O que é “Lean Six Sigma” e como aplicá-la em sua empresa

Você conhece a metodologia Lean Six Sigma? Trata-se da união das duas práticas, Lean e Six Sigma.

Vamos ajudá-lo a entender um pouco esta metodologia, tão utilizada para gestão de processos nas empresas, e você pode verificar se faz sentido implantá-la no seu negócio.

O que é o conceito Lean Six Sigma?

Lean Six Sigma é um método que depende de um esforço de equipe colaborativa para melhorar o desempenho, removendo sistematicamente o desperdício e mantendo a qualidade.

Em síntese, a junção das duas metodologias busca melhorar os resultados de uma empresa e torná-la mais eficiente.

Lean: diminuir desperdícios.
Six Sigma: busca da perfeição.

Vamos falar um pouco de cada modelo:

Six Sigma

Simplesmente significa uma medida de qualidade que busca quase a perfeição. É a busca de manter os processos mais homogêneos, diminuindo os erros, aumentando a produtividade e por consequência, a satisfação dos clientes.

Lean

Já o Lean, ou Lean Manufacturing, tem como objetivo diminuir os desperdícios na produção de uma empresa. Ou seja, são eliminados processos que não têm benefício ou valor agregado ao cliente. Dessa forma, os custos de produção, além do tempo, são reduzidos. A qualidade do produto não é comprometida.

O objetivo é manter a manufatura enxuta, eliminando os principais tipos de desperdício:

  • Defeitos
  • Superprodução
  • Espera
  • Talento Não Utilizado
  • Transporte
  • Estoque
  • Movimento
  • Ultra Processamento

Ou seja, as metodologias Lean e Six Sigma têm diferentes abordagens para aumentar a produtividade e o lucro de uma empresa. Unem abordagens para potencializar os processos, com ações planejadas de forma integrada e inteligente.

Como aplicar em sua empresa?

Para aplicar a metodologia Lean Six Sigma, é fundamental investir na qualificação dos líderes e colaboradores da empresa. E isso não depende do cargo. Ou seja, independente do nível hierárquico, quanto mais conhecimento, melhor. Além de quem irá atuar de forma direta na aplicação, executivos superiores também devem estar a par do processo.

Para implementação, o time deve estar bem treinado. Esse treinamento deve ser dividido em hierarquia de qualificações e funções. A metodologia pode ser aplicada nos mais diferentes tipos de empresas e segmentos.

Há a possibilidade de passar por certificações para aprender sobre a implementação correta. Essa formação é essencial para que os princípios sejam aplicados da melhor forma e consigam, de fato, reduzir os erros e desperdícios dos processos. Há quatro níveis de formação: White Belt, Yellow Belt, Green Belt e Black Belt. Cada um deles tem um nível de aprofundamento. O ideal é contratar uma empresa certificadora para implementação e validação destes níveis.

Inicialmente, a liderança precisa reconhecer a implementação como estratégia de gerenciamento, e não como uma mera ferramenta. Ou seja, a direção deve estar bem engajada e comprometida. Além disso, a aplicação deve focar em três aspectos: a satisfação do cliente, critérios críticos para a qualidade e vinculação aos objetivos.

Aplicar o Lean Six Sigma está intimamente ligado a responder a mudanças de maneira rápida. O fator humano é importante e deve receber atenção. Por isso, um passo importante para a aplicação é estar de olho na equipe. O plano de ação deve capacitar os colaboradores e mantê-los motivados e focados. Como dito anteriormente, os líderes também devem se envolver.

A aplicação Lean Six Sigma significa dar autonomia aos colaboradores. Eles devem ter o sentimento de responsabilidade pelos resultados. Ainda assim, devem se sentir amparados pela empresa. Para completar, a implementação deve cumprir a metodologia DMAIC e se basear em medições. Medir é importante para comparar os objetivos com os resultados e, se preciso, ajustá-los.

 

Por fim, o Lean Six Sigma é um plano de longo prazo, pois trata de mudança de cultura e mentalidade da organização e de seus colaboradores. Então, é importante não perder o estímulo inicial ao não esperar resultados imediatos.

Gostou? Então siga no blog da RS Design e descubra o que é cidadania corporativa!

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *