Dicas de marketing para escritórios de arquitetura

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Conhecimentos em marketing são fundamentais para o sucesso em qualquer negócio, inclusive para arquitetos e decoradores que querem se destacar em meio a tanta concorrência. Logo que se abre o próprio negócio, traçar um bom plano de comunicação e marketing que envolva desde pesquisas sobre público até mesmo uma boa definição dos principais canais de divulgação, contribuirá para o andamento da empresa e a conquista de bons resultados.

Para reunir algumas dicas interessantes, conversamos com a consultora de comunicação e marketing Laíze Damasceno. Confira:

  • Invista em marketing desde o começo – Criar um plano estratégico de marketing permitirá uma concentração de esforços em pontos-chave.
  • Contrate ajuda especializada – Arquitetos e designers poderão gerir melhor suas áreas de negócios se contarem com o auxílio de outros profissionais para as demandas padrão de um escritório. Assim como contratar alguém dedicado a cuidar das finanças da sua empresa te trará mais tempo para se dedicar aos projetos, ter ajuda com a área de comunicação e marketing é fundamental. São esses profissionais que elaborarão um plano estratégico executando as ações a curto, médio e longo prazo. A área de comunicação do escritório deve ser tão profissionalizada quanto os projetos ali executados.
  • Destaque-se – Garanta visibilidade ao seu trabalho. Quem aparece com constância e de forma positiva torna-se referência em seu mercado. Expor seus projetos e benfeitorias na mídia e nos principais canais de comunicação apontados pelo plano estratégico é indispensável.
  • Marketing de Gentileza – Priorize a comunicação com seu público-alvo, afinal um bom relacionamento pode ser fonte de excelentes oportunidades de novos negócios. Antes mesmo de pensar em vender, pense em conquistar seus prospects, pense em se relacionar com potenciais clientes. Invista nas relações humanas.
  • Roteirize suas ações – Faça um roteiro traçando todos os pontos deste caminho que será percorrido: onde quer chegar, como pretende alcançar esse objetivo, quem são e onde estão as pessoas que pretende conquistar, quais estratégias gostaria de utilizar e em quais canais investirá.
  • Crie um portfólio inovador – Invista na criação de um excelente portfólio de seus melhores projetos. Lembre-se, sempre, de fotografar a obra e o resultado final para compor este material, que tem como papel principal divulgar o seu trabalho e mostrar, a possíveis novos clientes, tudo o que você é capaz como arquiteto e designer. Garanta uma versão digital, para ser enviada pela internet, mas invista em uma versão impressa que ainda funciona super bem para reuniões presenciais.
  • Ambiente virtual – Invista em um site dinâmico, direto e que priorize seus melhores projetos. Garanta o acesso a ele por meio de qualquer dispositivo. Aposte na produção de conteúdo atrativo e exclusivo, assessoria de imprensa e mídias sociais.
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