5 dicas para um projeto corporativo moderno

Projetos corporativos

Mesa_Fortis

Um dos assuntos que estamos abordando rotineiramente aqui no Espaço do Arquiteto diz respeito à recente mudança no perfil dos espaços corporativos que, hoje, focam muito mais na humanização e na criação de ambientes agradáveis e confortáveis para otimizar a produção e garantir a motivação das equipes. Ainda dedicados a este tema, listamos cinco dicas úteis para conquistar um escritório moderno e que agrade funcionários, CEOs, proprietários e clientes.
Confira!

1 – Investir na humanização dos espaços
Criar espaços humanizados exige um estudo completo sobre o perfil da empresa. É necessário entender a dinâmica da organização para idealizar um projeto que atenda às particularidades daquele grupo de trabalho. Hoje, quanto menos cara de escritório e mais cara de aconchego o espaço tiver, melhor. Humanizar o espaço de trabalho significa entender as necessidades das pessoas que o habitam e criar alternativas e soluções para que elas sintam-se confortáveis dentro daquele ambiente. “É preciso pensar na empresa como um todo, no negócio e nos objetivos”, alerta Lisandra Mascotto, da RS Design.

2 – Focar na flexibilidade de ambiente
Ambientes flexíveis conseguem atender mais de um perfil profissional e essa é uma ideia com excelente retorno. Hoje, salas de reuniões podem ser transformadas em espaços para eventos, áreas de convivência podem servir para reuniões mais informais, espaços de café podem abrigar times para troca de ideias e experiências. Na hora de planejar cada um desses locais, é importante tentar otimizá-los para um uso ainda mais eficiente. Com um ambiente mais dinâmico, a empresa torna-se mais dinâmica também e o reflexo é sempre positivo.

3 – Apostar em break out spaces
São inúmeras as ideias criativas para a instalação de um break out space no ambiente corporativo. Esses locais, separados das bancadas e estações de trabalho, podem ser utilizados para momentos de relaxamento e
descontração ao mesmo tempo em que são muito bem aceitos para encontros informais entre as equipes ou mesmo reuniões de brainstorming e briefing. São excelentes para que o trabalhador se afaste um pouco da tela do computador, abrindo sua mente para novas ideias e para reflexões que podem transformar projetos e trazer soluções a problemas do dia a dia. São ideias para incentivar a colaboração entre os times, fortalecer a comunicação do escritório como um todo e prover um descanso mental para uma geração que está cada dia mais estressada. Também conhecidos como break out zones, já integram, por padrão, muitos dos ambientes de trabalho das empresas modernas justamente por serem extremamente benéficas para o desempenho dos profissionais.

4 – Abrir espaço para a natureza
Os escritórios modernos têm cores. Mesmo que a base da paleta de cores seja neutra, a mescla de tonalidades promove a criatividade. O mesmo ocorre por meio da inserção de natureza no ambiente de trabalho. Jardins verticais, vasos com plantas, árvores frutíferas e até mesmo pequenas hortas já fazem parte do dia a dia das empresas modernas. O verde traz vida ao ambiente a um custo bastante acessível. E, hoje em dia, são tantas as soluções que com certeza uma se encaixará perfeitamente às necessidades e limitações dos espaços. “É preciso criar uma atmosfera de trabalho que estimule a criatividade, a inovação e o aprendizado”, comenta Lisandra que relembra que não é por que o escritório tem uma metragem reduzida que o projeto arquitetônico e de decoração deixará de inserir um pouco de natureza.

5 – Optar por mobiliário de qualidade
A escolha do mobiliário é fundamental e deve ser muito bem pensada. Mesas, cadeiras, bancadas e armários são os itens que promovem maior peso dentro de um projeto corporativo e justamente por isso devem ser muito bem selecionados. Hoje, as empresas são dinâmicas e muitas vezes com alta rotatividade de profissionais. Por isso, além de qualidade, para garantir a durabilidade, e ergonomia, é preciso que o mobiliário atenda as necessidades pontuais das empresas. Isso significa que deve permitir o remanejamento, para que possa ser amplamente aproveitado mesmo que a empresa passe por reestruturação de pessoal
ou mesmo mudança de endereço. A empresa deve ser vista como um organismo vivo, que cresce, se desenvolve e precisa de atualizações. E é justamente o mobiliário inteligente, com tecnologia adequada, que auxiliará em montagens, desmontagens e remontagens, acompanhando o caminhar da organização. “Como benefícios, temos o alinhamento com a estratégia da corporação e a potencialização dos talentos”, enfatiza Lisandra.

O segredo para a construção de um ambiente de trabalho moderno e completo no que diz respeito a atender as necessidades e desejos de todos os envolvidos condiz com a ideia de enxergar a empresa como um organismo vivo: “o ambiente de trabalho não só necessita traduzir e dar suporte a uma corporação como também acompanhar as mudanças de comportamento da sociedade”, finaliza Lisandra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp

Converse agora pelo Whatsapp

X
!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando