ativo – Nos escritórios, a neuroarquitetura estimula a criação de ambientes que incentivem o movimento do corpo. Algumas empresas disponibilizam até mesmo salas de ginástica. Tente, estando em casa, tirar alguns minutos para movimentar o corpo. Pode ser uma aula de alongamento, um treino funcional ou uma sessão de ioga. O importante é se movimentar e, enquanto isso, estimular o descanso mental.

rs-design-neuroarquitetura-home-office-4

Saúde atrelada ao movimento – Em casa você também precisa de ergonomia! Tenha uma cadeira apropriada para passar longas horas, ou seja, uma cadeira ergonômica que se ajuste totalmente à sua necessidade. É isso mesmo, não é você quem deve se ajustar à cadeira, mas a cadeira quem deve ser ajustada a você.

Isso significa que é fundamental, assim como nos escritórios, que os profissionais invistam na sua postura e tenham à disposição um mobiliário adequado. Uma boa cadeira te oferecerá apoio total à lombar, aos seus braços, garantirá que você mantenha a coluna ereta enquanto trabalha no computador e também será confortável para que você não termine o seu dia de home office com aquela sensação de ter sido atropelado por um caminhão.

Mas não se obrigue a ficar sentado no mesmo lugar o dia todo. Mudar de posição é importante durante o expediente. Se estamos sempre planejando escritórios que a cada dia mais se assemelham com nossas residências a fim de transformar (para melhor) o clima organizacional, é a hora de aproveitarmos a casa para colocar isso em prática durante o home office. Se você tiver a possibilidade, tente, com o passar das horas, se alocar em um lugar diferente para trabalhar. Aqui vale ligar o notebook na mesa de jantar, depois trabalhar um tempinho sentado no sofá e, na sequência, aproveitar a bancada da cozinha para trabalhar um pouco em pé. Até a cama pode entrar nesse jogo. O importante é mudar de posição. Estar em diferentes posturas ao longo do dia tende a trazer benefícios.

rs-design-neuroarquitetura-home-office-2

Restrinja as informações que absorve – O excesso de informações, diz a ciência, pode prejudicar a nossa memória e interferir na nossa tomada de decisões. Em momentos de tensão como o que estamos vivendo, esse excesso pode aumentar nossa ansiedade. Dentro do possível, limite-se a um período para absorver as informações sobre a pandemia. E, nunca se esqueça: escolha veículos de informação confiáveis para se informar.

rs-design-neuroarquitetura-home-office-1

Tecnologia aliada – Nos escritórios, a tecnologia se faz a cada dia mais presente. Mas quando voltamos para casa, muitas vezes nos limitamos às funcionalidades básicas do celular. Se sempre preparamos nosso ambiente de trabalho para receber o máximo de tecnologia possível capaz de ampliar nossa produtividade, é chegada a hora de fazermos o mesmo em casa. Aproveite as tecnologias de vídeo chamada para manter contato com os familiares que agora estão distantes, abuse dos serviços de streaming que estão com acesso gratuito ou descontos, e veja a grande quantidade de escolas que disponibilizaram suas aulas online durante esse período. Use a tecnologia para manter a sua mente ativa e suas relações pessoais em dia.

Voltar para home Espaço do Arquiteto
Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *