8 perguntas que você deve fazer antes de comprar as cadeiras da sua equipe

8 perguntas que você deve fazer antes de as cadeiras da sua equipe
Todo empresário quer elevar a produtividade na própria empresa. E com você, provavelmente, não deve ser diferente.

É bem possível que você pense em ações de RH para treinar e motivar os seus funcionários, com objetivos claros e instigantes. Sim, você está em um bom caminho, porém existe outro fator muito importante que muitos gestores não percebem e que pode fazer “total” diferença no clima de trabalho.

Estamos falando das “cadeiras para escritório”.

Por mais que você talvez nunca tenha parado para pensar a respeito disso, as cadeiras de um escritório desempenham um papel fundamental na produtividade de uma empresa. Pare e pense: se você trabalha em um escritório, qual móvel, além da sua mesa, é mais utilizado por de você? A sua cadeira, é claro!

Formulamos 8 perguntas básicas que você deve fazer antes de comprar as cadeiras para sua equipe. Vamos lá:

1. ESSA CADEIRA ATENDE AS NORMAS DA NR-17?

A “NR-17” é a sigla de Norma Regulamentadora estabelecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Com caráter obrigatório, visa garantir que os trabalhadores tenham sempre a melhor condição possível de trabalho. Ela trata, dentre outras coisas, dos requisitos básicos que uma cadeira de escritório deve ter para proporcionar ergonomia e conforto ao funcionário, em especial àqueles que passam longos períodos de tempo sentados. Segundo a NR-17, uma boa cadeira deve ter base plana do assento, ser livre de imperfeições, ter borda frontal arredondada, encosto que se amolda à curvatura do corpo para proteção da região lombar e altura ajustável.

2. QUAL A PROCEDÊNCIA DESSA CADEIRA?

Investigar o fornecedor da cadeira é tão importante quanto verificar se ela atende as exigência da NR-17, sendo preciso atentar-se para detalhes como a reputação do fornecedor, qualidade do material do produto e até mesmo a existência de serviços de pós-venda, como por exemplo garantia e reposição de peças – muitas cadeiras vendidas por aí são muito baratas porque os materiais de produção são frágeis e o fornecedor não tem peças de reposição, na verdade são produtos quase que descartáveis.

3. QUAIS OS SISTEMAS DE AJUSTES DA CADEIRA?

cadeiras-ajustes
Nós, seres humanos, somos muito diferentes. Tanto psicologicamente como fisicamente. E em um escritório, para atender os diferentes biótipos de pessoas, é recomendável um ou mais modelos de cadeiras que permitam o máximo de ajustes possíveis para garantir a adaptação à cada tipo de corpo.

“A cadeira deve se adaptar ao seu corpo e não o contrário”!

Alguns ajustes muito recomendáveis: de altura, encosto, de apoio lombar, dos braços (largura, altura e inclinação), assento retrátil, entre outros.

4. QUANTO A CADEIRA INFLUÊNCIA NA SAÚDE DA EQUIPE?

Você sabia que ficamos cerca de 20 horas por dia na posição sentado ou deitado? Por isso a cadeira influencia diretamente na nossa qualidade de vida. Assim como o nosso colchão e o banco do nosso carro.
Portanto, vale muito a pena investir na saúde de sua equipe com cadeiras de alta qualidade, fornecendo conforto e evitando problemas posteriores como faltas por doenças, reclamações e até processos trabalhistas.
E você terá o ganho em bem-estar e produtividade na sua empresa!

5. A ESPUMA DA CADEIRA É RESILIENTE?

Diz-se que uma espuma é resiliente quando ela tem capacidade de voltar ao seu formato original após o uso, portanto é preciso verificar a qualidade da espuma da cadeira que será comprada.
Verifique se ela não irá se deformar com o tempo e com o uso – uma espuma que se deforma torna-se desconfortável, inutilizando a cadeira.
Além disso, a espuma tem que ser produzida com “densidade adequada” para justamente proporcionar a durabilidade necessária por longo período de uso.

6. QUAL ESCOLHER: ENCOSTO REVESTIDO OU TELA?

cadeiras-encostos
Não existe resposta certa ou errada para essa pergunta.
Tudo dependerá do projeto corporativo e também do gosto pessoal.
Cadeiras com encosto revestido oferecem ótimo conforto ao usuário e podem vir, em geral, em uma maior gama de tecidos e cores, o que permite maior possibilidade de combinações no projeto corporativo.
Encostos de tela facilitam a troca de calor, sendo mais frescos, algo desejável em períodos mais quentes. Apresentam design moderno, sendo muito utilizados nos escritórios contemporâneos.

7. POR QUE A CADEIRA TEM ESSE PREÇO?

Pode parecer trivial, mas busque entender o que faz com que uma determinada cadeira custe o preço que pedem por ela.

A empresa que está fornecendo a cadeira deve lhe apresentar argumentos para você avaliar o custo-benefício, evitando o famoso “barato que sai caro”.

Muitas vezes uma cadeira parece ter um preço elevado em um primeiro momento, porém os benefícios, principalmente a “durabilidade” farão o investimento valer a pena.

8. EU TENHO COMO TESTAR ESSA CADEIRA?

Não existe dúvidas de que comprar pela internet é algo maravilhoso, sendo possível ter acesso a milhões de ofertas com apenas alguns cliques.

Alguns produtos, no entanto, devem ser vistos ao vivo.

Escolha um fornecedor que permite você testar ao vivo sua cadeira, afinal, nada diz mais a respeito de uma cadeira do que a sensação que ela lhe passa ao sentar-se.

Nessas horas, pode contar com a gente! Aqui na RS Design, temos mais de 30 anos de mercado e somos especialistas em mobiliário corporativo. Oferecemos diversos modelos de cadeiras, mas todos com foco na saúde do usuário.

Você pode vir ao nosso show-room em Santo André-SP para fazer um “test-drive”. Também pode obter uma consultoria online com nossos consultores, que indicarão o melhor modelo para você adquirir em nossa loja online.

Pode ter certeza, você terá todas as respostas às perguntas deste artigo respondidas!

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *