Você sabia que existem três tipos de Ergonomia?

Talvez você já saiba o que é ergonomia, mas vamos reforçar o conceito:

A ergonomia é o nome que se dá à ciência que estuda como o ser humano está relacionado ao seu trabalho e como melhorar essa relação. Com uma ergonomia eficiente, as pessoas trabalham com mais saúde física e mental. E isso contribui para o bem-estar e por consequência, para a produtividade.

A palavra ergonomia vem do grego. “Ergon” significa “trabalho” e “nomia” significa “leis”. Ou seja, trata-se das “leis do trabalho” ou “ciência do trabalho”.

Ok, mas você sabia que existem tipos de ergonomia, e que elas estão ligadas não somente à saúde física, mas também à saúde mental das pessoas?

Isso mesmo, há três tipos de ergonomia: ergonomia física, cognitiva e a organizacional.

Vamos falar um pouco de cada conceito e você vai ver que Ergonomia é muito mais do que você imagina!

 

O que é ergonomia física?

A ergonomia física diz respeito às características da anatomia humana. Por meio de estudos de fisiologia, antropometria e biomecânica do corpo humano, foram estabelecidos padrões que se tornaram normas de ergonomia, como a NR-17, para garantir a saúde das pessoas quando estiverem trabalhando.

Considerando a relação contínua entre as atividades diárias e os esforços físicos, a ergonomia procura definir parâmetros que envolvem a postura no trabalho, o uso de máquinas e materiais e a realização de movimentos repetidos.

Os produtos utilizados no trabalho devem estar dentro dos parâmetros ergonômicos.

Uma cadeira de escritório, por exemplo, deve atender as normas de ergonomia por meio de diversos sistemas de ajustes, do design do encosto que apoia bem as costas, da borda arredondada no assento, entre outros pontos. Deve ser adequada para uso intenso e contínuo e se adaptar ao usuário, e não o contrário. Tudo isso para preservar a saúde das pessoas, evitando diversos tipos de dores, principalmente nas costas e ombros.

cadeira ativa RS

Cadeira Ativa da RS Design, preparada ergonomicamente para atender os mais diferentes biótipos, por meio de vários sistemas de ajustes.

Vale ressaltar que a ergonomia física também está ligada ao conforto, que além do mobiliário, envolve iluminação, temperatura, controle de ruído, sinalização e até layout do espaço de trabalho.

E todo este conforto físico reflete também na saúde mental das pessoas. E é neste ponto que a ergonomia física se mescla e se complementa com a ergonomia cognitiva que veremos a seguir…

 

O que é ergonomia cognitiva?

A ergonomia cognitiva engloba processos mentais do indivíduo ao realizar suas atividades, como: memória, concentração, raciocínio, tomadas de decisões, reação ou percepção motora e percepção do cenário. Ou seja, ela foca em aspectos mentais, emocionais e psicomotores do trabalhador. Ela está ligada ao processamento de informações ao executar tarefas e resolver problemas da empresa.

Assim, trabalhadores com boa saúde cognitiva tendem a ter mais satisfação individual e motivação no trabalho. Além disso, ela influencia positivamente na relação dos trabalhadores com máquinas e com os demais trabalhadores. No fim das contas, ela age de forma positiva na vida do trabalhador e no desempenho da equipe como um todo.

Neste tipo de ergonomia, avaliam-se aspectos como, por exemplo, pressão e carga mental exigida pelo trabalho, estresse, a confiabilidade nas pessoas, o caminho ou processo que levam a tomada de decisão, a interação do indivíduo com os equipamentos e com outras pessoas.

Ou seja, a ergonomia cognitiva se apresenta como metodologia de avaliação e intervenção nas principais questões que podem influenciar, de alguma forma, o perfil mental dos colaboradores.

Então podemos dizer que a ergonomia cognitiva também está relacionada ao espaço físico do escritório, pois quanto mais confortável e preparado for este espaço, melhor será o bem-estar da pessoa.

Quanto mais o espaço for estimulante, com áreas que facilitem as atividades, com opção de escolha para se trabalhar em espaços de interação ou em áreas para uma atividade mais individual e focada, maior será o efeito positivo no cérebro das pessoas. E quando as pessoas estão bem mentalmente, exercem melhor suas atividades motoras e intelectuais.

Ambiente preparado com mobiliário da RS Design para transmitir bem-estar aos colaboradores, seja num momento de refeição, reuniões colaborativas ou atividades individuais.

Benefícios da ergonomia cognitiva

A ergonomia cognitiva adiciona soluções ao dia a dia para que o trabalho fique mais agradável e não se torne um sacrifício. Para implementá-la, pode-se, por exemplo, mudar o espaço físico (como mencionamos acima), criar jornadas de trabalho mais flexíveis, atentar à delegação de tarefas, criar um bom canal de comunicação, treinamentos e atualizações. Ou seja, tudo o que estiver relacionado com o bem-estar.

Veja abaixo alguns benefícios da ergonomia cognitiva.

  • Aumento da produtividade;
  • Redução de demissões;
  • Maior assertividade em decisões;
  • Melhora da memória e concentração;
  • Diminuição de casos de ansiedade e depressão entre os trabalhadores;
  • Mais saúde com qualidade de vida;
  • Motivação.

O que é Ergonomia Organizacional

É a gestão prática para estabelecer a ergonomia na empresa, envolvendo a própria cultura organizacional, canais de comunicação, formato de feedbacks, projetos de participação multidisciplinar e colaborativos.

Deve haver o envolvimento dos colaboradores e a participação de gestores e líderes para o sucesso e total aproveitamento da ergonomia na empresa.

Resumindo: A ergonomia física trata do funcionamento orgânico do ser humano, a cognitiva estuda a relação mental e emocional entre o trabalhador e o trabalho e a organizacional estabelece as condições na empresa para a conscientização ea implementação prática.

Na RS Design estamos prontos para atender você e a sua equipe, a todo momento, fornecendo uma consultoria sobre o projeto de mobiliário corporativo e os pontos de ergonomia. Entre em contato conosco!  Aproveite para navegar e conhecer melhor o nosso blog!

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *