Palestra sobre Vale do Silício e Neuroarquitetura no novo show-room da RS Design

Neuroarquitetura

show-room-rs-design

Reconhecendo a importância da neuroarquitetura na construção de ambientes corporativos modernos e urbanizados, a RS Design está a cada dia mais atenta a tudo o que vem sendo debatido sobre o assunto. Para promover a temática junto a seus arquitetos e arquitetas parceiros, convidou Priscilla Bencke, especialista no tema, para uma palestra especial dentro do show room da loja em Santo André (SP). Este foi o primeiro evento da RS Design em parceria com o Club&Casa Design, grupo que fomenta relacionamentos entre profissionais e lojistas do setor de arquitetura e decoração.

Durante o encontro, que recebeu cerca de 35 profissionais do setor no dia 8 de novembro, Priscilla falou sobre sua experiência recente no Vale do Silício e, também, sobre todo o conteúdo que absorveu durante a conferência da ANFA (Academia de Neurociência em Arquitetura).IMG_5208

O Vale do Silício era, para mim, um mundo à parte, um cenário quase inatingível. Porém, depois de conhecer e vivenciar o clima das empresas por lá instaladas, pude perceber que temos como trazer para o nosso país e para a nossa cultura muito do que por lá faz sucesso”, declarou ao iniciar sua apresentação que demonstrou com fotos e vídeos um pouco de tudo o que ela pode vivenciar nessa imersão em um dos locais mais incríveis e desejados dos Estados Unidos.

Ao abrir o evento, Lisandra Mascotto, da RS Design e que também participou dessa viagem ao Vale do Silício, elogiou a atuação de Priscilla. “Venho acompanhando a Priscilla há algum tempo em seus cursos e palestras. Ela é um ser humano diferenciado e que traz esse olhar muito peculiar à construção do ambiente corporativo. Me identifiquei com ela em função justamente dessa perspectiva mais humana que ela agrega aos projetos”, disse.

IMG_5184

Extremamente dedicada ao assunto, Priscilla é referência na área e tem sido muito ativa ao falar sobre a importância de todo projeto e dar ênfase à experiência do usuário. “Quando a gente consegue entender que o ambiente tem grande impacto sobre as pessoas mudamos a forma de projetá-los”, pontuou.

Para apresentar os principais conceitos que vem aprendendo ao longo de sua vida de estudos sobre neuroarquitetura, Priscilla elencou oito fatores principais e que merecem atenção ilustrando seus conceitos com as visitas que fez a empresas como Adobe, Google, Tesla e WeWork. Os conceitos são:

infografico_priscillabencke-02

Show-room novo da RS Design, já dentro de conceitos de ambientes mais humanizados, dinâmicos e atrativos
Show-room novo da RS Design, já dentro de conceitos de ambientes mais humanizados, dinâmicos e atrativos
Espaços que estimulam a comunicação de maneira mais informal, agregando criatividade, compartilhamento de ideias e cooperação.
Espaços que estimulam a comunicação de maneira mais informal, agregando criatividade, compartilhamento de ideias e cooperação.

Já na conferência da ANFA, alguns dos estudos apresentados foram detalhados por Priscilla para todos os profissionais que participavam do evento no show-room da RS Design. Dentre as temáticas, a especialista falou sobre a palestra “The isolated brain”, que explicava os prejuízos mentais e fisiológicos de um presidiário que passou 29 anos em uma solitária. O que demonstra como o ambienta impacta no ser humano, neste caso, negativamente.

Ela, que também aproveitou a oportunidade para fazer alguns cursos junto a neurocientistas da ANFA, esclareceu que é preciso investir em uma nova metodologia para desenvolvimento de projetos arquitetônicos mais humanizados.

“Na academia eles dizem que temos que ter uma pergunta clara para podermos encontrar uma resposta correta. Assim, precisamos entender quem são as pessoas que vão usar os espaços, quais seus estilos de vida e quais seus sonhos. Com isso em mãos, vamos buscar referências neurocientíficas, ou seja, pesquisar estudos sobre o assunto e, a partir disso, definir possíveis alternativas e soluções”, comentou completando que com a tecnologia e com o advento da realidade aumentada é possível, inclusive, que o arquiteto faça o teste de como as pessoas vão se sentir dentro daquele espaço antes de mesmo de iniciar a reforma.IMG_5198

Gabi Sartori, do escritório Sartori Design, que também participou da viagem ao Vale do Silício marcou presença no encontro da RS Design prestigiando a palestra de Priscilla. “Vejo como um novo direcionamento da arquitetura, você conseguir direcionar um objetivo único, ver o ambiente como espaço de impacto na pessoa que vai utilizá-lo. Então acredito ser, este, um futuro positivo”, comentou sobre como a neuroarquitetura e a humanização do espaço corporativo vêm influenciando sua rotina de trabalho.

O Espaço do Arquiteto tem publicado muito conteúdo sobre neuroarquitetura e sobre a construção de espaços mais humanizados. Ao clicar AQUI você terá acesso a muitos dos posts que já foram divulgados sobre o tema. Fique atento, pois teremos uma nova sequência de matérias tratando do impacto da arquitetura corporativa na produtividade e na saúde dos colaboradores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp

Converse agora pelo Whatsapp

X
!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando