Como um projeto corporativo pode influenciar o comportamento da sua equipe

Pensar na equipe para construir o ambiente de trabalho é pensar no sucesso da empresa como um todo. Saiba como tornar esse espaço muito mais agradável e propenso à produtividade e inovação para o negócio.

Uma equipe é indiscutivelmente muito mais produtiva quando se sente bem no ambiente de trabalho. A relação direta entre eficiência e bem-estar dos funcionários tem chamado atenção no ambiente corporativo. Gestores de escritórios de renome buscam, cada vez mais, proporcionar um ambiente agradável aos colaboradores, pois entendem o quanto isso traz de retorno positivo.

Um projeto corporativo bem elaborado pode ser uma ferramenta muito importante para promover o engajamento natural das pessoas, gerando um sentimento de “pertencimento”, no qual as pessoas sentem-se realmente fazendo parte do negócio.

Fazer com que o colaborador se sinta confortável ao realizar suas funções o torna muito mais produtivo e a sensação de que a empresa se preocupa com seu bem-estar faz despertar um sentimento maior de parceria e desejo de crescimento mútuo.

A elaboração de um projeto corporativo deve refletir os princípios fundamentais de cada empresa, mas para além de uma decoração bonita e moderna, a arquitetura corporativa também deve se preocupar com quem irá ocupar e usufruir do espaço: os colaboradores. É muito importante que suas demandas e particularidades sejam levadas em conta para assim ser possível proporcionar um ambiente funcional, estimulante e produtivo.

Ergonomia e mobiliário flexível

Observe neste ambiente com mobiliário da RS Design que ao fundo estão as estações de trabalho com cadeiras ergonômicas e na frente estão pufes que podem facilmente ser movimentados, conforme a necessidade.

Um ponto crucial do desenvolvimento do projeto corporativo deve ser a preocupação com o conforto dos colaboradores ao longo da jornada diária de trabalho a fim de garantir segurança e saúde, bem como uma sensação de bem-estar. Tendo em vista que grande parte da carga horária é cumprida sentada, vale a pena investir em boas mesas e cadeiras ergonômicas, por exemplo, com a maior possibilidade de ajustes possíveis, permitindo adaptação aos diferentes biótipos de pessoas.

O mobiliário precisa se adaptar à pessoa, e não o contrário! Além disso, a flexibilidade de móveis que podem ser configurados em outro layout ou movimentados para outro local é muito bem-vinda. Isso promove o dinamismo no escritório aumentando a interação das pessoas.

Espaços abertos e espaços mais privativos

Ambiente aberto para promover a interação entre as pessoas e salas com divisórias de vidro para uma atividade mais privativa. Mobiliário RS Design.

Ter uma equipe que se comunica é sinônimo de sintonia e melhor desempenho. A arquitetura corporativa funciona como uma ferramenta importantíssima para interligar os funcionários de forma física, criando espaços que permitam interação e facilitem a participação de todos.

Atualmente não é mais comum que cada funcionário fique fechado em uma pequena sala ou estação de trabalho, mas sim que esses ambientes sejam amplos, com menos paredes e mais comunicação. Um ambiente mais aberto e fluido possibilita maior contato entre aqueles que o ocupam, estimulando interação tanto para melhor convivência quanto para engajar projetos e resolver problemas, facilitando a dinâmica local.

Caso sejam necessárias áreas mais privativas, uma boa solução é a divisória de vidro que permite que a sala fique fechada, com melhor conforto acústico, mantendo a amplitude visual do local.

Além disso, pequenas ilhas de concentração podem ser projetadas para o espaço, nas quais o próprio mobiliário pode ser o protagonista para uma atividade mais privativa, como exemplo, temos o sofá acústico.

Espaços abertos para facilitar a comunicação e também com algumas áreas para atividade mais privativa, com sofás acústicos. Mobiliário RS Design.

Conforto ambiental

Espaço com painéis para promover um condicionamento acústico adequado nesta área totalmente aberta, evitando a propagação de ruídos que possam atrapalhar as atividades no trabalho. Linha de placas e painéis acústicos da RS Design.

A construção do projeto corporativo deve buscar por elementos que unem harmonia e funcionalidade, proporcionando um ambiente agradável como um todo. Elementos indesejáveis como ruídos ou iluminação e temperatura inadequados podem interferir drasticamente na concentração e, portanto, nos resultados entregues à empresa pelos colaboradores.

Seja interno ou externo, a presença de barulho atrapalha muito o desenvolvimento de ideias. Além de dispersar a concentração, ruídos constantes também podem ser desencadeadores de grande estresse, diminuindo significativamente a produtividade.

Ambientes muito quentes ou muito frios tiram o foco do trabalho e o direcionam para o notável incômodo, assim como aqueles com iluminação inadequada. Uma quantidade excessiva de luz induz à fadiga visual, enquanto iluminação insuficiente pode promover cansaço e até mesmo dificuldades visuais momentâneas.

Adoção de grandes janelas que fazem bom proveito da luz natural, instalação de cortinas e sistemas de condicionamento de ar e investimentos em condicionamento acústico são medidas relativamente simples, mas que irão causar grande impacto. Promover conforto sonoro, térmico e luminoso contribui para uma atmosfera agradável, na qual o funcionário se aconchega na dose certa e, não tendo problemas estruturais externos, consegue se dedicar com grande intensidade.

Áreas de descompressão

Ambiente projetado para ser um espaço de descompressão, com sofás, poltronas e telão; e que também pode ser utilizado para trabalho com pequenas equipes ou atividade individual mais focada.

A criação de áreas descontraídas e informais no ambiente de trabalho é uma tendência muito benéfica e que vem se consolidando nos últimos anos. Grandes empresas como Google ou Facebook apostam há tempos nesses espaços e em uma arquitetura mais humanizada.

Essas áreas podem contar com lugares para descanso, lazer ou interação entre os colaboradores. Seu desenvolvimento baseia-se no fato de que não apenas o conforto físico basta aos funcionários, mas também é necessário proporcionar o conforto psicológico. Pessoas descansadas e relaxadas conseguem se concentrar e produzir mais, gerando benefícios para ambas às partes.

Esses espaços selam uma relação de confiança entre a empresa e seus colaboradores, que têm liberdade de descansar e se divertir quando cumprem com suas obrigações. Também vale destacar que a interação entre os colaboradores fica mais propensa, gerando troca de ideias constante e um vínculo importante dentro da equipe.

Estabelecer um projeto que considere amplamente o bem-estar dos funcionários também é estabelecer um caminho ao sucesso. A RS Design é uma excelente parceira para elaborar um projeto personalizado que envolva todas as demandas da sua empresa, com acompanhamento técnico necessário e planejamento sob medida para seu escritório. Agende um bate-papo com a gente!

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *