Como apresentar inovação em uma empresa tradicional

inovação-em-empresas-tradicionais

Em um mundo onde a tecnologia faz parte da vida da maioria das pessoas, 24 horas por dia, empresas tradicionais precisam acompanhar. Afinal, o consumidor se informa mais, tem acesso às novidades e quer ser cliente de quem acompanha esse movimento. Se a sua empresa é tradicional, use isso a seu favor, mostrando a solidez do negócio, a seriedade e o profissionalismo. Só que mostre que também está buscando inovação e transmita esta busca aos consumidores.

Como os colaboradores seguem o mesmo padrão há muitos anos, não adianta chegar e lançar um monte de mudanças. É preciso ir aos poucos para que a equipe se sinta confortável com a alteração e consiga ter tempo para se adaptar a ela.

Para ajudá-lo nesse processo trabalhoso, mas essencial, separamos alguns passos que poderão ser úteis. Confira!

Comece pela parte gerencial

Há inúmeros softwares que facilitam a gestão, controle de fluxo de caixa, CRM, entre outras tarefas comuns em qualquer empresa. Se a sua ainda não atua assim, é um bom ponto de partida para inovar.

Há inúmeros softwares que facilitam a gestão, controle de fluxo de caixa, CRM, entre outras tarefas comuns em qualquer empresa. Se a sua ainda não atua assim, é um bom ponto de partida para inovar.

Dê atenção à parte física

Para motivar a equipe e dar um ar de modernidade no ambiente, renove os móveis. Aproveite para adequá-los a essa nova fase da empresa, oferecendo espaços e mobiliários que irão impactar positivamente no trabalho de todos.

O ideal é contratar uma empresa especialista em projeto de mobiliário corporativo, para que sejam analisadas todas as necessidades de mudança na empresa, sempre com coerência à cultura do negócio, perfil de profissionais, tipos de atividades exercidas e a forma como as pessoas trabalham.

Depois desta análise, o projeto poderá incorporar áreas para trabalho mais colaborativo, outras para atividades mais concentradas, outras para convivência da equipe de maneira mais informal, outras para proporcionar treinamento, enfim, tudo dependerá da necessidade de cada empresa. Por isso não existe “receita de bolo” do projeto de mobiliário perfeito. Existe o que é adequado para “a sua empresa”.

Alguns pontos são importantes em todos os projetos: como mobiliário ergonômico, iluminação adequada, uso de elementos que remetam à natureza, climatização adequada, circulação e espaços que permitam melhor fluxo do trabalho, modernidade e design onde for possível.

Tudo isso irá causar impacto positivo no comportamento da equipe, que demonstrará uma motivação natural, entendendo facilmente o conceito de inovação que a empresa está tentando implantar.

E seu seus colaboradores comprarem esta ideia, será mais fácil de transmiti-la ao merado!

Os espaços nos escritórios modernos estão cada vez mais colaborativos, incentivando as conversas informais, pois isso traz produtividade para o negócio. Ambiente do Fuse Office em NYC. Crédito: reprodução officelovin

Os espaços nos escritórios modernos estão cada vez mais colaborativos, incentivando as conversas informais, pois isso traz produtividade para o negócio. Ambiente do Fuse Office em NYC. Crédito: reprodução officelovin

Impactar já na entrada

 

dicas-de-inovação-para-empresas-tradicionais-artigo-rs-design-3

Recepção da Fuse Office em NYC, EUA conta com balcão ilustrado com grafismos e cores, além de parede de cimento com desenhos. Crédito: reprodução officelovin

Todo mundo que visitar a sua empresa, vai passar pela recepção.

Capriche! E isso não necessariamente quer dizer altíssimo investimento. Veja este exemplo do Fuse Office em NYC, um mesmo balcão, que poderia ser bem comum, ficou todo diferenciado com esta aplicação de grafismos e cores. Observe também o detalhe dos desenhos nas paredes de cimento. O importante é deixar claro que a busca por inovação é um objetivo importante na empresa.

Reúna a equipe

Crie espaços físicos no projeto corporativo que permitam diversos encontros com a equipe. Seja numa sala fechada, seja numa área aberta ou até externa, se for possível. O importante é permitir que as pessoas escolham onde ficará mais produtivo o bate-papo.

A interação vai acontecer espontaneamente, uma vez que existam espaços para as pessoas de encontrarem, trocarem vivências e darem sugestões nas áreas uma das outras. Isso só trará benefícios para o seu negócio! Nestes encontros mais informais, podem surgir grandes insights para o negócio.

Agora, talvez seja importante ter salas de reuniões fechadas, com mais privacidade. Neste caso, aproveite o uso das Divisórias de Vidro, elas permitirão um espaço mais privativo, mantendo a visão ampla do escritório e a interatividade também, de certa forma.

 

Escritório da Medallia, California, EUA. Crédito: reprodução Officesnapshot

Escritório da Medallia, California, EUA. Crédito: reprodução Officesnapshot

Ouça os seus clientes

Por mais que você tenha pesquisado, feito curso e decidido transformar a sua empresa tradicional em inovadora, pode ser que você não tenha uma visão tão ampla quanto à do cliente. Quem usa os seus serviços ou compra os seus produtos, certamente sente falta de algo.

Como está o sistema de entrega da mercadoria, como está o atendimento, como está a imagem online da sua empresa e de seus produtos, e seu escritório, tudo isso está transmitindo modernidade?

Ouça seu cliente!

Veja o que ele comenta em suas redes sociais, faça enquetes ou até lance uma promoção, premiando quem der a melhor sugestão de inovação para a sua marca.

O que acha de começar as mudanças agora mesmo? A RS Design está pronta para atendê-lo e transformar o seu ambiente de trabalho. Entre em contato conosco!

Comentários
0 Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>