Ambientes flexíveis geram profissionais mais produtivos?

Projetos corporativos

Em São Francisco, nos EUA, a Adobe oferece diversidade para seus colaboradores. Crédito: Lisandra Mascotto / RS Design

Uma pesquisa realizada pelo International Workplace Group chamada “A revolução do Espaço de Trabalho” afirma que sim, pessoas que trabalham em ambientes flexíveis são muito mais produtivas.

Dos cerca de 18 mil profissionais atuantes em 96 países entrevistados pelo estudo, 91% afirmaram que o ambiente de trabalho flexível faz com que as pessoas sejam muito mais produtivas por estarem constantemente em movimento. Além disso, 89% acreditam que o ambiente flexível promove o crescimento dos negócios; 87% disseram que esse modelo de trabalho faz com que as empresas se mantenham competitivas; e 83% declararam que o ambiente, quando flexível, ajuda a empresa a ampliar os seus lucros.

Essa pesquisa surge apenas para reforçar a máxima que a arquitetura corporativa vem enfatizando: investir na modernização e na humanização dos espaços de trabalho não se trata apenas de garantir um ambiente mais atrativo e com uma estética interessante, mas sim de impulsionar os times a trabalharem com mais afinco e mais motivação a fim de atingir as metas corporativas.

Mas o que significa, de fato, projetar um escritório flexível?

Primeiramente a empresa precisa se abrir para a construção de uma cultura que preze pelos interesses individuais bem como pelos interesses da companhia. Criar alternativas de horários, por exemplo, para que os colaboradores tenham mais liberdade de esquematizar suas agendas de trabalho, e garantir que eles possam desempenhar suas atividades remotamente quando necessário.

E, enquanto eles estiverem dentro do escritório – que ainda configura a maior parte da jornada de trabalho – oferecer todo o suporte e infraestrutura necessários para que eles possam se sentir confortáveis, trabalhar em equipe e ter opções de locais onde possam desempenhar seus afazeres.

Nem todas as empresas são obrigadas, por exemplo, a oferecer um refeitório para que os profissionais possam almoçar dentro do espaço, principalmente quando a companhia oferta vale refeição. Porém é interessante criar esse local pois muitas pessoas, mesmo com a possibilidade de almoçar fora, preferem levar seu almoço a fim de manter uma dieta mais equilibrada.

Existem profissionais que gostam de permanecer todo o período de trabalho em suas estações, já outros gostam de circular pela empresa e “mudar de ares” durante o expediente. Oferecer essa possibilidade é garantir que todos estejam bem atendidos.

Mesas com cadeiras, poltronas, sofás e salas de reunião são algumas das opções oferecidas pela BKM de São Francisco, nos EUA. Crédito: Lisandra Mascotto/RS Design
Mesas com cadeiras, poltronas, sofás e salas de reunião são algumas das opções oferecidas pela BKM de São Francisco, nos EUA. Crédito: Lisandra Mascotto/RS Design

NESTE POST que publicamos em julho deste ano, você encontrará ainda mais dados e informações que comprovam que um ambiente de trabalho mais moderno e flexível, que oferece inúmeras possibilidades, é o melhor caminho para o sucesso. E NESTE TEXTO publicado em outubro, a importância de garantir o movimento para contribuir com a saúde e o bem-estar dos trabalhadores.

Fique atento pois estamos sempre dando dicas e trazendo dados que comprovam a eficiência da arquitetura corporativa na construção de empresas mais fortes e competitivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp

Converse agora pelo Whatsapp

X
!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando