Design baseado em evidências – Você sabe o que isso significa?

Projetos corporativos
Exemplo de projeto de consultório montado com mobiliário da RS Design em tons mais vivos incluindo uma área verde.

Os ambientes de saúde seguem em contínua mudança a fim de ampliar a segurança e o conforto dos pacientes. Ainda na década de 1980, o Center for Health Design, entidade norte-americana que envolve designers e profissionais de saúde dedicados a melhorar a qualidade da assistência por meio do ambiente construído, definiu o conceito do “design baseado em evidências”. Mas o que isso de fato significa?

A proposta do time é que devemos sempre elaborar layouts e tomar decisões sobre projetos nos baseando em pesquisas com credibilidade disponibilizadas na literatura mundial. Para auxiliar, eles ofertam um repositório de conteúdos diversificados e estudos científicos que relacionam os ambientes à desfechos de saúde. Recentemente, por exemplo, foi publicado nesse repositório um artigo da Revista de Psicologia Ambiental que avalia o impacto de cores, gráficos e recursos arquitetônicos nos usuários do ambiente de saúde analisando inclusive eletroencefalogramas.

A poltrona Ferrara, da RS Design, é um ótimo exemplo de mobiliário adequado aos quartos das maternidades hospitalares.

Outro recurso bastante interessante e que está disponível no portal do Center for Health Design são alguns diagramas interativos para que arquitetos e designers possam avaliar fatores importantes para a construção de ambientes de saúde. Como exemplo, vamos analisar alguns dos pontos que a entidade considera para a criação de umquarto de maternidade ideal e quais os benefícios desse investimento:

– Iluminação – Deve ser adequada para melhorar a mobilidade da paciente e reduzir o risco de quedas e de contaminações; deve ser pensada para reduzir o estresse e a ansiedade; e planejada para que os profissionais de saúde consigam prestar uma assistência de qualidade.

– Janelas – Com vista para o ambiente externo, promovem maior satisfação no trabalho dos profissionais de saúde ao mesmo tempo em que contribuem com a redução do estresse e da ansiedade da paciente. Além disso, por permitirem a entrada de luz solar, também contribuem com a sustentabilidade do local.

– Conforto acústico – Sistemas para mascaramento de sons ampliam a privacidade da paciente e um bom projeto acústico contribui com a redução do estresse e da ansiedade, ofertando muito mais conforto.

– Mobiliário – O investimento em mobiliário adequado promove maior mobilidade e aumenta a segurança da paciente, já que ajuda a reduzir o risco de quedas, e contribui também para o melhor conforto dos familiares que permanecem acompanhando a puérpera durante todo o seu período de internação.

Mobiliário da RS Design para uso em área hospitalar, conforme o revestimento escolhido: 1- Poltrona Reclinável Bio; 2- Poltrona Music; 3- Poltrona Reclinável Virtua; 4-Poltrona Ferrara; 5-Pufe Luna.

Por fim, profissionais de arquitetura e design que estão se especializando e atuam no setor de saúde, encontram no portal www.healthdesign.org muito conhecimento para ser lido e absorvido. Essa é uma das dicas que trazemos aqui no Espaço do Arquiteto para quem está imerso nos conceitos da arquitetura corporativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp

Converse agora pelo Whatsapp

X
!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando