Revit ou SketchUp? Qual o melhor rendimento para o arquiteto?

Revit ou SketchUp? Qual o melhor rendimento para o arquiteto?

A quantidade de softwares que auxiliam a criação de projetos na área de arquitetura cresce a cada dia. É comum sermos impactados com atualizações constantes, novos plugins e novos programas que prometem otimizar a rotina do profissional ao mesmo tempo que em cria, projetos com mais fidelidade e veracidade. Hoje, vamos nos aprofundar em dois dos mais utilizados no momento. E você? Prefere o Revit ou o SketchUp?

Utilizados para criar ambientes 3D, visualizar projetos em 2D e renderizar esses desenhos, os programas Revit (criado pela Autodesk) e o SketchUp (da Trimble) costumam dividir opiniões no mercado de design e arquitetura. E não é para menos, com características bastante particulares, eles atingem públicos com objetivos diversos.
Bastante completo, o Revit abraça o projeto integralmente e envolve as projeções arquitetônicas, hidráulicas e elétricas, além de oferecer uma boa biblioteca de materiais. Quem usa o Revit para criar chega muito mais perto de projetos executivos e consegue visualizar cortes, fachadas, elevação e perspectivas, porém normalmente é necessário investir em um curso para aprender todas as suas funcionalidades. Muitos profissionais que utilizavam o AutoCad apostaram na mudança para o Revit como se fosse uma atualização com melhorias.

Revit ou SketchUp? Qual o melhor rendimento para o arquiteto?

Janela de trabalho do Revit. Crédito: Reprodução YouTube Autodesk

Enquanto isso o SketchUp ganha adeptos por ser muito mais intuitivo e fácil de manusear. Oferecendo uma vasta biblioteca de itens (que muitos acreditam ser ainda melhor do que a do Revit), é ótimo para a criação de ambientes internos e projetos decorativos, mas deixa a desejar quando falamos em projetos hidráulicos e elétricos, por exemplo.

Segundo a ENG DTP & Multimídia, que oferece treinamentos de softwares diversos, os dois softwares são excelentes e se complementam. O SketchUp é um programa de desenho digital leve e ágil projetado para ser intuitivo e rápido, ideal para modelagem de conceito, porém pouco direcionado a trabalho em equipe e produtividade. No comparativo com outros softwares, não tem a profundidade e os recursos necessários para um projeto mais complexo.
Já o Revit foi desenvolvido para abranger totalmente os aspectos do processo de produção BIM (*), gerindo informações com facilidade e permitindo, inclusive, a colaboração em equipe. Reúne tudo o que um software precisa, exceto a concepção do design. Não é um programa otimizado para o design e, portanto, não é ágil o suficiente para o uso na fase de concepção de ideias.

Revit ou SketchUp? Qual o melhor rendimento para o arquiteto?

Janela de trabalho do SketchUp. Crédito: Reprodução YouTube SketchUp

O usuário muitas vezes também tem essa mesma percepção. Em um debate no grupo de Arquitetura do Facebook, Thiago Cavalcanti declarou: “São propostas diferentes em plataformas diferentes. Quem dita o uso é o seu objetivo. Se o que você deseja é apenas um modelo 3D, o SketchUp atende perfeitamente. Mas se você deseja gerar um modelo computacional carregado de informações, aí falamos do Revit e de outros softwares BIM do mercado”.

Como muitos outros questionamentos da arquitetura, não há uma resposta certeira. A escolha do software depende totalmente do seu objetivo ao utilizá-lo, do seu tipo de trabalho como arquiteto e projetista, do seu interesse em estudar e investir em cursos para manuseio das ferramentas e da sua identificação com cada uma delas. Mas, como uma dica bastante útil, é interessante ao menos conhecer tudo o que o mercado tecnológico oferece. Assim você fica por dentro e mantêm em alta a sua vantagem competitiva.

(*) BIM – Building Information Modeling é um conceito que vem sendo muito utilizado no setor de arquitetura e construção. Resume-se em um conglomerado de informações que envolvem todas as fases construtivas de um edifício, reunindo, em formato 3D, geometria, relações espaciais, informações geográficas, componentes das obras e até mesmo especificações dos fabricantes.

Revit ou SketchUp? Qual o melhor rendimento para o arquiteto?

Voltar para home Espaço do Arquiteto
Comentários
0 Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>