Qual o momento certo de recompensar sua equipe pelos esforços

recompensar a equippe

Qualquer pessoa gosta de ser reconhecida pelo trabalho que executa e quando o reconhecimento não chega, por parte da empresa, a tendência é que vá se tornando menos produtiva.

É através da recompensa e do reconhecimento que a pessoa entende que está no caminho certo, se sente parte da empresa e compreende que o trabalho dela é essencial para que a instituição progrida. Com isso, tende a se dedicar, cada dia mais, querendo sempre obter bons resultados.

Além disso, o profissional reconhecido se sente bem dentro da empresa, sabendo que está contribuindo. Motivado e satisfeito, aumenta a produtividade e ajuda a criar um clima favorável e contagiante ao seu redor.

Importância do reconhecimento

Os colaboradores precisam se sentir bem para produzir mais e melhor. Já a empresa depende diretamente dessa produção para crescer e se destacar no mercado.

Uma boa forma de mostrar o reconhecimento por um trabalho ou projeto executado é reunir a equipe, somente para destacar os pontos positivos.

Uma reunião de feedback para mostrar os acertos e deixar bem claro o que está alinhado com os objetivos da empresa.

A sala de reuniões e treinamento da British American é descontraída, sem perder o estilo corporativo. Um bom local para dar o feedback à equipe. Crédito: Reprodução Office Snapshots

A sala de reuniões e treinamento da British American é descontraída, sem perder o estilo corporativo. Um bom local para dar o feedback à equipe. Crédito: Reprodução Office Snapshots

Além do aumento da produtividade, o reconhecimento pode ajudar a manter talentos em sua organização. Um profissional bom, que não é reconhecido, logo procura outra empresa para trabalhar e poderá transmitir ao seu concorrente conhecimentos que poderia estar aplicando no seu negócio.

Atenção para não perder talentos por não saber valorizá-los no ambiente de trabalho.

Investir no espaço físico é uma forma de reter talentos

Uma forma de “dizer” para os seus profissionais que eles são importantes, que são valorizados e que a empresa precisa deles é investir no espaço físico do escritório.

A importância de se elaborar um projeto corporativo alinhado ao tipo de negócio da sua empresa e também à forma como suas equipes trabalham, traz resultados positivos em curto prazo.

Os espaços criados com foco nas pessoas, sejam espaços flexíveis, para atividades mais colaborativas, ou para reuniões informais e atividades mais focadas, ou ainda áreas de convivência e inspiradoras, são verdadeiros “motivadores naturais” que agem diretamente no bem-estar das pessoas e, por consequência, na motivação pessoal de cada um.

Aqui, no nosso blog, já fizemos vários posts sobre este assunto. Aproveite para se inteirar mais:

Esta área para atividade colaborativa na Microsoft foi projetada para as pessoas mostrarem os seus pontos de vista e interagirem entre si. Crédito: Reprodução Office Snapshots

Esta área para atividade colaborativa na Microsoft foi projetada para as pessoas mostrarem os seus pontos de vista e interagirem entre si. Crédito: Reprodução Office Snapshots

Valor financeiro é uma das formas de recompensar sua equipe pelos esforços

Outra maneira muito utilizada para recompensar a equipe por atingir uma meta, por exemplo, é com valor financeiro. Participação nos lucros ou bonificação de fim de ano, caso atinjam determinada meta, é uma das maneiras de recompensa mais comuns, principalmente em instituições financeiras.

Nem sempre é preciso recompensar em dinheiro

Embora a recompensa financeira seja muito usada, é possível mostrar para os trabalhadores que eles são importantes e se destacaram sem gasto alto para a empresa.

Uma das formas é propor à equipe que os profissionais que conseguirem desempenhar tal função até um determinado dia terão direito a tirar um dia de folga. Certamente eles se sentirão motivados.

O importante é demonstrar o reconhecimento

Muitas vezes, um simples bilhetinho de “obrigado pelo empenho” pode salvar o dia de uma pessoa.

Outro ponto importante é que as pessoas têm personalidade e perfis profissionais diferentes. Então quando estiver pensando em recompensar um profissional, pense no que seria atrativo para “ele” ou para toda uma equipe com perfil semelhante.

É interessante fazer o exercício da “empatia” e se colocar no lugar do outro, fazendo algumas perguntinhas: “o que seria motivador” ou “o que seria valorizado” e a partir destas análises criar um programa de recompensa bem alinhado às expectativas do seu time.

E quando a liderança e equipe estão alinhadas, é a fórmula do sucesso de qualquer tipo de negócio.

E o projeto de mobiliário corporativo é parte integrante deste alinhamento, portanto, se precisar, conte conosco!

Comentários
0 Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>