Itália promete revolucionar com novo projeto biofílico grandioso

Criar um espaço de trabalho centrado na saúde e no bem-estar dos funcionários e que esteja integrado à natureza ao seu redor. Esse é o objetivo principal do “Welcome, feel at work”, um projeto biofílico que está sendo desenhado pelo escritório Kengo Kuma & Associates em Milão, na Itália.

Será que essa novidade, prevista para ser lançada em 2024, quebrará o altíssimo padrão de biofilia instituído pelo The Spheres, da Amazon (clique AQUI para conferir)? Vamos aguardar para ver!

A proposta do espaço italiano é de combinar bem-estar individual à uma construção sustentável capaz de promover a revitalização de todo seu entorno, visto que o edifício será instalado em uma antiga zona industrial abandonada.

Mas vamos entender mais sobre o projeto de fato.

Trata-se de um edifício de uso misto, ou seja, que contará com escritórios, espaços de coworking, restaurantes, lojas, supermercados, áreas culturais e outros ambientes diversos. No exterior, para o contato com a natureza, serão instalados espaços dedicados ao trabalho mais informal e reuniões leves, lembrando que ao redor do prédio haverá muita vegetação e espécies endêmicas.

Essa junção da proposta verde ao uso interno do espaço é o que faz valer o conceito de biofilia. Isso sem falar na utilização em larga escala de formas orgânicas, de elementos da natureza como madeira, da priorização de luz natural, e do estímulo ao movimento e à saúde.

No quesito sustentabilidade – lembre-se que biofilia e sustentabilidade são conceitos complementares – há a promessa desse espaço não emitir gases do efeito estufa, ou seja, um prédio que abole totalmente o uso de combustíveis fósseis, não polui e contribui com as metas de neutralização de carbono impostas para o planeta. Para isso, serão implementados recursos como energia renovável, controle do consumo e reaproveitamento de água.

Os responsáveis pelo projeto visam, inclusive, conquistar a certificação Platinum Leed, afinal os 50 mil metros quadrados construídos contarão com uma interligação dos sistemas de calefação e ar-condicionado às placas de energia solar, uma ideia recheada de conceitos sustentáveis.

Confira algumas fotos do projeto compartilhadas pelo ArchDaily.

 

Voltar para home Espaço do Arquiteto
Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *