Tem muita inteligência artificial sendo utilizada hoje em dia por meio da internet e, para participar dessa trend, perguntamos ao ChatGPT o que um escritório corporativo deve ter para ser moderno, aconchegante e saudável. E não é que as sugestões desse robozinho foram muito interessantes?
Pegamos tudo o que ele nos respondeu e complementamos. Vamos somar a inteligência artificial à nossa expertise na área de arquitetura corporativa para dar as melhores dicas possíveis! Confira abaixo!
Layout Aberto e Flexível – O ChatGPT enfatizou que esse modelo favorece a comunicação e a colaboração entre os membros da equipe, oferecendo flexibilidade para adaptação a diferentes necessidades. E ele está correto! Porém, nem sempre esse ambiente colaborativo é o que os colaboradores precisam. Dessa forma, quando temos um ambiente prioritariamente aberto, precisamos investir também em espaços mais privativos para atividades que exijam foco, concentração e privacidade. Mas a inteligência artificial não esqueceu disso e o próximo tópico é exatamente esse.
Espaços para Concentração – O que o site diz é que é preciso incluir áreas mais silenciosas para atividades que demandem concentração. A sugestão dele é utilizar divisórias ou salas fechadas para reuniões privadas ou trabalho focado. A gente acha que o ChatGPT ainda não conhece as cabines acústicas! Claro que o que ele sugere é super válido, mas hoje temos ainda mais opções como essas cabines que podem ser instaladas em espaços pequenos e não necessitam de grandes reformas.
Iluminação Natural – Os seres humanos precisam da luz do sol e a inteligência artificial sabe disso. Priorizar a entrada de luz natural sempre que possível é o ideal para a garantia de bem-estar e redução da fadiga ocular. Porém, também é preciso lembrar que nem sempre essa é uma possibilidade. Nesses casos, o ideal é formular um projeto luminotécnico que simule a luz natural. Hoje em dia é possível, inclusive, fazer adaptações para simular as diferentes tonalidades de iluminação obtidas ao longo do dia, do amanhecer ao entardecer.
Controle de Temperatura e Ventilação – Assim como a iluminação, a ventilação natural é aliada do bem-estar (e da saúde na totalidade). Nesse caso, o ChatGPT não sugere o aspecto mais natural. O que ele incentiva é a construção de um sistema de climatização eficiente para o conforto térmico que promova boa ventilação e manutenção da qualidade do ar. Importante lembrar que esse resultado pode ser obtido com a instalação de ar condicionado, mas existem outras estratégias que podem ser adotadas como a implementação de verde que melhora a temperatura, alternativas para aumento da umidade do ar, escolha correta das lâmpadas, dos tecidos e das cores do ambiente.
Espaços de Descanso e Colaboração – Aqui temos a inteligência artificial reconhecendo a importância da sociabilidade ao sugerir que os escritórios invistam em áreas confortáveis de descanso e espaços informais para reuniões e interações sociais com mobiliário versátil e acolhedor. E é isso mesmo. Antes os executivos pensavam que estimular o contato entre os pares era reduzir a produtividade, mas hoje já sabem que é justamente o oposto.
Sustentabilidade – Segundo o ChatGPT, adotar práticas sustentáveis no design e na escolha de materiais é importante para a construção de um escritório saudável e acolhedor. O sistema também incentiva o uso de tecnologias ecológicas para reduzir o impacto ambiental. Aqui podemos mencionar sobre a opção por mobiliários flexíveis que podem ser montados e remontados em outros layouts a fim de evitar a troca desnecessária. Interessante que esse ponto abre espaço para o tópico que ele apresenta na sequência.
Elementos Naturais e Biofílicos – Um edifício sustentável não necessariamente é um edifício que segue os preceitos do design biofílico. São estratégias diferentes e complementares. Além de escolhas sustentáveis, o espaço saudável e aconchegante adota mobiliário mais orgânico, ou seja, com linhas curvas e mais naturais; opta pela iluminação e ventilação naturais; busca um som ambiente que remeta à natureza; escolhe uma paleta de cores mais voltada a tons verdes e terrosos; e aplica muito verde com meio de vasos, painéis, murais e árvores. O importante é criar uma conexão com a natureza para a melhoria do bem-estar emocional e cognitivo dos ocupantes.
Ergonomia – A inteligência artificial enfatiza a importância da aplicação de mobiliário ergonômico para promoção da saúde e do conforto dos colaboradores. Esses mobiliários devem ser ajustáveis para atender às preferências individuais. É comum, por exemplo, vermos espaços altamente descontraídos, com pufes, arquibancadas, poltronas e sofás, mas que mantém ativas alas com bancadas e cadeiras ergonômicas.
Cores e Design Agradáveis – A escolha da paleta de cores é mencionada pela inteligência artificial como importantíssima tanto para promover o bem-estar quanto para transmitir os propósitos da companhia. No Espaço do Arquiteto temos uma área interessantíssima para escolha das cores. Clique AQUI e acesse a seção “Inspire-se” onde existem moodboards que remetem a diferentes aspectos como mindfullness, industrial, tecnológico e muito mais.
Áreas de Atividade Física – O ChatGPT também reconhece que precisamos nos movimentar mais e sugere a inclusão de espaços para atividades físicas e programas de bem-estar. Temos, aqui em nosso blog, posts diversos sobre o assunto. Clicando AQUI, por exemplo, você lê sobre empresas que ajudam as pessoas a bater a meta diária de passos recomendada pela OMS.
Fiicamos surpresos como a inteligência artificial conseguiu mencionar 10 pontos realmente importantes para a construção de um ambiente corporativo arquitetonicamente agradável, saudável, promotor de bem-estar e de acolhimento.