O que é coaching? Por que esta modalidade executiva cresce tanto atualmente?

O que é coaching? Por que esta modalidade executiva cresce tanto atualmente?Coaching é uma das palavras mais utilizadas por empresas e por profissionais que procuram ajuda para aprimorar a visão, tanto pessoal quanto profissional.

Afinal de contas, o que é o Coaching? Qual a finalidade do profissional que trabalha com isso? O que ele pode trazer de bom, em termos de melhoramento e, por fim, por que esta modalidade executiva cresce tanto, atualmente?

Bom, Coaching nada mais é do que um processo que visa equipar as pessoas com ferramentas e conhecimentos que podem ser utilizadas para um melhoramento, tanto profissional quanto pessoal. Os Coaches (é assim que chamamos estes profissionais) observam cada indivíduo e ao perceberem seus pontos fortes trabalham para ajudar a melhorá-los, tornando-os ainda mais eficazes e desenvolvidos. É uma espécie de treinamento intensivo, a fim de potencializar e “desabrochar” as características e qualidades de um determinado profissional. Por isso, utiliza-se o termo coaching (do inglês, treinando).

No entanto, é errado pensar que os Coaches ajudam no desenvolvimento pessoal ou profissional, por completo. O trabalho dos coaches se limita à observação do profissional e o levantamento de qualidades a serem aprimoradas. Desta forma, após uma avaliação, os treinadores ajudam o indivíduo a trilhar um caminho com melhores condições de crescimento, direcionando-os para um melhor desenvolvimento, dentro de suas próprias possibilidades.

A finalidade do Coaching é de orientação, observação de pontos fracos e fortes, aconselhamentos sobre onde e como exercer uma maior dedicação. Mas não pense que você encontrará a perfeição que busca aderindo à um curso ou participando de conferências. Isso não acontecerá. Os Coaches transmitem conceitos para o profissional entender que é preciso estar em constante estado de aprendizagem e de evolução. Nada de se acomodar ou deixar de lado a busca pelo saber. A questão é que o ser humano, no geral, não é muito receptivo às mudanças, nada de sair da zona de conforto! E o medo da falha é sempre um limitante.

Por isso, em termos de melhoramento, os Coaches podem ajudar, e muito, pois nos ajudam a separar os pontos fracos dos fortes e a partir desta separação, melhorar o que precisa ser melhorado para atingirmos um grau mais alto de profissionalismo. A didática utilizada é baseada em técnicas de motivação e psicologia que ajudam as pessoas com possíveis mudanças.

Hoje em dia muitas empresas contratam Coaches para ajudar no melhoramento de seu quadro de funcionários, para desenvolver e soltar aqueles que ainda estão presos, mas que apresentam grande potencial.

Nesse ponto, não podemos negar que nosso mundo, junto com os avanços da informática, proporcionou uma evolução comportamental na sociedade, que refletiu em termos pessoais e no melhoramento das condições de trabalho.

Os Coaches atuam justamente nesta junção, visando sempre um aprimoramento do indivíduo para que sua vida seja mais bem aproveitada, em todos os campos.

 

Comentários
0 Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>