Principais pontos de conforto ambiental no escritório

conforto-ambiental-escritório-mobiliário-RS-Design-1

Muitas empresas não priorizam o espaço do escritório e o investimento em móveis, visando diminuir os custos. Porém, diversos estudos de neuroarquitetura apontam que o ambiente de trabalho influencia diretamente na produtividade do colaborador. Assim, se não há conforto ambiental, a tendência é que a equipe acabe produzindo menos do que poderia.

Agora, pense se todos estivessem em um espaço adequado, previamente planejado, com projeto totalmente personalizado de mobiliário corporativo, preparado e pensado no conforto ambiental completo para atender a forma como as equipes trabalham. Seria bem diferente, não é?

É por isso que, mesmo quando há área reduzida, é necessário ficar atento ao que interfere diretamente no conforto do colaborador. Iluminação, ruído, temperatura e ergonomia devem ser as principais preocupações da organização que quer proporcionar conforto ambiental para as pessoas no escritório.

Iluminação

Ambiente que mescla luzes naturais e artificiais deixando um clima agradável. Mobiliário RS Design.

Estudos indicam que um lugar com iluminação ineficiente pode causar fadiga, cefaleia e irritabilidade ocular, que são determinantes na produtividade do colaborador. E um local com uma iluminação “confortável” transmite um bem-estar, mesmo que a pessoa nem perceba.

Aproveite as janelas do local para iluminar e, claro, para ventilar o ambiente. Sempre que possível, prefira as divisórias de vidro, pois elas permitem que a claridade passe de um ambiente para o outro. Caso precise que alguns desses espaços fiquem, esporadicamente, mais reservados, você pode utilizar persianas, para que o colaborador ajuste, quando necessário.

Além da adequada iluminação de teto, ofereça também uma luminária na mesa. Algumas vezes, o trabalhador poderá precisar usá-la para leitura.

Procure profissionais especializados para realizar, além do projeto luminotécnico (com a iluminação na intensidade e distribuição adequada para o espaço), uma iluminação personalizada para o tipo de estímulo que se queira proporcionar na equipe.

Conforto acústico

Sala de reunião com revestimento acústico na parede, inserindo mais conforto e privacidade. Painel acústico da RS Design.

Preocupe-se também com o conforto acústico. Afinal, várias atividades precisam de concentração para que sejam desempenhadas e o barulho tira o profissional do foco.

Pisos flutuantes, por exemplo, são opções econômicas e muito eficientes, para diminuir o ruído da parte superior para a inferior.

No mesmo andar, o uso de carpetes ajuda a diminuir barulho de salto ou de cadeiras arrastando. O carpete é altamente absorvedor de ruídos e materiais acústicos também podem ser utilizados em paredes, divisórias, além de inúmeras opções para o teto.

Já na escolha das divisórias, você pode optar pelas de vidro duplo de conforto acústico, que minimizam a passagem de som.

Climatização
Observe as calhas de ar condicionado embutidas no teto deste projeto com mobiliário da RS Design. As janelas exploram o visual e as persianas embutidas podem ser baixadas quando necessário, mas a temperatura da sala é sempre controlada para ser agradável.

Observe as calhas de ar condicionado embutidas no teto deste projeto com mobiliário da RS Design. As janelas exploram o visual e as persianas embutidas podem ser baixadas quando necessário, mas a temperatura da sala é sempre controlada para ser agradável.

Quem trabalha bem em uma temperatura de 40º C? Dificilmente algum colaborador vai conseguir desempenhar o seu trabalho de forma tão eficiente no calor, quanto se o escritório fosse mantido a 25°C, concorda?

É por isso que a manutenção da temperatura também faz parte dos itens que proporcionam conforto ambiental em escritórios. Se a média da região for amena, ventiladores de teto e janelas abertas podem ser suficientes. Em locais mais quentes, o ar-condicionado é essencial. Caso faça muito frio na cidade, considere também colocar aquecedor.

Ergonomia
conforto-ambiental-ergonomia-escritório-mobiliário-RS-Design-6

Este projeto apresenta mobiliário da RS Design totalmente ergonômico e preparado para uso em escritórios. E também possui mobiliário para reuniões mais informais (todos produtos em linha da RS Design), incentivando o movimento dentro da empresa, já que estudos atuais comprovam a importância de movimentar o corpo nas atividades durante o trabalho.

Você provavelmente já sabe que para a equipe produzir bem, é preciso oferecer móveis adequados. Eles devem estarem conformidade com a legislação vigente, atendendo normas regulamentadoras, como a NR 17, por exemplo. Além disso, é importante fornecer mobiliário de acordo com o tipo de trabalho a ser realizado, estudo previamente analisado em um projeto de mobiliário corporativo bem elaborado.

No caso de cadeiras, precisam ter sistemas de ajustes que atendem os biótipos de diferentes pessoas, permitindo conforto e boa postura, evitando lesões, dores musculares e outros problemas decorrentes de má postura.

As mesas também seguem padrões de ergonomia com relação às medidas e até sobre um suave arredondamento da borda do tampo.

Além disso, o mobiliário precisa ser disposto de forma que aproveite, da melhor forma, o espaço do escritório. Assim, a equipes ficarão bem posicionadas, o que garantirá o melhor fluxo de trabalho.

E os estudos mais recentes demonstram que o “movimento” é um grande aliado para a saúde do usuário. Então, é importante prever também no projeto, espaços flexíveis para que as pessoas escolham onde querem desenvolver as atividades. Sentadas, em pé e até deitadas, o importante é movimentar-se durante o trabalho.

A RS Design está pronta para fazer o projeto de mobiliário corporativo, pensando na melhor forma para impactar positivamente a sua equipe. Entre em contato conosco!

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *