Mobiliário certo influencia na felicidade das pessoas no ambiente de trabalho

Mobiliário mais informal para estimular atividades dinâmicas e participativas.

Os seus colaboradores são felizes no local de trabalho? Se você nunca parou para avaliar isso, saiba que pode estar perdendo produtividade. Afinal, profissionais felizes e satisfeitos com a empresa se dedicam mais, se preocupam com os resultados, são mais focados e, consequentemente, produzem mais.

Sim, hoje vou falar de felicidade.

É claro que a felicidade de uma pessoa envolve vários aspectos e eu não sou vou entrar no âmbito da psicologia, pois não tenho formação para isso. Mas vou me concentrar em algo que tenho conhecimento por meio de estudos internacionais que acompanho e também pela vivência do meu dia a dia: o espaço físico impacta no comportamento das pessoas.

Isso mesmo, vivemos 90% do nosso dia em algum local construído e a forma, o layout, o mobiliário, a luz, as texturas, a vegetação, as cores, os aromas, enfim, tudo o que os nossos sentidos captam, influenciarão nossas atitudes. Isso a neuroarquitetura já vem nos mostrando. Se você quiser se aprofundar um pouco mais neste tema, temos vários artigos aqui, no nosso site. Basta clicar aqui.

No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre a felicidade no ambiente de trabalho e como o mobiliário certo pode ajudar.

O que é felicidade no trabalho?

É chamado de felicidade no trabalho quando o profissional relaciona emoções boas quando está no local de trabalho ou pensa na atividade que realiza. Quando encontra um propósito com a atividade realizada e que pode estar alinhado com o seu propósito de vida. Em suma, é quando a pessoa entende que a atividade e a instituição oferecem ótima experiência.

Dessa forma, uma pessoa feliz no trabalho é entusiasmada, interessada pela atividade e satisfeita com o que vive no ambiente como um todo. O emprego remete a algo positivo.

Fatores que impactam a felicidade no trabalho

A felicidade no trabalho pode estar ligada a um conjunto de fatores. Veja os principais e entenda como os móveis participam disso.

Ambiente bem montado e adequado

Ninguém gosta de ficar em um local apertado, sem espaço para realizar as atividades ou até confuso. Assim, se o colaborador é colocado em um ambiente qualquer ou com a mesa voltada para a parede, a tendência é que ele se sinta desmotivado, percebendo que a empresa não o valoriza.

Dessa forma, é muito importante que seja feito um projeto de mobiliário corporativo para entender a forma como as pessoas trabalham e criar espaços conforme as atividades, com o mobiliário adequado, tanto em conforto como em funcionalidade.

E como o mobiliário pode influenciar no trabalho e até no humor das pessoas? Mais uma vez vem a importância de entender a forma como as pessoas trabalham. Para uma área aonde as pessoas vão se encontrar e compartilhar ideias e vivências, o mobiliário informal é bem-vindo, como pufes, poltronas, sofás, mesinhas de apoio, arquibancadas, entre outros. Este tipo de mobiliário deixa as pessoas mais à vontade e automaticamente mais participativas. O humor fica mais leve e a reunião transcorre de forma bem agradável.

Para áreas em que a pessoa precisa se concentrar, o escritório deve oferecer espaços com cabines acústicas, por exemplo. Este tipo de mobiliário é todo preparado para que a pessoa esqueça um pouco o mundo aoredor e consiga se concentrar na sua atividade.

Segundo estudos, uma das maiores causas de estresse nos escritórios modernos, principalmente do estilo open space, é o esforço para se concentrar em ambiente com muito barulho (conversas, sapatos, portas abrindo e fechando, etc.). Para resolver isso, existem diversos produtos (como as cabines acústicas) que podem ser colocados estrategicamente na planta do escritório, bem como placasacústicas nas paredes e tetos para melhor condicionamento acústico. Tudo isso é pensar na felicidade das pessoas que irão trabalhar no local.

Espaço com mobiliário mais informal para atividade colaborativa e também com cabines acústicas, para trabalho focado. Mobiliário e produtos acústicos da RS Design.

A questão da estética do escritório como um todo é algo que vem por consequência em um projeto bem elaborado e pensado nos espaços estrategicamente. Assim, os espaços serão muito além de bonitos, serão altamente funcionais. As pessoas perceberão que os espaços foram pensados para elas, e respondem com um engajamento natural e um sentimento de satisfação por estarem ali. Eu percebo muito isso na reação das pessoas, nos projetos que acompanho.

Cuidado com a saúde

É muito importante que as empresas se preocupem com a ergonomia física dos colaboradores, oferecendo mobiliários ergonômicos que estão dentro das normas e vão prevenir problemas de saúde.

Oferecer uma boa cadeira ergonômica é indispensável, mesmo que existem diversas áreas com outros tipos de mobiliário. As pessoas até podem e devem se movimentar no escritório para outras áreas, trabalhando um pouco em cada local. Mas é válido para a saúde trabalhar a maior parte do tempo em mobiliário ergonômico, preparado para manter a postura correta durante o uso.

Cadeira ergonômica com vários sistemas de ajustes da RS Design.

Também existe outro tipo de ergonomia que é a cognitiva, que cuida de aspectos mentais, emocionais e psicomotores do colaborador. Envolve as questões que influenciam memória, concentração, raciocínio, tomadas de decisões, reação ou percepção motora e percepção do cenário.

Ou seja, a empresa precisa oferecer um ambiente saudável em todos os aspectos para que o colaborador tenha boa saúde física e mental. E o espaço físico (considerando projeto e mobiliário) é um dos fatores que vai influenciar no bem-estar físico e mental das pessoas.

Será que a equipe da sua empresa é feliz?

Quando as pessoas pensam em suas atividades, as relacionam com um sentimento bom? Quando elas estão no escritório, sentem-se bem? Se você acha que não, está na hora de mudar isso.

O que você acha de começar fazendo um novo projeto de mobiliário corporativo. Podemos entender o seu negócio e fazer algo bem personalizado, com a melhor forma de estimular a sua equipe. Vamos conversar?

 

LisandraMascotto
CEO da RS Design, Advogada, Consultora, Empresária e Designer de Interiores; certificada em projetos de escritório pela escola alemã Mensch&Büro Akademie, atuante no segmento de mobiliário corporativo há 25 anos, colaborando para a transformação de escritórios com estratégias para o bem-estar das pessoas e resultados para os negócios.

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *