Cuide de seus funcionários e eles cuidarão dos seus clientes!

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O “foco no cliente” é o mantra de muitos empresários. Quem são os clientes e o que eles procuram? Como conquistá-los e fidelizá-los?

É claro que uma empresa vive para os clientes e deve pensar e repensar suas estratégias, princípios e objetivos pensando neles. No entanto, antes dos clientes, se você é empresário, é muito importante pensar nas pessoas trabalham para seus clientes, ou seja, os seus colaboradores.São eles que desenvolvem, fabricam e despacham produtos, prestam serviços, utilizam o uniforme da sua empresa, fornecem um cartão de visitas, atendem um telefone, desenvolvem o seu site, enfim são eles que representam a sua empresa perante seus clientes.

Existe uma frase no mercado que diz: “Os clientes não vêm primeiro. Os funcionários vêm primeiro. Se você cuidar de seus funcionários, eles cuidarão dos seus clientes”.

Quando e como começar?

Pensar nos profissionais antes deles estarem trabalhando na sua empresa, ou seja, na contratação. Qual o perfil de profissional que você precisa para determinada função? O que gostaria de instigar na equipe trazendo um novo líder, por exemplo?

Já fizemos um artigo que trata da importância de ter uma cultura de recrutamento na sua empresa. Veja mais AQUI.

Também é importante criar uma cultura de engajamento nas pessoas que trabalham na sua empresa. Como criar condições para que a motivação aconteça de forma algo natural dentro da empresa. Veja mais neste outro artigo AQUI, que tem dicas bem fundamentadas sobre o tema.

Com a equipe montada, bem preparada tecnicamente e emocionalmente para enfrentar os desafios do dia a dia, observe se você oferece o espaço físico alinhado com o que você deseja obter do trabalho de cada um.

Sim, o espaço físico tem total influência no comportamento das pessoas. Você sabia disso?

Estudos de neuroarquitetura* demonstram que quanto mais elaborarmos o ambiente com o propósito de melhorar a forma de trabalhar das pessoas, melhores serão os resultados, envolvendo o engajamento e a satisfação das pessoas e por consequência a produtividade geral.

Para isso, é imprescindível um projeto de mobiliário corporativo totalmente alinhado à cultura da empresa, ao seu DNA, incluindo história, momento presente e perspectivas futuras.

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Na Archer Group, em Delaware, E.U.A, existem espaços preparados para incentivar o encontro das pessoas e a troca de ideias. São as áreas de “colisão criativa”.

Tudo feito e pensado na forma como as pessoas trabalham. Com ambientes que podem ser abertos, com diversas estações de trabalho, estimulando a atividade colaborativa ou mais privativos, para atividades mais focadas.

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Escritório com mobiliário da RS Design contendo áreas colaborativas e salas privativas com Divisórias de Vidro, oferecendo diversos tipos de espaços para as pessoas trabalharem.

Áreas de descompressão são bem-vindas, pois além de serem um convite para relaxar a cabeça, são ambientes favoráveis a uma boa conversa, que pode muitas vezes incluir insights que um profissional pode fornecer para a área do outro. São as chamadas áreas de “colisão criativa”.

Estimular os sentidos das pessoas, novamente falando de neuroarquitetura* vai propiciar satisfação:
- Paladar: forneça comidinhas. É fato, comida traz felicidade e estímulo.

- Olfato: coloque um aroma de ambiente que remeta à natureza, por exemplo.

- Visão:aquele ambiente bonito, que agrada só de olhar.

- Audição: tratamentos acústicos, principalmente nos locais “openspace” são indispensáveis para o ambiente ficar agradável, mesmo com um monte de gente trabalhando!

- Tato: mobiliário com diferentes texturas e, novamente, que remetam à natureza.

Para se aprofundar mais neste assunto, veja este artigo AQUI que fala sobre como projetar escritórios para os 5 sentidos humanos.

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Be The Match Office, em Minnesota, E.U.A com área que estimula os sentidos, inclusive com soluções de acústica no teto para tornar o espaço ainda mais agradável.

Com todo este trabalho prévio realizado junto aos seus colaboradores, o engajamento com os objetivos da empresa, a motivação, o comprometimento com o cliente acontecerão naturalmente.

Seu cliente será atendido, em todas as etapas de uma experiência de compras, por pessoas realmente envolvidas com o seu negócio. Pessoas que irão trabalhar pensando nos seus clientes o tempo todo e vão cuidar muito bem deles!

Para fornecer mobiliário que atenda este conceito de bem-estar dentro da sua empresa, fale com a RS Design. Ambientes preparados e super customizados estarão na frente quanto o assunto for equipe produtiva. Pense nisso!

Neuroarquitetura é o estudo e a utilização estratégica do impacto causado pelo ambiente no comportamento das pessoas.

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