Como manter o engajamento da equipe em tempos de pandemia

como-manter-equipe-engajada-home-office-1

 

Neste momento de isolamento social para conter a propagação da Covid-19, estamos todos tentando nos adaptar e, na medida do possível, continuar fazendo nosso trabalho.

No mundo corporativo, já estávamos com uma tendência muito forte de humanização nos ambientes, desde o projeto, mobiliário e conceitos. Focar no ser humano dentro do espaço de trabalho traz engajamento entre os colaborares e consequente resultado para os negócios. O que é bom para as pessoas, é bom para os negócios!  

Neste momento, em que muitas pessoas estão em home office, como o empresário pode influenciar o engajamento da equipe, mantendo o bom astral, otimismo e até entusiasmo em tempos de poucas certezas e muitas dúvidas?

Separamos algumas dicas e esperamos contribuir para que você e sua equipe tenham alguns insights para ultrapassar esta fase. Sabemos que é um momento difícil, mas que

também pode ser aproveitado para mudanças interessantes no negócio.

 

Mantenha um canal de comunicação

 

Se mostre presente e próximo dos seus colaboradores. Seja por meio de um grupo de whatsapp, pelo skype ou mídias sociais. É muito importante manter os colaboradores informados sobre as decisões da empresa.

A melhor forma de comunicação é a transparência. As pessoas precisam entender as dificuldades da empresa para tentar buscar soluções e ultrapassar esta fase.

Conforme o porte da empresa, o líder principal pode não estar tão acessível, porém, é importante que toda liderança esteja alinhada buscando manter um canal de comunicação com suas equipes.

Mas se você é proprietário de uma empresa pequena, fique próximo do seu time. Isso vai fortalecer vínculos e mostrar que você se preocupa com cada pessoa e função.

 

É hora de mostrar o propósito da empresa

 

Provavelmente a sua empresa já tem valores estabelecidos, como a cultura, as crenças, as regras de condutas morais e éticas, etc. É hora de você mostrar que todos juntos fazem parte do propósito da empresa. Que todos têm papel importante no negócio e que mesmo à distância, o trabalho colaborativo pode fluir.

 

Estimule as ideias

como-manter-equipe-engajada-home-office-2

 

É hora de pensar diferente. Muitos planos já traçados terão que ser pausados e novas ações para atender o mercado poderão ser criadas.

Este é um período difícil, sem dúvida, mas também podemos usar de nosso repertório, estudar e procurar novos caminhos. Talvez aquele projeto de e-commerce saia do papel e vá direto para a internet. Ou podem ser criados novos canais de comunicação com o seu cliente. Talvez até surja a ideia de um novo tipo de produto ou serviço.

Estimule sua equipe a dar ideias para ajudar a empresa a atravessar este momento. Mantenha o sentimento de “pertencimento” das pessoas mesmo à distância, fazendo com que elas se sintam parte do negócio.

 

Faça reuniões on-line periódicas

Estabeleça um plano de ação para as equipes. Muitas pessoas não têm prática em trabalhar de home office e podem se perder nas atividades, não conseguindo estabelecer uma rotina diária. Neste post colocamos dicas para um trabalho produtivo em casa. Vale divulgar para seu pessoal.

Algumas empresas estão fazendo happy hour pelas plataformas de chamadas em vídeo, como o zoom. Outras estão estimulando um dia de lives, em que cada profissional pode contribuir com seus conhecimentos para outros da equipe. Às vezes, é possível até utilizar isso no próprio perfil de mídia social da empresa. Mostrar para o mercado o envolvimento do seu pessoal. Olha que bacana!

O objetivo é manter o relacionamento entre as pessoas, mesmo com a distância física.

 

Verifique as condições de trabalho no home office

como-manter-equipe-engajada-home-office-3

Como as pessoas não estavam preparadas para o trabalho em home office, o improviso pode prejudicar a saúde do seu pessoal.

A tendência é sentar-se numa cadeira na sala de jantar ou até levar o notebook no colo para cama. Isso não funciona.

O ideal é que a pessoa reserve um espaço da casa para trabalhar, se possível com uma cadeira ergonômica que tenha sistemas de ajustes, mantendo uma postura adequada e evitando um monte de dores no final do dia.

Algumas empresas adquiriram conosco um lote de cadeiras e nós providenciamos a entrega da residência de cada colaborador.Clique aqui para conhecer este produto.

Imagine a satisfação da pessoa ao receber a cadeira e perceber toda a preocupação da empresa com a sua saúde. Isso não tem preço.

Esta pessoa ficará altamente engajada com o negócio tanto nesta fase quanto depois, quando puder retornar ao escritório.

 

Cuide do lado psicológico dos colaboradores

Sendo possível, coloque o seu pessoal de RH para conversar com seus colaboradores, ou converse você mesmo. Dê atenção. As pessoas reagem de formas diferentes em situações de muitas incertezas.

Observe se alguém da turma precisa de uma atenção mais especial, e se tiver condições, forneça um profissional de psicologia para um bate-papo semanal.

 

Prepare um plano para o retorno

como-manter-equipe-engajada-home-office-4

Espaço colaborativo e área de staff lado a lado para criar nova dinâmica de trabalho. Mobiliário da RS Design.

Comece a planejar o retorno da equipe. Planeje se voltarão todos de uma vez ou não. Prepare as condições de higiene, fornecimento de máscaras e pontos de uso de álcool gel na empresa.

Dependendo do negócio, será necessário criar uma agenda para atendimento exclusivo de clientes.

Em termos de alterações no layout do escritório, ainda é muito cedo para mudanças.

É melhor voltar com as equipes, dar andamento nas ações e preparar um plano para os próximos meses.

O home office já era uma tendência como alternativa de trabalho antes do isolamento social, e possivelmente será analisado por muitas empresas para entender quais atividades podem se adequar ao trabalho remoto e por quantos dias na semana.

Neste momento de pandemia, muitas pessoas estão trabalhando além do horário, com a pressão de soluções urgentes e restrição de movimentação fora de casa. Isso pode gerar um excesso de foco no trabalho, causando estresse físico e mental, com diminuição da produtividade em curto/médio prazo.

O importante é entender se o colaborador tem maturidade, interesse e se as tarefas são condizentes para home office.

Depois de definir melhor as alterações na equipe, aí sim pode ser um momento de fazer um remanejamento no escritório, alterando o layout, diminuindo o adensamento de pessoas num mesmo espaço, inserindo mais áreas colaborativas, áreas para atividade focada, investindo em bons espaços para refeitórios, uma vez que a tendência das pessoas levarem comidas de casa irá aumentar.

como-manter-equipe-engajada-home-office-5

Espaço de refeição e área de convivência que também podem ser utilizados para atividades colaborativas.

Para estes estudos de alterações do projeto de mobiliário corporativo, pode contar com a gente. Também estamos nos organizando e nos preparando para entender quais serão as possíveis necessidades e mudanças nos espaços de trabalho. E nosso papel é entender o momento do seu negócio para fazer com que o espaço físico, bem planejado, impacte positivamente nas pessoas, retendo e estimulando o seu potencial humano.

Comentários
0 Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>