RS Design promove curso inovador no país para formação de especialistas em arquitetura corporativa

curso_priscillabencke_foto1



Turma formada com (a partir da esq.) Mariana Mattos, Ana Carolina Trabasso Kido, Natália Guesso, Lisandra Mascotto, Priscilla Bencke, Silmara Faggiani, Roberta Martins, Paloma Cardoso, Eliana de Souza, Giovana Gomes, Gisele Pacheco, Juliana Corradi, Andrea Fabri. Crédito: Divulgação RS Design

Uma parceria entre a RS Design e a especialista em projetos para ambientes de trabalho, a arquiteta Priscilla Bencke, da Qualidade Corporativa Smart Workplaces, promoveu a realização de um curso bastante inovador no país. Nomeado “Especialização em projetos para ambientes de trabalho”, teve seu primeiro módulo concluído no mês de fevereiro nas dependências da RS Design, em Santo André, SP.

Ao longo das 34 horas de aula, as participantes tiveram acesso a informações teóricas e exercícios práticos que enfatizam a importância da humanização dos espaços de trabalho e da preparação do ambiente para o bem-estar da equipe e, consequentemente, para o aumento da produtividade das companhias. “A arquitetura corporativa é importantíssima para a empresa pois interfere na forma como as pessoas trabalham e, como consequência, no negócio como um todo”, comenta Lisandra Mascotto, da RS Design, que também participou do curso.

Para ela, o planejamento de um ambiente de trabalho é uma atividade de muita responsabilidade. “O profissional de arquitetura precisa estar muito bem preparado com conhecimentos que vão desde brandguide* da empresa, objetivos e cultura do negócio, perspectivas futuras, forma de trabalhar das pessoas, área disponível, até normas de ergonomia, neuroarquitetura, conceitos e tendências”, complementa lembrando que o curso promovido dentro da RS Design forneceu, a todas as participantes, a certificação alemã Geprüfter ArbeitsplatzExperte emitida pela instituição Mensch&Büro Akademie, referência há mais de 25 anos na área corporativa.

Com aulas 100% em português e conteúdo totalmente adaptado à realidade do empresariado e mercado corporativo brasileiros, o curso promove a especialização para que o Brasil também possa ofertar profissionais diferenciados, visto que muitas empresas brasileiras acabam buscando arquitetos no exterior devido as suas formações mais específicas.

2018-02-26-PHOTO-00000061



Lisandra Mascotto e Natália Guesso em atividade prática. Crédito: Divulgação RS Design

Paloma Cardoso, uma das arquitetas participantes do curso de especialização, aprovou a iniciativa. “Gostei muito. Achei o curso bastante informativo por acrescentar vocabulário técnico e informações importantes de serem revisadas”, diz ela que enfatizou que a Priscilla Bencke “tem muito amor pelo que faz, o que torna a troca de informações ainda melhor”.

Para Mariana Mattos, o curso já surtiu efeito, mudando a forma como ela apresenta seus projetos. “Achei bastante válido tanto tecnicamente quanto para abrir nosso olhar a questões que, no dia a dia, não dávamos tanta importância ou acabávamos deixando de fazer. O curso abriu nossa mente para pesquisarmos mais, observarmos o que está sendo feito lá fora. Foi realmente muito bom”, afirma.

eliana_rsdesign


Único na América, o curso ministrado por Priscilla trata a especialização como diferencial competitivo. Trazendo tanto aulas teóricas quanto práticas, capacita tecnicamente os profissionais para projetos de ambientação corporativa. “Tivemos muito conteúdo que, por não ser exclusivamente teórico, não foi maçante. O fato de recebermos um certificado alemão traz um grande poder para nossos escritórios. Além disso, a professora foi muito dinâmica e a RS Design nos acolheu oferecendo uma ótima estrutura”, relata Eliana de Souza que participou do curso e afirma já ter introduzido muito do que aprendeu em seu dia a dia.

Iniciativa para melhorar o mercado – A arquitetura no Brasil vive em um mercado bastante acirrado e difícil. Os investimentos, por tantas vezes limitados, podem reduzir projetos e eliminar pontos sugeridos e defendidos pelos arquitetos com conhecimento. Porém, disseminar as informações utilizando dados e pesquisas que comprovam o sucesso de mudanças estruturais nos espaços de trabalho é fundamental para transmitir, aos clientes e ao mercado como um todo, a importância desses estudos e de investir no espaço físico para colher frutos saudáveis e garantir a sustentabilidade dos negócios.

Quanto mais se investir estrategicamente no espaço físico, melhor será o desempenho da equipe e a retenção de talentos em uma empresa. Como podemos notar no gráfico abaixo, 90% do investimento feito por uma empresa está no corpo de trabalho, com a contratação da equipe de profissionais. Se temos as pessoas como o principal investimento, devemos garantir que esse ativo tenha seu potencial produtivo sempre muito bem cuidado e otimizado.

infografico_curso_v3-02_web

infografico_curso_v3-01_mobile

“Ainda é um pouco difícil colocar tudo o que aprendemos em prática. A consciência das pessoas já melhorou bastante, mas ainda há muito o que melhorar. Sabemos dos serviços que podemos prestar para trazer melhores resultados para as empresas e é interessante abrir esse campo de trabalho para que possamos oferecer essas questões de ergonomia e de melhorias nos ambientes corporativos”, complementa Paloma.

Testemunhal-Curso(Lisandra Mascotto, Eliana de Souza, Paloma Cardoso, Mariana Mattos)



Lisandra Mascotto, Eliana de Souza, Paloma Cardoso e Mariana Mattos participaram do curso. Crédito: Divulgação RS Design

Priscilla Bencke – Especialista em projetos para ambientes de trabalho, Priscilla Bencke é consultora internacional de Qualidade em Escritórios. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFRGS, tem pós-graduação em Arquitetura de Interiores pela UniRitter Laureate International Universities. É responsável pela Bencke Arquitetura, empresa com mais de 50 mil metros quadrados de área projetada. Fundadora do conceito “Qualidade Corporativa: SmartWorkplaces”, é colunista da seção “Work Decor” da Revista Bendita e escreve para os portais Rede Mulher Empreendedora e Laboratório de Qualidade de Vida.

A RS Design planeja realizar novos módulos do curso em parceria com Priscilla Bencke. Fique atento para participar e ampliar seus conhecimentos!

*brandguide: na tradução literal é o guia da marca. Envolve o conceito, a imagem, os valores e o comprometimento de uma marca. Vai além da identidade visual, são os valores intangíveis de uma marca e a imagem que permanece para as pessoas. Também é importante avaliar o momento em que a empresa e sua marca estão vivenciando e as perspectivas futuras.

Voltar para home Espaço do Arquiteto
Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *