Com tanta diversidade no escritório, como manter os talentos na empresa?

A palavra “diversidade” está cada vez mais presente no vocabulário do dia a dia e é importante que esteja presente nas empresas também. Claro que provavelmente você já notou que os profissionais podem ter estilos, identidade de gêneros, crenças e origens diferentes e isso deve ser levado em conta na cultura da empresa.

Aceitar e trabalhar bem com as diferenças traz benefícios para a organização como um todo, não só quanto à opinião pública, mas também dentro do ambiente corporativo. Quando um colaborador é aceito como ele é, ele se sente mais acolhido pela empresa. Com isso, trabalha mais feliz e rende mais.

Entender a diversidade é importante para a empresa

Pessoas aceitas e compreendidas tornam-se motivadas e mais produtivas. Só neste ponto já dá para notar o quão importante é tratar a diversidade humana como algo natural.

Além disso, se uma organização tem o respeito à diversidade como parte da cultura da empresa, a diminuição dos conflitos internos será notável.

Se a própria empresa demonstrar naturalidade ao contratar e incentivar pessoas de diferentes estilos, respeitando a individualidadede cada um, quando todas estas pessoas estiverem trabalhando juntas, provavelmente estarão mais preparadas para lidar com as divergências, adotando a tolerância e o respeito pela cultura do outro, o que facilita na hora de negociar e entrar em acordo.

Uma empresa preparada para a diversidade também diminui a rotatividade de colaboradores, já que o funcionário se sente acolhido e fica mais tempo na instituição. Quando o ambiente é segregador, é comum que as pessoas desistam do trabalho, por se sentirem desrespeitadas na sua forma de ser. A rotatividade de pessoal é ruim para a empresa e pode ser evitada quando a diversidade é aceita.

Por fim, um grupo mais diversificado e que é aceito acaba sendo mais criativo. Cada pessoa tem sua vivência e a sua forma de ver o mundo. Até mesmo a sua forma particular de se vestir. Em matéria deste ano da revista VocêRHfoi abordado a “quebra do dresscode”. Aquele padrão de roupas que antes as empresas solicitavam e deixaram todo mundo bem parecido está caindo por terra. Agora, entende-se que é importante valorizar justamente a individualidade de cada um.

Quando mais confortável a pessoa estiver no local de trabalho, mais sentirá liberdade para opinar e criar, tornando-se muito participativa.

Para o empregador isso é muito positivo, já que uma equipe criativa e livre produz mais, é mais engajada e direciona suas maiores qualidades para o bem da empresa.

Como manter os talentos na empresa

Com um grupo diversificado, é preciso preparar a empresa para manter os colaboradores. Veja algumas dicas:

  • Reconheça: sempre mostre que gostou do trabalho de um colaborador. Isso ajuda a motivar o profissional;
  • Capacite: todos os talentos querem, gostam e precisam de capacitação. Ofereça isso a eles;
  • Espaço preparado: faça com que a equipe se sinta bem no ambiente de trabalho. Ofereça espaços para atividades colaborativas e outros espaços para atividades mais focadas, e deixe a pessoa escolher onde quer e precisa trabalhar para desempenhar determinada atividade. O mobiliário deverá acompanhar toda esta mobilidade e tudo isso deverá ser muito bem planejado em um projetocorporativo. Os colaboradores responderão com uma motivação natural.
  • Ofereça um ambiente acolhedor, desde a contratação do colaborador. Demonstre que a empresa aceita a diversidade;
  • Tenha um espaço de confraternização. Pode ser uma sala de café colorida, estilosa e confortável ou, em empresas mais modernas, até um local para descanso. Ofereça um ambiente no qual todos possam interagir e que se sintam bem;
  • Faça da diversidade o lema da sua empresa. Assim, quem entrar nela saberá que será acolhido e se sentirá confortável. Por outro lado, quem não se identificar, nem enviará currículo.

Gostou das dicas? Oferecemos o mobiliário adequado para um ambiente inclusivo. Fale com a RS Design e transforme a sua empresa!

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *