Dicas para comprar a cadeira de escritório ideal para você

dicas-cadeira-ideal-RS-Design-1

Quantas horas por dia você passa sentado na cadeira de escritório? Provavelmente muito mais tempo do que caminhando ou do que fica sentado no sofá da sua casa, não é?

Isso mostra o quanto este mobiliário é importante. Por isso, na hora de escolher uma cadeira de escritório para você é preciso ficar atento aos detalhes que farão toda a diferença, tanto para o seu conforto, quanto para a saúde da sua coluna, ombros, braços e pescoço.

Viu como é importante? Para ajudar você a fazer a escolha certa, separamos algumas dicas. Confira!

Em qual ambiente a cadeira de escritório vai ser usada?

A primeira coisa que você precisa observar é o ambiente e tempo de uso. Embora quanto mais completa e adaptável seja a cadeira, melhor para o seu conforto.

Como é o seu trabalho? Fica muitas horas na frente do computador? Precisa se locomover facilmente para ir até impressoras ou arquivos? Faz reuniões na sua mesa de trabalho?

Se você fica muito tempo digitando, uma cadeira com braços, de preferência reguláveis, é fundamental. É importante apoiar os braços durante a atividade, evitando dores nos ombros, por exemplo. E os braços reguláveis permitem o ajuste de altura ideal com relação à mesa, para garantir uma boa postura.

As cadeiras com rodízios são as mais recomendadas para quem trabalha e precisa se locomover facilmente no ambiente.

Uma das dicas é escolher de forma certa o rodízio das cadeiras giratórias. Salas com carpete pedem rodízios de nylon, para deslizarem melhor. Já em carpetes de madeira, piso vinílico ou até mesmo pisos frios, a rolagem em PU é mais silenciosa e evita riscos no chão.

Fique atento às regulagens da cadeira

dicas-cadeira-ideal-RS-Design-2

Cadeira Executiva Blass da RS Design com diversos sistemas de ajustes para altura, encosto e apoia-braços.

No momento de escolher a cadeira, é importante verificar quais sistemas de ajustes ela possui.

Os ajustes fundamentais para quem trabalha muitas horas sentado são: de altura, de encosto e de apoia-braços.

Na regulagem de altura, você precisará colocar os pés no chão, de forma que o joelho fique em um ângulo de 90º e, para isso, a altura precisa ser ajustada. Cadeiras operacionais podem ter também regulagem de braços, ângulos do apoia-braços e até afastamento lateral.

No mercado, existem diversos nomes para estes tipos de ajustes, mas o ideal é você verificar quais as funções de cada um.

Nos modelos chamados “cadeira presidente” ou “cadeira diretor”, normalmente existe o mecanismo “relax”, permitindo que o encosto seja reclinado para oferecer um relaxamento nas costas, quando necessário.

Você sabia?

Sentar-se não quer dizer ficar estático. A cadeira deve acompanhar os seus movimentos!

Uma cadeira com sistemas de ajustes adequados vai cumprir bem esta propriedade de mobilidade e talvez, durante o dia, você sentirá a necessidade de nova regulagem para seu conforto, para relaxar as costas, para inclinar-se em uma reunião; e um modelo de cadeira com diversos sistemas de ajustes irá permitir isso.

Além disso, existem normas que regulamentam o uso de cadeiras para escritório como a NR-17. E alguns dos requisitos fundamentais são:

  • Ajuste de altura.
  • Encosto com curvatura para se adaptar ao corpo, protegendo a região lombar.
  • Assento plano com borda frontal arredondada.
dicas-cadeira-ideal-RS-Design-3

Ambiente de trabalho com vários tipos de assentos da RS Design, inclusive cadeiras de escritório com diversos sistemas de ajustes de alta performance.

Custo x benefício

Preço é relativo à qualidade.

Produtos de baixa qualidade vão custar menos mesmo.

Produtos de alta qualidade nas peças e acabamento, com procedência, garantia de fábrica, assistência técnica para troca de peças… sim, tudo isso terá um valor maior.

É a análise de custo/benefício que deverá ser feita na aquisição de uma cadeira. Como na escolha entre um automóvel sem nenhum opcional, sem acessório e fabricado com materiais de baixa qualidade e um automóvel com diversos itens de conforto e segurança, produzido com rigoroso padrão de qualidade. Ambos os veículos te levarão para o mesmo lugar, mas com experiências bem diferentes!

Na aquisição de uma cadeira não é diferente. Por isso, novamente falando na analogia com automóveis, sugerimos que seja feito um “test-drive” na aquisição de uma cadeira para escritório.

Com a consultoria de uma empresa especialista em mobiliário corporativo, você poderá sentar-se e movimentar-se na cadeira. Entendendo todos os tipos de ajustes e praticando o uso na hora.

Mais um ponto fundamental é verificar se a cadeira é confortável ao sentar-se e se aparenta ser resistente. O tecido do revestimento também é importante. Se você tiver alergia a algum tipo de tecido, certifique-se de que nenhuma parte da cadeira é revestida por ele. Caso o encosto seja revestido por tela, é interessante que ele tenha um apoio-lombar, que além de proporcionar mais conforto para sua coluna, evita que a tela danifique mais rapidamente.

Este tipo de aquisição, vendo o produto pessoalmente é muito diferente do que simplesmente ver uma imagem e adquirir pela internet. As imagens de duas cadeiras podem até ser iguais, mas é necessário verificar a fundo as características de cada uma. E principalmente a procedência, se é de uma empresa fabricante nacional, que fornecerá todo o suporte necessário, por exemplo.

Viu quantos itens devem ser verificados? A RS Design conta com os melhores modelos e marcas de cadeiras de escritório e consultores especializados para você fazer o “teste-drive”. Venha em nosso show-room escolher a sua!

dicas-cadeira-ideal-RS-Design-4

Comentários
0 Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>