Diferença entre Distração e Descontração no trabalho

Distração-Descontração-2

Quando falamos em “distração” no trabalho, podemos notar alguns sintomas, como equipes que não estão cumprindo prazos, muito menos alcançando resultados. Encontramos pessoas que parecem cansadas, desmotivadas e muitas vezes irritadas.

As distrações no trabalho podem ser diversas, e normalmente, atrapalham a concentração e são desagradáveis, mesmo quando não as percebemos. É aquele barulhinho do computador antigo que parece fazer parte do ambiente, mas ao longo do dia vai irritando quem estiver ao redor.

É a falta de climatização e iluminação adequadas. É a poluição visual de locais desorganizados. São aquelas dores nas costas devido ao uso da cadeira sem ergonomia. É a falta de planejamento no projeto do escritório que faz você andar quilômetros até pegar uma impressão. É… podem ser muitas distrações!

Vejamos o que o Aurélio traz para a gente:

Distração_trabalho

Um projeto adequado precisa evitar qualquer tipo de “distração” no escritório. Deve planejar o “movimento” que existe no escritório, o fluxo de trabalho das pessoas, pensar no clima organizacional e também criar espaços que estimulem a criatividade, o conhecimento e a interação entre as pessoas.

É importante pensar estrategicamente ao posicionar as pessoas, ao colocar equipamentos ao seu alcance, ao entender como cada um trabalha e o que é necessário para o alcance individual e coletivo das metas de produtividade.

E para facilitar esta interação, é importante criar espaços que “destravem” as pessoas. Espaços nos quais elas se sintam à vontade para dar opiniões, compartilhar ideias e conhecimentos. Sem distrações que podem tirar o foco, diminuir o desempenho e por consequência, a motivação no trabalho.

E como fazer isso? Inserindo pontos de “descontração” no projeto corporativo, que podem ser estrategicamente pensados para criar uma motivação natural nas pessoas.

Vejamos o que o Aurélio nos diz:

Descontração_trabalho

Pode-se inserir no projeto uma sala de reunião mais informal, com algum objeto lúdico em forma de luminária. Um pufe altamente confortável, com mesinhas ao lado de estações de trabalho também pode ter um efeito de relaxamento imediato. Uma área de convivência com sofás e poltronas, mas também com mesas e conectividade para pequenas reuniões ou braimstorms (do inglês “chuva de ideias”). E diversas outras soluções podem ser feitas para criar espaços muito mais atrativos, nos quais as pessoas não deixarão de ser profissionais, porém estarão mais descontraídas. E isso pode ajudar a resolver questões difíceis.

Ao descontrair-se a pessoa “baixa a guarda” e é bem neste momento que acontecem as melhores reuniões, com posicionamento adequado de cada pessoa para um bem comum. Mesmo quando assuntos de alta complexidade estão na pauta.

Então a descontração é bem-vinda nos escritórios contemporâneos!

Sysrepublic Office, Londres, Inglaterra coloca poltronas e sofá ao lado de estações de trabalho como ponto de descontração para pequenas reuniões. Crédito: Officesnapshots.

Sysrepublic Office, Londres, Inglaterra coloca poltronas e sofá ao lado de estações de trabalho como ponto de descontração para pequenas reuniões. Crédito: Officesnapshots.

Fender Office em Los Angeles, E.U.A, possui uma área de convivência/café no meio da área administrativa, que também pode ser utilizada para trabalhos individuais ou em grupos. Crédito: Officesnapshots.

Fender Office em Los Angeles, E.U.A, possui uma área de convivência/café no meio da área administrativa, que também pode ser utilizada para trabalhos individuais ou em grupos. Crédito: Officesnapshots.

Escritório com mobiliário da RS Design projetado para criar um clima mais descontraído e profissional ao mesmo tempo.

Escritório com mobiliário da RS Design projetado para criar um clima mais descontraído e profissional ao mesmo tempo.

Vantagens de investir na estrutura da empresa

Não basta apenas reservar um ambiente para instalar um escritório, a estrutura da empresa irá contar para o desempenho da equipe, portanto invista em móveis confortáveis, ergonomia então, é obrigatória! Um ambiente organizado, bem planejado, com espaços adequados para cada tipo de atividade, vai criar um clima de trabalho com motivação natural. E equipe com “gás” para trabalhar é tudo o que você deseja, com certeza!

Um projeto de mobiliário corporativo bem elaborado contribui para:

  • Alívio de estresse;
  • Avanços nos resultados da empresa;
  • Melhor determinação e rendimento da equipe;
  • Redução da distração.

Móveis para escritórios           

Se precisar de projeto e fornecimento de mobiliário adequado e totalmente focado no seu negócio, pode contar com a RS Design. Não importa o tamanho do seu escritório, seja pequeno, médio ou de grande porte. A solução será única, porque seu negócio também é único!

Não é por acaso que nosso slogan é: Ideias Corporativas que funcionam!

Comentários
0 Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>