O mobiliário deve acompanhar a forma de gestão da empresa

o-mobiliario-deve-acompanhar-a-forma-de-gestão-da-empresa-0

Toda empresa tem as suas particularidades, que incluem seus objetivos, missão e também a forma de gestão. Na hora de gerenciar há algumas estruturas de organização empresarial que podem ser adotadas. Elas servem como orientação para a tomada de decisão, funcionamento da hierarquia, organograma, entre outros parâmetros.

Em suma, cada tipo de organização empresarial tem suas características que formatam a gestão e a forma como as pessoas trabalham. Enquanto umas empresas estimulam a interatividade entre todos, independentemente da hierarquia, outras estabelecem a necessidade de atividades mais focadas e com privacidade.

E o projeto de mobiliário corporativo deve ser muito bem alinhado com o propósito da empresa e a sua forma de gestão, pois isso impactará diretamente na produtividade de todos.

 

Algumas formas de gestão e a relação com o mobiliário

Gestão linear

Essa é a mais antiga e se baseia em um modelo vertical. As instituições que adotam essa relação empresarial deixam as hierarquias bem definidas, em um organograma com Presidente, Diretores, Gerentes, Supervisores e equipes administrativas.

o-mobiliario-deve-acompanhar-a-forma-de-gestão-da-empresa-1

Sala de diretoria clássica com espaço para área de reunião. Mobiliário RS Design.

Todos têm as suas funções bem definidas. Com isso, a organização linear acaba propondo mais atividades individuais. Assim, o mobiliário deve dar a estrutura que o colaborador precisa.

Mesas individuais, com lugares fixos costumam ser os móveis mais utilizados. Uma sala de reunião fechada para várias pessoas também tende a ser frequente. Aquela sala de diretoria bem clássica, com espaço amplo e possivelmente mesa de reunião para a liderança tomar as decisões também poderá ser encontrada.

Gestão funcional

São empresas mais focadas em “departamentos”, assim cada área especializada fica muito bem definida e delimitada dentro da empresa.

Cada setor se responsabiliza por seu trabalho e a troca de informações é feita entre as equipes. Dessa forma, os setores de marketing, recursos humanos, financeiro, entre outros, se responsabilizam pelas atividades que lhes cabem.

Escritório com setores definidos e muitas vezes separados por andares ou salas com Divisórias de Vidro. Mobiliário, Divisórias e soluções acústicas da RS Design.

Os líderes e os proprietários das empresas ficam responsáveis pelos alinhamentos e diretrizes. Para que essa interação seja possível, os espaços e os móveis devem facilitar o fluxo de trabalho, atendendo a necessidade de cada time.

Nesta modelo, podem-se colocar Estações de Trabalho ou mesas individuais para os colaboradores, dependendo da função e necessidade da atividade.

As salas podem ser fechadas, mas o ideal é a utilização de Divisórias de Vidro, para transmitir o conceito de transparência na empresa.

É interessante ter uma área de descompressão e/ou de convivência para os times se encontrarem e recarregarem as energias.

Gestão Colaborativa

As áreas funcionam com mais autonomia e poder de decisão. A hierarquia é mais horizontalizada; muitas vezes o chefe ocupa uma posição na própria Estação de Trabalho, sem uma sala específica.

 

É comum, neste modelo de gestão, não existirem mesas fixas de trabalho e sim diversos e diferentes tipos de espaços, totalmente preparados conforme as atividades a serem exercidas.

o-mobiliario-deve-acompanhar-a-forma-de-gestao-da-empresa

Espaço totalmente preparado conforme as atividades das pessoas, apresentando área para colaboração, concentração, alta performance e reuniões, conforme a necessidade dos grupos. Mobiliário RS Design.

Se as equipes precisarem realizar uma atividade mais colaborativa, é importante a empresa oferecer um espaço para isso, e que seja estimulante para a participação e criatividade de todos. Ou se o time já se reuniu e agora cada um precisa realizar uma atividade individual e mais focada, áreas preparadas para concentração devem ser oferecidas, muitas vezes com Cabines Acústicas.

 

Neste modelo, o projeto de mobiliário corporativo é totalmente baseado nas atividades das pessoas. A empresa oferece um “menu” de opções e as pessoas escolhem onde querem e precisam trabalhar, compartilhando e colaborando umas com as outras.

É um conceito moderno e que, por isso, acaba sendo adotado por empresas que têm a inovação como foco principal do negócio. O mobiliário, além de ser colaborativo, deve ser flexível, permitindo rápidas alterações de layout ou mudanças completas.

 

Gestão Modelo Squad

É formação de um time multidisciplinar que tem um objetivo comum. São profissionais da mesma empresa, porém de áreas diferentes e especialidades diversas, que trabalham juntos para alcançar um propósito, que normalmente pode ser um projeto, um lançamento de produto, uma reformulação de um processo, entre muitas outras possibilidades.

Espaços no escritório preparados com mobiliário colaborativo e flexível para grupos de Squad realizarem separadamente suas atividades. Mobiliário, Divisórias e soluções acústicas da RS Design.

No Squad, beneficia-se das diferentes visões e conhecimentos das pessoas sobre um mesmo assunto. Isso impacta positivamente no tempo de desenvolvimento e nos resultados.

Como a proposta do Squad é formar equipes que consigam trabalhar de maneira autônoma, contribuindo para que os processos da empresa sigam de maneira mais fluida e dinâmica, o mobiliário precisa acompanhar esta forma de trabalhar.

Os grupos, normalmente de 8 a 10 pessoas formarão células de trabalho. Podemos dizer que serão “pequenas empresas” para o objetivo em comum e precisarão de espaços estimulantes, que atendem seus encontros e suas atividades.

Novamente entram os móveis colaborativos, flexíveis e com um dinamismo ainda maior para que a energia do escritório fique sempre em alta, estimulando a colaboração.

Neste modelo, cada espaço do escritório é muito bem utilizado. As áreas de refeições são preparadas para uso em atividades de trabalho também, sejam colaborativas ou individuais.

Não existe espaço ocioso no escritório, tudo pode ser um bom local para uma reunião de um grupo de Squad. Até mesmo áreas externas!

 

Gostou? Então saiba que o mobiliário certo também influência na felicidade das pessoas no ambiente de trabalho. Descubra como!

E se precisar de ajuda para alinhar o mobiliário do seu escritório com o modelo de gestão do seu negócio, fale com a gente! Vamos analisar a forma de trabalhar da sua equipe e indicar o que vai funcionar para a sua empresa. Algo muito personalizado. Conte com a gente!

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *