Como criar uma recepção cheia de estilo

Mobiliário planejado para recepção

Todo mundo já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica. Concordando ou não, o melhor é garantir que essa primeira impressão seja sempre a melhor possível. Então, caprichar na arquitetura, mobiliário e decoração da recepção, criando um ambiente extremamente aconchegante e investindo no treinamento da sua equipe de atendimento já desperta o sentimento de que por ali bons negócios serão criados. Confira algumas dicas de como entregar ainda mais estilo à recepção do seu consultório ou escritório.

Mobiliário – O mobiliário, no caso das recepções, está diretamente vinculado à sensação de conforto do seu cliente ou paciente. Sabendo que ele terá de esperar, garanta que possa aguardar confortavelmente. Invista em sofás, poltronas e pufes acima de tudo aconchegantes. E lembre-se de conhecer o seu público para escolher o formato ideal. Dependendo do seu ramo de negócio, poltronas individuais que trazem mais privacidade na espera são mais interessantes. Em outras situações, quando a espera é mínima, pufes descontraídos são suficientes e tornam o ambiente ainda mais leve. E não esqueça de cuidar dos processos internos para que essa espera seja sempre a menor possível.

Iluminação – A pedida, atualmente, é sempre por iluminação natural. Mas, caso sua recepção não tenha janelas estruturais e, assim, não receba incidência solar direta, opte por um sistema de iluminação mais aconchegante. Luzes indiretas e em tons amarelos costumam trazer mais conforto. Apenas lembre-se de garantir que o local onde seus profissionais de atendimento estarão trabalhando tenha toda a iluminação necessária para que eles também se sintam confortáveis enquanto desempenham suas funções diárias.

Espaço Gourmet – A recepção é bem pequena? Mas acredite! Sempre há um cantinho onde você pode apostar em um espaço com café, água e alguns biscoitinhos para receber seus clientes de forma ainda mais intimista. Uma bancada lateral ou mesmo um carrinho móvel já são suficientes.

Organização – Mantenha a ordem. Sempre! Nada de deixar papeis espalhados, documentos fora do lugar, fios aparentes e embolados. Tudo isso gera uma sensação de incômodo para quem adentra o lugar. Assim como a limpeza, é fundamental que o ambiente esteja sempre muito organizado. Balcões altos ajudam a abrigar (e esconder) os equipamentos necessários ao seu time de recepcionistas.

Em consultórios e clínicas médicas é comum encontrar revistas para distrair os pacientes que aguardam. Se esta é a sua ideia, lembre-se de dois pontos importantes: apostar em títulos variados a fim de agradar diversos públicos e garantir que as revistas sejam sempre novas. Nada mais desagradável do que chegar a um local e se deparar com revistas rasgadas, sem capas e com notícias amplamente ultrapassadas.

Toilette – Deixe sempre um toilette especialmente direcionado à recepção. Além disso, pequenos mimos em seu interior são interessantes. Hoje é comum encontramos itens de higiene pessoal para utilização dos visitantes. É um agrado simples e que pode fazer toda a diferença.

Equipe – Aposte no treinamento do seu time de recepcionistas. Mantenha a equipe motivada para que o primeiro contato do seu cliente (ou paciente) seja agradável. Uniformes são interessantes, afinal podem contribuir com a padronização da sua empresa. Mas não são obrigatórios. Tudo realmente depende do segmento e do estilo da sua marca.

Balcão estiloso para recepções modernas. Crédito: Divulgação RS Design

Balcão estiloso para recepções modernas. Crédito: Divulgação RS Design

Poltrona LIU, da RS Design, ótima para recepções mais descoladas. Crédito: Divulgação RS Design

Poltrona LIU, da RS Design, ótima para recepções mais descoladas. Crédito: Divulgação RS Design

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