Tecnologia sim, mas sem esquecer a humanização

tecnologia-sim-mas-sem-esquecer-da-humanização-1

Ambiente com estrutura tecnológica para reuniões mistas (para equipe presencial e remota) e ao mesmo tempo permite atividades colaborativas. Mobiliário RS Design.

Antes da pandemia, muitas empresas já estavam sentindo que a tecnologia estava mudando a forma de se trabalhar. Com o wi-fi por todos os ambientes e a disponibilidade de equipamentos eletrônicos portáteis, as pessoas já podiam escolher onde e de que forma podiam fazer suas tarefas. As mesas fixas de trabalho estavam se tornando cada vez mais pontuais para determinadas atividades e os projetos de escritórios vinham com a tendência de espaços mais informais para promover as atividades colaborativas.

Com a quarentena instalada em nossas vidas, aconteceu uma chacoalhada no mundo corporativo, porém algumas tendências voltaram à tona. Estamos falando dos espaços para estimular as equipes.

Num primeiro momento em que foi necessário o isolamento,algumas empresas começaram a falar em migrar toda a equipe para o home office em definitivo, agora, estas mesmas empresas já estão revendo este pensamento.

Com algum tempo de quarentena no mundo, pode-se dizer que algumas mudanças já estão se consolidando.

 

O que já estamos percebendo?

Atividades mistas de trabalho

Reuniões remotas e reuniões presenciais fazendo parte do dia a dia das empresas. Pode ser o colaborador em casa, falando com a equipe do escritório ou todo mundo no escritório de vez em quando.

Muitas empresas perceberam que o trabalho remoto é válido, principalmente para acelerar processos, mas trouxe também complicadores diversos, como a desmotivação das pessoas, a falta de alinhamento com os objetivos da empresa e até a fadiga por excesso de reuniões virtuais, como já falamos em outro arquivo. Se quiser saber mais, clique aqui. E além de tudo isso, ficou muito evidente o quanto é importante o contato entre as pessoas para o alinhamento de objetivos, e mais do que isso, para a fomentação de ideias inovadoras para o negócio.

Por isso é importante que as empresas tenham sim todo o aparato tecnológico para permitir que as pessoas se conectem digitalmente (notebooks, equipamentos/salas preparadas para videoconferência, programas para trabalho em equipe como o Trello, por exemplo, etc.), mas também tenham espaços físicos atrativos para reunir as equipes, mesmo que seja em um sistema de revezamento para evitar adensamento no escritório.

Reuniões presenciais são muito importantes para alinhar um item fundamental: a empatia de uma pessoa pela outra e pelo negócio. As pessoas precisam se envolver e acreditar naquilo em que estão trabalhando.

Escritório com espaços para a pessoa escolher onde quer trabalhar, bastando levar o seu notebook.

Escritório com espaços para a pessoa escolher onde quer trabalhar, bastando levar o seu notebook.

É claro que as reuniões virtuais são importantes e vão continuar acontecendo cada vez mais. Agora, o grande desafio dos gestores será sentir o equilíbrio adequado para o seu negócio, tendo a tecnologia como ferramenta, mas sabendo que é o contato humano que conecta.

Algumas sugestões para você preparar o ambiente da sua empresa:

- Crie vários espaços de convívio no escritório

- Ambiente mais acolhedor (parecendo casa)

- Ampliação da estrutura tecnológica de automação para uso misto (pessoas na empresa com pessoas em home office).

As atividades que envolvem inovação e ideias estão muito relacionadas à conexão entre as pessoas. E o contato pessoal (com todos os cuidados de distanciamento e higiene que o momento exige) ainda é o melhor a caminho para gerar soluções para a empresa.

Se você precisar de uma consultoria sobre como criar e mobiliar estes espaços dentro do seu escritório, fale com a gente. Temos uma equipe que é boa de ouvir para dar as melhores soluções para cada caso, afinal cada empresa é única.

Comentários
0 Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>