Tendências que se reforçaram com a pandemia nos projetos corporativos

tendências-com-a-pandemia-nos-projetos-corporativos-1

 

A pandemia de coronavírus trouxe muitas mudanças na maneira como as pessoas vivem e interagem socialmente. De uma hora para outra, as pessoas tiveram que deixar seus locais de trabalho no escritório e trabalhar em casa.

O home office, que já era uma tendência, acabou sendo uma necessidade forçada para que muitas atividades continuassem sendo desenvolvidas.

Numa retomada gradativa ao espaço físico do trabalho, com algum tipo de flexibilidade na pandemia, aconteceu de tudo, empresas que acharam que iriam colocar todo mundo de home office para sempre e voltaram atrás. Outras,estudaram atentamente quais pessoas tinham maturidade e quais atividades faziam sentido para o trabalho remoto. Se quiser saber mais sobre os prós e contras do home office, veja este outro artigo aqui.

Com a análise de artigos e cases internacionais, separamos alguns pontos que já estão se delineando como forte tendência para a configuração do escritório no presente e futuro próximo:

 

Quais as tendências nos projetos corporativos?

 

Ambientes híbridos – Uma forte tendência é a do trabalho híbrido. Mas o que significa isso? É uma mescla entre o trabalho remoto e o presencial. Muitas empresas estão entendendo que há prós e contras para o trabalho remoto. Então a ideia é aproveitar os benefícios de concentração, produtividade e alguns ganhos de bem-estar para o colaborador que fica algum tempo trabalhando em casa. Porém, com certa periodicidade, este mesmo profissional terá encontros na empresa, para interagir com o time, alinhar objetivos e analisar resultados. Assim, é possível manter uma equipe alinhada e com ganhos em inovação.

tendências-com-a-pandemia-nos-projetos-corporativos-2

Ambiente colaborativo e para pequenas reuniões com estrutura para videoconferência, possibilitando encontros presenciais e remotos do time. Mobiliário RS Design.

 

Painéis de proteção – Nos ambientes do escritório em que sejam necessárias pessoas trabalhando lado a lado, estes painéis já estão sendo muito utilizados.Podem ser de diversos modelos: de acrílico, vidro e ainda de manta acústica (colaborando para a redução de ruídos).

tendências-com-a-pandemia-nos-projetos-corporativos-3

Painéis utilizados para a proteção das pessoas em tempos de pandemia e neste caso, também têm o benefício de proporcionar melhor conforto acústico. Painéis Acústicos RS Design.

 

Cadeiras ergonômicas – Uma semana depois do início da quarentena, a expressão mais pesquisada no Google foi “dores nas costas”. Isso mostra que a maioria das pessoas não estava preparada para trabalhar em home office e teve que improvisar um espaço de trabalho dentro de casa. Muitas vezes utilizando aquela cadeira da mesa de jantar. No final do dia, sobravam dores por todo o corpo e as pessoas começaram a perceber a importância de uma cadeira ergonômica, realmente preparada para acompanhar o dia de trabalho, com ajustes adequados para preservar a saúde.

Um dos modelos da RS Design que atende plenamente os requisitos de ergonomia, ou seja, totalmente preparada para preservar a saúde do usuário, é a Cadeira Ativa. O conforto do encosto em tela, juntamente com o design que apoia bem a coluna lombar fazem desta cadeira um verdadeiro investimento para saúde. Se quiser saber mais, clique aqui.

E no escritório da empresa, com a retomada gradativa vão continuar existindo espaços com cadeiras ergonômicas e mesas tradicionais, convivendo com espaços mais descontraídos com pufes, poltronas e sofás.

tendências-com-a-pandemia-nos-projetos-corporativos-4

Cadeira Ativa da RS Design totalmente preparada para preservar a saúde do usuário.

 

Pequenas salas de reunião – Percebe-se uma forte tendência de salas de reuniões menores para grupos pequenos de pessoas. É importante aproveitar cada cantinho do escritório e criar espaços para reuniões rápidas, que não necessariamente precisam ser salas fechadas. Muitas vezes o uso de cabines e sofás acústicos já atende a necessidade de pequenos encontros.

tendências-com-a-pandemia-nos-projetos-corporativos-5

Ambiente com cabine acústica ao fundo, sendo ideal para reuniões rápidas e com poucas pessoas. Mobiliário RS Design.

 

Postos flexíveis de trabalho – Mesmo antes da pandemia, muitos escritórios já estavam eliminando os locais fixos de trabalho. Onde cada pessoa tem uma mesa para trabalhar e guardar os seus pertences. Com a grande maioria das pessoas utilizando equipamentos eletrônicos móveis, como notebooks e celulares, muitas empresas têm espaços diferenciados para pessoas escolherem como e onde querem trabalhar. Estes locais podem ser estações de trabalho, áreas colaborativas ou mais privativas.

Conforme a atividade a ser exercida, é feita a escolha do espaço de trabalho. Para facilitar, são disponibilizados lockers para armazenamento de objetos pessoais, como mochilas e bolsas.

Só mais um detalhe, atualmente, as estações de trabalho são mais utilizadas com painéis frontais e laterais. Isso devido ao distanciamento provocado pela pandemia. No entanto, esta é uma tendência que deve permanecer em algumas áreas que necessitem de mais concentração e amenização de ruídos, sendo utilizados os painéis acústicos.

Estações de trabalho sem lugares fixos e Lockers para armazenamento de pertences pessoais. Assim a pessoa fica livre para escolher onde quer trabalhar.

Estações de trabalho sem lugares fixos e Lockers para armazenamento de pertences pessoais. Assim a pessoa fica livre para escolher onde quer trabalhar.

São várias as mudanças que já estão acontecendo e outras que devem acontecer nos próximos anos. Importante avaliar que muitas destas mudanças são possíveis graças ao avanço tecnológico, que permite, por exemplo, que a pessoa trabalhe conectada em qualquer lugar da empresa e até mesmo em sua casa.

E a sua empresa, está preparada para tudo isso? Conte pra gente nos comentários! E se precisar de uma consultoria para fornecimento dos móveis para escritórios adequados para o seu tipo de negócio, fale com a gente.

 

Comentários
0 Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>