Sua empresa está preparada para o modelo híbrido?

Ambiente flexível de trabalho que permite pessoas trabalhando no escritório e que podem estar em contato com pessoas em home office. Mobiliário RS Design.

O modelo híbrido de trabalho consiste em mesclar o trabalho remoto e presencial. Sejam com equipes diferentes, ou seja, uma turma fica no escritório e outra turma fica no home office, seja uma mesma pessoa que pode trabalhar na empresa alguns dias da semana e em outros dias em casa.
Mas isso está gerando muitas dúvidas entre os empresários e colaboradores, pois ambos não estavam acostumados com este modelo de trabalho, na maioria dos casos.
Sabemos que o modelo de home office já estava sendo muito utilizado mesmo antes da pandemia, porém agora, as empresas estão tendo que reavaliar a forma de trabalhar em seus negócios para verificar o que vale a pena, fazer a gestão das pessoas no escritório ou em casa.
Tem surgido o consenso entre muitas empresas do modelo híbrido e os escritórios estão se adaptando a essa nova realidade. Veja algumas mudanças essenciais para que isso possa ser feito de forma produtiva e sem que a turma fique desmotivada.

Adequações feitas para atender ao modelo híbrido de trabalho

Veja algumas ações que estão sendo adotadas pelas empresas:

Avaliação do trabalho

O primeiro passo é fazer a avaliação para ver qual é a parte da equipe que pode atuar em modelo híbrido de trabalho. É fato que alguns precisarão voltar integralmente, enquanto outros poderão até seguir em home office. E outros ainda, poderão mesclar o trabalho presencial e remoto em dias estabelecidos na semana. No entanto, essa separação é necessária para definir como o escritório será adaptado para essa nova rotina.

Ajustes no ambiente

Com este rodízio de trabalho presencial e remoto, o espaço físico do escritório precisa ser adaptado para atender novas formas de trabalhar. Podem ser mudanças mais simples ou grandes transformações no projeto do escritório.
Importante levar em consideração o momento atual da empresa e perspectivas futuras, como as equipes estão trabalhando, o que elas precisam para se sentirem bem e produzirem melhor.
O que percebemos como tendências nos escritórios para este momento:

  • Áreas para as equipes se encontrarem: independente de ter um pessoal no remoto e outro no presencial, em alguns momentos é fundamental que os times se encontrem.
    Por isso, pode-se diminuir o espaço de mesas fixas e montar uma “área de reunião com café”, sendo mais informal, com pufes, poltronas e mesinhas para notebook. Além de facilitar o encontro, estimula uma comunicação mais leve, em que todos se sentem mais à vontade.

Área de refeições que também permite atividades colaborativas ou pequenas reuniões das equipes. Quanto mais flexível o ambiente, melhor aproveitado pelas pessoas. Mobiliário RS Design.

  • Áreas de refeições maiores: levar a própria comida é um hábito crescente entre as pessoas e, além disso, o espaço de refeição também pode ser de convivência, permitindo um uso flexível, também como espaço de trabalho para pequenas reuniões, fora do horário de almoço.
  • Fomentar a circulação das pessoas: criando várias áreas diferentes para que elas possam escolher onde querem trabalhar. Seja um local para uma atividade mais focada, seja numa área colaborativa, com participação de várias pessoas. O importante é a pessoa ter opções diferentes para as diferentes tarefas do dia.
  • Se o espaço for aberto, colocar produtos para condicionamento acústico, que possam amenizar a fala das pessoas e outros barulhos do escritório, como impressoras, sapatos, portas abrindo e fechando. Os ruídos são responsáveis por boa parte do estresse das pessoas. E para criar espaços agradáveis para se trabalhar, colocar produtos acústicos é fundamental.

Escritório totalmente aberto com tratamento acústico, proporcionando um ambiente agradável para várias pessoas trabalharem no mesmo espaço. Produtos acústicos RS Design.

  • Mobiliário flexível: sabe aquele pufe com alça que você pode levar para qualquer lugar? Então, o mobiliário flexível é ideal para ambientes mutáveis, conforme as necessidades das pessoas. Mesas com regulagens de altura, mobiliário de fácil desmontagem e remontagem, placas de conforto acústico que podem ser deslocadas para onde for preciso, enfim, uma série de produtos de múltiplo uso é bem-vinda.

Mesa Eleve da RS Design com regulagem eletrônica de altura. Permite que a pessoa trabalhe sentada ou em pé, conforme a necessidade.

  • Colocar elementos para tornar o espaço mais agradável e estimulante: sejam adesivos que tenham a ver com a identidade e crenças da empresa, ou plantas, ou iluminação mais agradável, entre outros recursos. Neste momento de retomada ao espaço físico de trabalho, as pessoas estão precisando voltar a “fazer parte” da cultura da empresa e se sentirem bem-vindas. Uma repaginada no escritório pode ser muito favorável a isso.

Área de convivência para estimular a comunicação entre as pessoas e a troca de insights sobre o negócio. Mobiliário e produtos acústicos da RS Design.

Novas tecnologias

Além dos móveis adequados, a maioria das empresas está investindo em tecnologia. Softwares de gestão, por exemplo, possibilitam a troca de informações à distância e podem ser acessados por meio de login e senha.
Dessa forma, a pessoa consegue trabalhar remotamente, sem grande dificuldade. Além disso, mesmo dentro da empresa, ou seja, em trabalho in loco, a tecnologia pode ajudar a manter toda a equipe conectada.
E o seu escritório, já começou a se ajustar ao modelo híbrido de trabalho? Caso precise de um estudo da sua necessidade e indicação de móveis adequados, conte com a RS Design.

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *