Veja 5 áreas para atividades de descompressão em escritórios

Espaço de descompressão e atividade colaborativa. Mobiliário RS Design.

O ambiente interno das empresas vem mudando já faz algum tempo. Já era uma tendência os projetos corporativos terem foco no bem-estar das pessoas e após a experiência de pandemia, os espaços estão cada vez mais preparados para que as pessoas se sintam bem física, mental e emocionalmente.

Os empresários, gestores de RH e líderes em geral estão percebendo que para as pessoas serem produtivas, elas precisam ser felizes. Simples assim. Ou melhor, nem tão simples.

Na verdade, as pessoas precisam estar bem para trabalhar bem. Isso pode significar várias coisas, e não necessariamente salário e cargo dentro da empresa. Pesquisas apontam que as pessoas valorizam a sensação de pertencimento dentro da empresa. De acreditarem no projeto e objetivos do negócio. E a empresa, ao preparar os espaços físicos, pensando na forma como estas pessoas trabalham está dando o recado de que se preocupa com elas.

Assim surgiram as áreas de descompressão, que são espaços preparados para as pessoas se desconectarem um pouco das tarefas do trabalho, fazerem algum outro tipo de atividade, interagirem com outros colegas, tudo sendo muito benéfico para o cérebro.

Espaço de bem-estar e relaxamento, incluindo área de refeições. Mobiliário RS Design.

Este tipo de pausa permite que diversas conexões cerebrais sejam feitas e muitas vezes, aparece a solução para aquele problema que estava martelando a cabeça, ou alguém pode dar uma ideia, que leva para outra ideia e assim por diante.

Algumas empresas não gostam de chamar de áreas de “descompressão”, preferem chamar de “descontração”, mas o que vale é o conceito do espaço e a forma como prepará-lo. Vamos dar algumas dicas a seguir:

Sala para atividades de descompressão

As salas de descompressão são locais elaborados para que o colaborador possa descansar e se distrair um pouco. É um ambiente diferente, permitindo que ele se sinta fora do local de trabalho e renove as energias. Assim, voltará mais animado para o local de trabalho.

Como a ideia das atividades de descompressão é dar esse descanso para a mente do colaborador, o ideal é que a empresa providencie esse espaço. Nele, poderá colocar desde piscina de bolinhas, até rede para dormir. Tudo dependerá do perfil da empresa e da equipe.

1. Game
Permitir que os colaboradores usem o próprio computador para jogar pode ser uma das atividades de descompressão. No entanto, o ideal mesmo é que a empresa coloque pelo menos uma mesa e um videogame disponível para isso. Para evitar que o som atrapalhe aos demais, basta fornecer um fone de ouvido individual.

2. Jogo de tabuleiro
Ter uma mesa para que os colaboradores se divirtam com jogos de tabuleiro também é uma ótima opção. Basta deixar alguns jogos disponíveis, como ludo, xadrez e dama, por exemplo, e ter uma mesinha adequada para isso. Essa é uma maneira ótima de se distrair um pouco e que não requer um espaço amplo. Além disso, como não faz barulho, não atrapalha os demais.

3. Leitura
Em uma estante no canto é possível disponibilizar livros variados, para que os colaboradores possam ler durante o trabalho. Nesse caso, o ideal é colocar pufes, poltronas ou sofás para que as pessoas relaxem enquanto leem.

4. Ouvir música
Essa é uma das atividades de descompressão mais simples e também muito eficazes. A empresa pode tanto permitir que o profissional pare o trabalho para ouvir música em seu celular, quanto fornecer fones de ouvido e deixar que ele faça isso usando o computador da empresa.

5. Ver série
Assistir a um episódio da série favorita durante o expediente? Por que não? Se a ideia é ajudar a equipe a relaxar e consequentemente produzir mais, essa também é uma das alternativas de atividades de descompressão. Disponibilize uma assinatura de streaming e deixe a sua equipe feliz!

E se não tiver espaço para uma área de descompressão?

Escritório sem espaço para área de descompressão que utilizou recurso de painel e bancada em um canto para permitir uma pequena área de relaxamento. Mobiliário RS Design.

Embora o mais adequado seja que as atividades de descompressão sejam realizadas em um espaço separado do ambiente de trabalho, se a empresa não tiver como preparar uma área ou enquanto faz uma obra para isso, a dica é permitir e incentivar os profissionais a realizarem essas atividades no próprio ambiente de trabalho, em algum cantinho.

Claro que, para tudo, será preciso fazer ajustes para que os colegas não sejam incomodados. Uma imagem relaxante e uma bancada já ajuda a pessoa a sair da estação de trabalho e relaxar um pouco, se tiver um apoio de café com biscoitos, melhora ainda.

Gostou das dicas de atividades de descompressão? A sua empresa já está preparada para isso? E para o modelo híbrido? Saiba mais!

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *