A hora é agora: empresários estão repensando seus espaços corporativos

Tendências
Refeitório e espaço de múltiplo uso, sendo ideal para pequenas reuniões, atividades colaborativas ou até para alguma atividade individual.
Mobiliário da RS Design.

Junto com o avanço da vacinação contra a COVID-19 no país, a economia está retomando com a reabertura planejada pelos governos. Acompanhando essa tendência, muitas empresas estão reduzindo o trabalho remoto para ter suas equipes atuando juntas nos escritórios. No cenário internacional, companhias já decidiram encerrar o home office total para aderir, ao menos, ao trabalho híbrido, ou seja, que mescla o remoto e o presencial.

Um estudo realizado pela consultoria KPMG e publicado em matéria do jornal O Povo, afirma que pelo menos 50% das empresas mostraram-se interessadas em voltar ao trabalho presencial ainda em 2021.
A matéria cita, inclusive, a empresa de benefícios Ticket que programou o retorno ao escritório em etapas: 10% dos funcionários, todos voluntários vacinados, voltarão para o espaço corporativo durante alguns dias na semana nos próximos meses. Na segunda fase esse montante subirá para 50% de todo o corpo de trabalho e, na terceira fase, que deve ocorrer em 2022, 100% das pessoas estarão nos escritórios trabalhando em um formato híbrido.

Pensando estrategicamente, o que essas empresas precisam mudar nos seus espaços para esse retorno das atividades presenciais? Muita coisa mudou com o novo coronavírus e não podemos ignorar esse fato. É o que comenta Lisandra Mascotto, da RS Design. “Os trabalhadores voltam para o espaço físico muitas vezes desmotivados, cansados mentalmente, e desalinhados com o propósito da empresa. Essa falta de perspectivas afeta a produtividade e desempenho das equipes”, pontua.

Esse é o momento ideal para que os arquitetos especializados em layouts corporativos se mostrem presentes e ativos a fim de auxiliar os gestores que percebem a necessidade de investir no ambiente a fim de mudar o astral. A repaginação do espaço é sensível e sabemos que impacta diretamente a dinâmica de trabalho.

Portanto, listamos três focos de atenção para as empresas investirem nessa mudança pontual! Confira abaixo.

Renovação

Renovar e transformar – É possível construir um novo espaço, muito mais agradável e aconchegante, sem investir em reformas pesadas. As mudanças podem ser simples e, ao mesmo tempo, contribuir para uma renovação muito significativa. Trocar os móveis, reformular o layout, apostar em novas cores nas paredes, adesivagem, inserir mais vegetação, tudo isso já dá uma cara nova ao espaço surpreendendo positivamente, a turma que retorna às atividades. “Pense que bacana a pessoa chegar no seu primeiro dia de volta ao escritório e encontrar um espaço com carinha de novo. É motivação na certa”, diz Lisandra.

A especialista comenta que vale a pena observar a estrutura acústica do espaço para proporcionar um bem-estar auditivo. “Temos duas observações quanto ao conforto sonoro. Muitas pessoas estavam trabalhando de casa, em um silêncio absoluto, e se voltarem para um local ruidoso vão estranhar e demorar para se readaptar. Do outro lado temos as pessoas que moram em casas com mais gente e não veem a hora de ter um local mais silencioso para trabalhar. Investir em produtos que proporcionem uma boa acústica ao escritório atende a esses dois públicos”, enfatiza Lisandra.

Importante lembrar que hoje em dia existem produtos acústicos com estética muito agradável, que inclusive auxiliam na construção de um ambiente visualmente bonito.

Inovação

Investir em inovação – Aqui podemos pensar em mudanças um pouco maiores. Vale, por exemplo, reformar o refeitório mudando o conceito e o transformando em um espaço de múltiplo uso. Ele deixa de ser um local apenas para refeições para ser um novo espaço de trabalho mais informal e descontraído, que recebe pequenas reuniões e atividades colaborativas. Um espaço onde ideias podem surgir e a interação pode ser fortalecida.

“Esse é um ponto importante. As pessoas, isoladas em casa e sem contato diário com seus colegas, sentiram falta dessa interação. A falta de sociabilidade foi, inclusive, um dos motivadores para os trabalhadores desejarem retornar ao trabalho presencial. É um momento ideal para facilitar essa troca de experiências pois todos estão ansiosos por essas conversas. E essas conversas, muitas vezes, são o ponto de partida para ideias de negócios”, diz Lisandra.

Mesmo que essa ideia não seja aplicada ao refeitório, pode ocorrer em outros locais que estejam disponíveis. O propósito está em promover a cultura organizacional da empresa, estimulando a criatividade. Salas de reuniões, corredores, varandas. Qualquer ambiente que recebe cores alegres, tenha uma boa iluminação (melhor ainda se for iluminação natural), seja bem arejado e tenha um mobiliário confortável e condizente com esse conceito vai ser bem visto e utilizado.

Saúde

Promover a saúde – Vivendo uma pandemia infecciosa com um vírus de alta transmissibilidade, nunca se falou tanto em saúde. As pessoas precisam se sentir seguras no escritório e estão cada dia mais preocupadas com isso. E não se trata apenas da saúde física, mas da saúde mental. A pandemia afetou o psicológico de todos e as empresas devem se atentar a isso.

“Ambientes mais agradáveis, estimulantes e configurados para o bem-estar podem colaborar com esse alívio que todos precisam tanto”, observa Lisandra. É preciso lutar ainda mais contra o estresse e o burnout que leva os trabalhadores à exaustão extrema. No retorno aos escritórios, eles já sentem o peso de mais uma mudança. O layout corporativo pode ajudar a aliviar essa carga.

Entre os itens que contribuem com a saúde dos trabalhadores estão: iluminação adequada, conforto térmico e acústico, infraestrutura para preservar a postura e prevenir lesões por esforço repetitivo, qualidade do ar e espaços diversos para as refeições, o descanso visual e mental e momentos de atividades físicas, interação social e até mesmo meditação. Temos, AQUI, um post que fala exatamente sobre o escritório saudável. Você pode conferir para pegar mais dicas.

Por fim, essa é a hora ideal para divulgar os trabalhos de reformulação dos ambientes corporativos, pois as empresas já perceberam que seus colaboradores mudaram bastante nos últimos 15 meses e elas precisam atender às novas necessidades deles se quiserem manter a produtividade e obter bons resultados nesse momento de retomada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp

Converse agora pelo Whatsapp

X
!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando