5 dicas para ser produtivo durante o home office

dicas-home-office

O home office virou o grande protagonista nestes tempos de isolamento social para tentarmos diminuir o número de pessoas infectadas pelo covid 19.

Essa já é uma tendência no mundo corporativoadotada por algumas companhias. Contudo, nem todos estavam prontos para o novo desafio. Dessa forma, é importante que instituições e colaboradores se esforcem para que a produtividade seja mantida. Veja dicas de como fazer seu home office dar certo!

 

1 Tenha um espaço adequado para o home office

Claro que tudo aconteceu na correria e nem sempre a casa está preparada para que você possa realizar o seu trabalho, porém se você quer manter a sua produtividade, é importante separar um espaço adequado.

Escolha um ambiente que seja mais tranquilo. Se não tiver um quarto vago, para transformar em escritório, você pode fazer o seu cantinho de trabalho dentro do seu próprio quarto. O importante é ter um espaço certo e com o mínimo de barulho possível. Coloque uma mesa e cadeira no ambiente e separe o material de trabalho. Se for possível, é importante trabalhar em uma cadeira ergonômica, que tenha bons sistemas de ajustes, design que apoia as costas e espuma resiliente. Tudo isso evitará dores e problemas de saúde, fazendo muita diferença no final de um dia de trabalho. Veja os modelos em nosso e-commerce www.rsline.com.br

2 Se organize

Tome o seu café da manhã, arrume a casa rapidamente e faça exercício físico. É importante estabelecer uma rotina.

Após estas tarefas, procure tomar um banho e colocar uma roupa confortável (pijama não vale) e comece a organizar o seu material de trabalho.

É importante que você tenha tudo o que precisa para desempenhar a sua função sempre por perto. Recursos para impressão, escrita e comunicação como celular, notebook… tudo funcionando e carregado. Ah, lembre-se de pegar uma garrafinha d’água e coloque-a na sua mesa.

 

3 Planeje o seu dia

Tem gente que usa planner de papel, outras pessoas preferem App de organização das tarefas, como o Trello.com, outras marcam numa folha de papel mesmo, não importa.

Faça uma lista com as tarefas a serem realizadas durante o dia de trabalho. Por estarmos num ambiente diferente, talvez a distração seja maior. Então é muito importante focar nas atividades que você se propôs a fazer.

Separe as tarefas como: ligar para clientes, responder whatsapp e e-mails, assistir lives interessantes para o seu trabalho, fazer pausa para almoço, separar um tempo para as crianças ou seu pet, agendar vídeo chamadas, fazer um ckeckinglist do dia.

 

4 Não se cobre tanto

Haverá momentos em que a sua produtividade cairá, e você não estará 100%. É perfeitamente normal. Ainda mais com a pressão das notícias do mundo, do país, do bairro e da sua empresa.

Quando perceber que a produtividade caiu, pare por alguns minutos, ouça uma música, assista uma live fora do seu segmento, veja um vídeo engraçado no facebook, assista TV, medite, o segredo é se distrair um pouco.

Logo você se sentirá mais animado e voltará às suas tarefas. O nosso cérebro precisa de um descanso, principalmente nos momentos de alta pressão. Muitas vezes, algumas soluções que estávamos buscando freneticamente aparecem em nossa mente nos momentos de distração. É que não percebemos, mas nossos neurônios continuam tentando resolver os problemas em nossa mente e quando damos um “respiro”, aparecem os famosos “insights”.

 

5 Interaja com a equipe

Além das reuniões on-line, possíveis em ferramentas como Hangouts, Zoom entre outras, é importante você falar diariamente com sua equipe. Pode ser para falar um “oi” pelo whatsapp e manter uma conversa amena. Ou prepare um café e coloque uma foto no grupo para dividir com a turma.

Não podemos deixar que estes momentos inusitados mudem nossa forma de interagir com as pessoas.

Sabemos que cada vez mais, as relações humanas são e serão o grande diferencial das empresas. Os relacionamentos pautados pela colaboração de ideias trazem benefícios para as pessoas e para os negócios.

É claro que o contato físico, o olho no olho é e continuará sendo muito importante, mas podemos aproveitar da tecnologia e manter este contato virtualmente, com o mesmo espírito colaborativo.

Seja qual for a sua função, com foco e disciplina, é possível ser tão ou ainda mais produtivo durante o home office. Caso queira investir em móveis para seu home office, a RS Design está pronta para ajudar. Entre em contato conosco!

 

Comentários
0 Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>