Arquiteto, fuja da rotina!

A vida na arquitetura e design de interiores pode ser extremamente cansativa e estressante. E quando a mente está cansada, ninguém consegue se dedicar ao máximo extraindo o que há de melhor em termos de criatividade e inovação. É preciso esvaziar e distrair a mente para que, ao retornar ao trabalho, a motivação esteja alta e renovada. Criamos algumas sugestões que arquitetos e designers de interiores podem gostar para quebrar a rotina e garantir pequenos momentos de prazer dentro de um mercado tão competitivo.

261801-P4LOUW-225

  1. Escolher restaurantes novos para almoçar e jantar já faz parte da rotina de muitos arquitetos e decoradores. Que tal, então, mudar esse programa e preparar uma refeição especial para alguém igualmente especial? Tirar algumas horas para planejar o cardápio, sair para comprar os ingredientes, escolher uma boa trilha sonora e providenciar aquela mesa incrível, montada do jeito que mais lhe agrada? Mas sem pressa, sem correria. Elaborar tudo com calma e curtir esse momento prazeroso.

Endless sunflower field2.  Fotografar pode ser extremamente relaxante e também incentiva a criatividade. Acordar em um domingo e pegar a estrada apenas para buscar cenários legais para fazer fotografias é uma alternativa. Para quem está em São Paulo, uma ideia é encarar a Rodovia Presidente Dutra até Pindamonhangaba, onde encontrará um lindo campo de girassóis que pode render imagens incríveis para a posteridade.

College student desk with blank photo album and polaroid style i

3. Catalogar inspirações ou mesmo arquivar prédios, construções e projetos que são interessantes sempre foi rotina para o arquiteto. Que tal retomar as décadas passadas investindo em um álbum físico com recortes de jornais, revistas e folhetos com tudo o que é inspirador? Se a tecnologia é o que realmente lhe agrada, aposte em criar seus próprios painéis no Pinterest, uma plataforma incrível para a junção de imagens e que pode contribuir bastante com quem gosta de organizar ideias. Ao entrar no Pinterest, aproveite para conhecer o perfil da RS Design, repleto de dicas e sugestões.
Car ride on road in sunny weather4. Mudar o caminho parece algo tão simples, mas pode ser transformador. Circulando bastante pela cidade, muitas vezes o arquiteto cria um caminho fixo para se locomover entre obras, clientes e fornecedores. Ou, com a ajuda de aplicativos de geolocalização como o Waze e o Google Maps, deixa de prestar atenção durante o percurso. Saia do automático e tente encontrar novas rotas para fazer seus trajetos do dia a dia. É nessas horas que você pode encontrar um novo restaurante para almoçar, uma loja incrível de peças de decoração dentro do bairro e até mesmo locais bacanas para descansar e curtir com a família.

cup of coffee5. Fazer pausas e visitas inesperadas funciona como um motor de arranque para seguir a rotina frenética da arquitetura. Convide um colega para um café da tarde rápido e aproveitem para conhecer uma nova cafeteria que abriu nas intermediações do escritório. Ou tire uma tarde para visitar seus pais, avós e filhos. Arejar a mente é indispensável para quem lida todos os dias com a pressão e a necessidade de extrair o máximo possível dos pensamentos.

O que você costuma fazer quando está estressado precisando desanuviar a mente? Aqui são apenas algumas ideias, mas o ponto de partida é sempre parar por um minuto e tirar o pensamento do automático. Assim fica mais fácil entender onde é que estará a distração. Dedique-se ao trabalho, mas não deixe de dedicar-se a si próprio.

Voltar para home Espaço do Arquiteto
Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *