Pontos de colisão – Uma visão evolutiva da arquitetura corporativa

Projetos corporativos
Um projeto da RS Design que aproveita os espaços de transição

A transformação dos ambientes corporativos em espaços mais humanizados e melhor aproveitados passa pela análise criativa dos pontos de colisão dos escritórios. Esses pontos, que representam aqueles locais de transição onde as pessoas costumam se encontrar enquanto circulam, podem ser muito melhor desenhados ganhando mais importância dentro do projeto.

Espaços como escadas e corredores, bem como o hall dos elevadores, não podem ser esquecidos na hora do planejamento arquitetônico e de decoração. Devem ser pensados com calma, cuidado e atenção assim como as salas de reunião e os espaços de backoffice.

Quando bem projetados, esses pontos de colisão apoiam o grupo de trabalho incentivando o compartilhamento de experiências, a troca de ideias e a colaboração, palavra que tem sido muito explorada no ambiente corporativo.

Quando visualizado em sua amplitude, o escritório remete a um bairro. Isso significa que deve permitir encontros casuais. Seria, usando um pouco de analogia, como quando você vai até a padaria, encontra sem querer o seu vizinho e aproveita esse momento para trocar algumas palavras e estimular sua sociabilidade.

Após tantos anos negligenciando os projetos em corredores, escadas e pequenos outros pontos de colisão, a arquitetura corporativa encontrou, nesses locais, inúmeras possibilidades. São espaços que contribuem com o clima amistoso do ambiente justamente por representar a ligação entre os setores da empresa, recebendo uma ampla circulação diária de pessoas.

Hall dos elevadores

No Brasil é muito comum as empresas estarem situadas em prédios corporativos que abrigam uma infinidade de companhias. Isso faz com que o uso dos elevadores seja intenso durante todo o dia e ainda mais forte nos horários de pico como entrada e saída dos colaboradores e horário de almoço. É no hall dos elevadores que, muitas vezes, boas conversas corporativas acontecem. Estimular esse contato produzindo uma decoração especial para o local é inteligente do ponto de vista estratégico. Investir em uma paleta de cores que remeta à marca, apostar em diferentes texturas, estimular o conhecimento visual por meio de quadros e monitores são algumas das alternativas. Porém, pensando em modernidade, empresas têm optado por ideias mais ousadas.

A Blippar, que atua com realidade aumentada e inteligência artificial, optou por instalar em seu hall de elevadores um espaço dedicado aos projetos já realizados pela marca. Ao entrar e sair do espaço, colaboradores e visitantes passam, obrigatoriamente, por um pouco da história da empresa e podem visualizar o que a companhia vem desenvolvendo.

Escadarias

Muitas vezes as escadas dos espaços comerciais são pequenas e escuras, sem acesso à iluminação natural. Mas essa infraestrutura não pode ser limitadora à arquitetura e decoração. Com um bom projeto de iluminação e ventilação é possível transformar esse local. Algumas empresas optam por utilizar as paredes das escadarias como grandes galerias de arte ou mesmo galerias fotográficas que transmitem a história da empresa.

Já grandes empreendimentos pensados especialmente para abrigar empresas trabalham com ideais desde o início da construção, o que permite uma inovação ainda mais ampla. Na Bohlin, instalada em São Francisco (EUA), o acesso entre os andares é realizado por meio de uma ampla escadaria que funciona como excelente ponto de encontro e até mesmo como local para desenvolvimento de atividades individuais ou coletivas.

Corredores e laterais

Corredores e espaços de ligação entre departamentos não podem mais seguir o padrão do branco. É preciso apostar em um bom revestimento, em cores e em decorações que façam com que as pessoas se sintam confortáveis em cruzar de um lugar ao outro. Isso estimula o movimento dos times e, consequentemente, o andamento das atividades.

A AllegroHomelike Office, da Polônia, poderia ter ignorado o espaço rente às suas amplas janelas. Porém optou por transformar um local que não abrigaria espaços de trabalho tradicionais em um excelente ponto de encontro, um ambiente agradável tanto para relaxar a mente quanto para investir em um produtivo bate-papo.

Já a Cadence Design System, nos EUA, optou por instalar pequenos breakoutspaces ao longo de seu corredor. Uma excelente ideia para empresas que prezam pela colaboração e compartilhamento. Com espaços disponíveis e acessíveis para breves conversas, ao encontrar um parceiro de trabalho enquanto circula pelo escritório, será ainda mais prazeroso investir em uma pequena reunião de trabalho capaz de gerar excelentes frutos.

Hoje, aproveitar cada pequeno espaço do ambiente corporativo é necessário. Tornar todo o escritório um pouco mais flexível ajuda na humanização do ambiente. Garantir que os colaboradores se sintam felizes e animados é sim papel da arquitetura corporativa, assim como da gestão e liderança dos times. O retorno deste investimento em design é sempre garantido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp

Converse agora pelo Whatsapp

X
!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando