Espaços de múltiplo uso viram tendência

espacos-de-multiplos-usos

A pandemia provocou mudanças na forma de trabalhar e, algumas delas, vieram para ficar. Como a rotina do escritório mudou, está havendo uma necessidade de adequação dos espaços e dos móveis. Surgiram então o que estão sendo chamados de espaços de múltiplo uso.

Podemos dizer que é algo semelhante ao que é feito em pequenos apartamentos, onde um ambiente se transforma em outro. Nos apartamentos studios, por exemplo, a cama se transforma em sofá e o quarto vira sala sempre que necessário. Já nos escritórios, os móveis multiuso ajudam, por exemplo, a transformar o refeitório em sala de reuniões.

Conheça mais sobre os espaços de múltiplo uso que se tornaram tendência nos escritórios!

Por que o uso de espaços de múltiplo uso está crescendo?

Há uma tendência a aproveitar ao máximo os espaços da empresa e, por isso, os de múltiplo uso acabam sendo mais interessantes.

Além disso, também há uma adoção maior do trabalho híbrido e com essa mudança veio a menor necessidade de ambientes individuais. Mas, ao mesmo tempo, passou a ter uma maior demanda de locais para pequenas reuniões e encontros, que costumam ser feitas quando a equipe está trabalhando no ambiente físico.

espacos-de-multiplo-uso-viram-tendencia

Ambiente preparado para receber pequenos grupos e que pode ser modificado conforme a necessidade. Mobiliário, Divisórias de Vidro e Placas Acústicas da RS Design.

Toda essa alteração acabou exigindo um remanejamento do layout do escritório. A ideia agora é aproveitar cada cantinho e deixá-lo mais funcional e versátil. Dessa forma, os espaços conseguem apoiar os colaboradores nas mais diversificadas necessidades de vivência do ambiente corporativo.

Como são os móveis dos espaços de múltiplo uso?

Para projetar os móveis desse espaço é preciso começar estudando a empresa e o que os seus colaboradores precisam. Além disso, se faz necessário considerar o espaço usado e as funções que serão atribuídas a eles. É possível que alguns sejam mais voltados para a interação, enquanto outros sejam espaços destinados às atividades que requerem foco. Uma área de café, por exemplo, pode ser ao mesmo tempo, um espaço para reunião mais informal ou para alguma atividade colaborativa com a equipe ou ainda para alguma atividade individual.

espacos-de-multiplo-uso-viram-tendencia-2

Área de múltiplo uso, podendo ser utilizada como refeitório, cafeteria, convivência, para pequenas reuniões, atividades colaborativas e até individuais. Mobiliário RS Design.

Veja algumas características destes espaços…

Móveis multifuncionais e flexíveis

Os espaços de múltiplo uso requerem que o mobiliário siga também essa linha de transformação. O ideal é apostar em móveis que se transformem em outros e que podem ser levados para qualquer lugar facilmente.
Os módulos, por exemplo, são comumente adotados, já que podem ser alterados facilmente. Há também:

  • Pufes que viram mesas;
  • Pufes com alças;
  • Sofás em módulos com possibilidades de diversas configurações;
  • Sofás com rodízios para serem movimentados facilmente;
  • Mesas com elevação de altura, para que a pessoa possa trabalhar sentada e revezar trabalhando um pouco em pé, o que é muito bom para o organismo.

Leveza

Como a ideia é transformar os móveis e os espaços, a dica é optar por móveis leves, que facilitam a rotina. O importante é ter a facilidade de movimentar o mobiliário e criar novos ambientes, se for necessário.

Conforto

Tudo isso deve ser pensado de forma que os espaços de múltiplo uso também transmitam a sensação e proporcionem conforto ao colaborador. Dessa forma, é indicado apostar em acabamentos com toque suave e macio.

Uma dica interessante, também para intensificar o conforto, é se preocupar com as cores dos ambientes. Que podem seguir estratégias para criar estímulos nas pessoas, conforme as características das atividades exercidas.

Por fim, lembre-se de que esses cuidados são importantes tanto em espaços de múltiplos usos, quanto em ambientes comuns. Afinal, o mobiliário certo influência na felicidade das pessoas no ambiente de trabalho. Saiba mais!

E pode contar com a equipe da RS Design para analisar como funciona a sua empresa e indicar o tipo de mobiliário mais adequado, criando espaços que farão sentido para o seu tipo de negócio. Entre em contato ou agende uma visita!

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *