5 Dicas para evitar dores nas costas

Quem nunca?

Quem nunca sentiu aquela dor nas costas, ou no pescoço após uma longa jornada de trabalho?

Segundo uma pesquisa da Global Pain Index 2018 encomendada pela GSK (que ouviu 24 mil pessoas de 24 países), a dor nas costas está entre as mais frequentes entre os entrevistados:
dores nas costas (92%), dores na lombar (87%), pescoço (86%) e ombros (83%).

Pense nisso potencializado com a pandemia, com as pessoas precisando recorrer aos recursos que tinham em suas casas para trabalhar remotamente, muitas vezes com uma cadeira e mesa improvisadas da sala de jantar.

Muitas empresas passaram a fornecer a cadeira de escritório como equipamento de trabalho para seus colaboradores. Outras pessoas tiveram que fazer pesquisas para entender qual seria a cadeira adequada para muitas horas de uso.

Além da importância de se ter uma cadeira adequada para trabalhar, vamos dar algumas dicas para que você cuide da sua saúde e evite estas dores tão indesejáveis.


1 Primeira dica de ouro

Tenha:
– Um bom colchão
– Um bom travesseiro
– Uma boa cadeira para trabalhar

Estes três itens são fundamentais, pois estudos revelam que passamos 20 horas de nosso dia deitados ou sentados. Acredite… é isso mesmo! Portanto investir nestes produtos é investir em sua qualidade de vida, sua saúde.

Quando falamos em um “bom” produto, queremos dizer um produto de qualidade identificada e que seja confortável para você.

Quando se trata de escolher colchão e travesseiro deve prevalecer a preferência pessoal e a regra é o conforto. Algumas pessoas preferem a firmeza de um colchão mais duro, outras preferem maciez.

Não adianta comprar um colchão feito com espuma tecnológica com alta densidade se ao deitar-se você não se sente confortável. E também vale o contrário, não adianta um colchão super confortável e macio, porém de baixa qualidade e vida útil. Idem para travesseiros.

Então a dica é pesquisar e fazer “Test-drive” nos produtos, sempre que possível. Entender que somos pessoas diferentes, com biótipos diferentes é o primeiro passo para acertarmos em um produto individual.

No caso das cadeiras, falaremos mais adiante, na dica número 4.

 

2 Cuidado ao dormir

Algumas modificações simples em sua posição normal de dormir podem ajudar a aliviar suas costas.

A dor nas costas pode dificultar uma boa noite de sono. Ao mesmo tempo, o modo como você dorme pode piorar as coisas – enquanto certas posições de sono exercem pressão sobre as costas já doloridas, outras podem ajudá-lo a encontrar alívio.


Piores posições de sono para dor nas costas

Algumas posições para dormir podem aumentar a pressão no pescoço, ombros, quadris, parte inferior das costas, joelhos e até mesmo nos calcanhares, o que pode causar dor. Não existe uma posição de sono que sirva para todos para aliviar a dor, mas você pode tentar alguns truques para controlá-la e dormir mais profundamente.

O agressor mais comum? Dormindo de bruços. Normalmente, dormir de bruços pode achatar a curva natural da sua coluna, colocando um pouco mais de tensão nos músculos das costas.

Além disso, dormir de bruços significa que seu pescoço está girado, o que pode realmente resultar em dor no pescoço ou nas costas entre os ombros.


Posições de sono que ajudam a aliviar a dor nas costas

Primeiro, você precisa estar confortável para ter uma boa noite de sono. Seguem algumas sugestões de modificações simples em sua posição normal de sono para ajudar a aliviar suas costas:

Se você dorme com as costas no colchão: coloque um travesseiro sob os joelhos para permitir que sua coluna mantenha sua curva natural.

Se você dorme de bruços (é melhor evitar, mas se não conseguir…): coloque um travesseiro sob o abdômen e pélvis para aliviar a tensão nas costas.

Se você dorme de lado: levante ligeiramente as pernas em direção ao peito e durma com um travesseiro (um travesseiro de corpo inteiro pode ser confortável) entre os joelhos.

Não se preocupe em manter seu corpo na mesma posição a noite toda. É normal que você se mova um pouco enquanto dorme, e isso é uma coisa boa porque um pouco de movimento pode ajudar a aliviar a pressão nas suas costas. Qualquer posição de dormir tem o potencial de amplificar a dor nas costas se você a mantiver por muito tempo.

Segundo Santhosh Thomas, especialista em coluna vertebral da Cleveland Clinic de Ohio, EUA, o verdadeiro culpado pode não ser a posição para dormir, mas sua atividade diária – ou a falta dela. “Minha opinião sobre o maior fator causador de dor nas costas em nossa população é a quantidade de tempo que passamos sentados durante as horas de vigília”, diz ele. “Ficamos sentados por muito tempo e não nos sentamos adequadamente – sentamos desleixados com as costas arredondadas.”

Durante o dia, tente variar sua postura o máximo possível e pratique uma boa postura ao ficar em pé e sentado para ajudar a aliviar a dor nas costas à noite.

E isso nos leva a nossa próxima dica…

3 Movimente-se

Na Archer Group, em Delaware, E.U.A, existem espaços preparados para incentivar o movimento das pessoas.

Levante-se de tempos em tempos. Mexa-se. Sente-se em locais diferentes.

Estudos recentes demonstram que ficar parado faz mal ao corpo.
Muitos escritórios de renome já se atentaram a isso e desenvolveram projetos que estimulam as pessoas a se movimentarem, a andarem pelo escritório, a trabalharem em áreas diferentes em diferentes momentos do dia.

Isso não significa que você não precisa de uma cadeira ergonômica para trabalhar, ao contrário. É importantíssimo que você passe a maior parte do tempo em que estiver sentado em uma cadeira com diversos recursos de ajustes, como você verá na próxima dica. Agora, é preciso se mexer, sair da sua mesa, sentar-se num pufe que também acomode bem suas costas, trabalhar numa arquibancada com o seu notebook por um tempinho, etc. Existem atualmente mesas com regulagens de altura para se trabalhar um pouco em pé.

Mesa Eleve da RS Design que possui regulagem digital de altura, permitindo que você trabalhe sentado ou em pé.

 

Tudo para você se movimentar um pouco. E tem mais, isso não faz bem apenas para o corpo, é essencial para o funcionamento do seu cérebro, criando novas conexões e ideias a partir do movimento.

4 Tenha uma cadeira que se ajusta a você, e não o contrário!

Cadeira Executiva Ativa da RS Design com curvatura no encosto que apoia as costas e diversos sistemas de ajustes para permitir melhor postura durante o uso.

A cadeira de escritório com todos os sistemas de ajustes passou a ser o sonho de consumo das pessoas em trabalho remoto. Muitas destas pessoas trabalhavam na empresa em uma boa cadeira e nem prestavam a atenção neste móvel. Porém, ao trabalharem em casa, sem uma cadeira adequada, a famosa dor nas costas fez com que a atenção se voltasse totalmente para este produto, transformando-o em um equipamento fundamental para o bom trabalho.

Aqui no nosso blog já fizemos vários artigos para você saber identificar e escolher uma cadeira para escritório que realmente cuide da sua saúde.

Se quiser saber mais, veja estes artigos:

– Dicas para comprar a cadeira ideal para você.

– 8 perguntas que você deve fazer antes de comprar as cadeiras para sua equipe

– 6 dicas para escolher as melhores cadeiras para escritório

– O que é uma cadeira ergonômica

O principal é entender que é a cadeira que deve se ajustar a você, e não o contrário!

Se precisar de uma consultoria online sobre cadeira de escritório, para ajudar na sua escolha, fale com a nossa equipe. Aqui, na RS Design, temos diversos modelos e podemos fornecer uma orientação sobre o que é melhor para o seu caso.

5 Alongue-se

Aqui, fica aquela dica básica de parar em pelo menos um momento do seu dia e fazer alongamentos. Vale aquela aula virtual de yoga, ou aqueles alongamentos que você aprendeu na aula de educação física na escola.

Se conseguir várias pausas no dia, melhor ainda. Estabeleça uma rotina, por exemplo, sempre as 10h da manhã, e coloque um alarme.

Lembre-se, se você conseguir mudar “um hábito” na sua rotina, estará mudando sua vida, segundo Charles Duhigg no livro “O poder do hábito”.

Se algumas destas mudanças não ajudarem em suas dores nas costas ou problemas de sono, pode ser hora de obter uma opinião médica.

Acreditamos que cuidar de nossa saúde deve ser mais do que nossa rotina. Deve ser nosso propósito de vida. Assim, melhoramos todas as áreas de nossa vida, seja no trabalho, nos momentos de lazer e nos relacionamentos.

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *