Empresas em Novos Ambientes

Escritórios-startups-humanização-neuroarquitetura-artigo-RS-Design-0

Ambiente tradicional, com pessoas usando roupas sociais e colocadas em pequenos espaços delimitados por divisórias brancas ou madeiradas… Não, esse cenário já não é o padrão para todas as empresas. As mais modernas, bem como as startups, vêm apostando em um local jovem, descontraído, colorido e que tenha espaço até para os colaboradores descansarem e interagirem.

Essa liberdade de espaço também é sentida na hora da comunicação entre patrão e empregado. Sabe aquela barreira que existia antes? Ela foi desfeita nas organizações mais novas ou que se adaptaram às gerações atuais.

Agora, o lema é interagir, ouvir a todos e permitir que cada colaborador execute as suas atividades mais livremente. Isso inclui também a flexibilidade de horário, de trabalho em casa e na forma de se vestir no ambiente corporativo.

Ao mesmo tempo, a cobrança cresce. Ao oferecer o conforto ambiental ao funcionário, em um ambiente altamente bem planejado para atender a forma como as equipes trabalham, com estímulos diversos e altamente atrativos, principalmente para o pessoal das novas gerações, as empresas estão mandando um recado, seja inovador, criativo e altamente interativo.

As pessoas que se encaixam neste perfil se sentem estimuladas e respondem com alta produtividade e muitas empresas estão crescendo exponencialmente por conta disso.

Google é exemplo de novo ambiente que deu certo

Campus de São Paulo do Google para mentoria de startups, conta com áreas bem descontraídas para conversas informais, porém altamente produtivas.

Campus de São Paulo do Google para mentoria de startups, conta com áreas bem descontraídas para conversas informais, porém altamente produtivas.

Se você pensa que só escritórios muito pequenos podem dar certo em um ambiente mais descontraído, está enganado. O Google tem mais de 500 profissionais só no Brasil e aposta nesta alteração de forma de trabalho, para incentivar os colaboradores a atuarem de maneira mais eficiente.

Os contratados contam com um espaço moderno, colorido e descontraído. Além disso, possuem um ambiente semelhante a um bar, com direito a mesa de sinuca e parede forrada de discos.

Para que tudo isso? A empresa afirma que é uma forma da equipe distrair um pouco a cabeça e poder voltar para analisar os problemas e projetos com a mente mais tranquila. A organização também libera os jogos, com a mesma finalidade.

A criação destes espaços envolve estudos que demonstram o quanto um ambiente impacta no comportamento das pessoas. E as estratégias de arquitetura e decoração são muito embasadas em neuroarquitetura (neurociência + arquitetura), saiba mais AQUI.

Espaços para estimular os sentidos humanos e tornar o trabalho mais animado. Campus de São Paulo do Google.

Espaços para estimular os sentidos humanos e tornar o trabalho mais animado. Campus de São Paulo do Google.

Os cinco sentidos humanos precisam ser estimulados para que as pessoas estejam ativas, animadas e prontas para desenvolver novas ideias. Não é por acaso que o Google fornece comida para o pessoal o tempo todo. Uma vez tendo o paladar satisfeito, o organismo fica mais disposto, tornando as pessoas mais interativas. Assim como os estímulos visuais, o conforto acústico, as texturas dos materiais, os aromas agradáveis. Tudo isso influencia e muito na performance dos profissionais. Quanto mais “humanizado” for um ambiente de trabalho, mais as pessoas se sentem à vontade para contribuir positivamente com o negócio. Já fizemos um artigo sobre isso, saiba mais AQUI.

Escritórios-startups-humanização-neuroarquitetura-artigo-RS-Design-3

Ambientes descontraídos, até mesmo num corredor, para que os profissionais escolham onde querem trabalhar. Escritório do Google, em São Francisco, USA. Foto tirada por Lisandra Mascotto em visita ao Vale do Silício.

A gigante Buscapé também faz questão de garantir que a equipe esteja bem na hora de trabalhar. Para isso, oferece massagem, local para jogar basquete e até uma rede para deitar e relaxar.

Segundo o especialista em relações do trabalho, José Pastore, se a empresa não tratar os seus colaboradores bem, eles vão trabalhar no vizinho. Com esses benefícios, o Buscapé consegue fidelizar profissionais capacitados.

Empresas modernas ou que querem estar antenadas com o modelo de prestação de serviço ou criação atual, devem estar prontas para oferecer espaços modernos. A sua está precisando fazer essa transição?

A RS Design atua fazendo projetos de móveis para renovar todo o visual, deixando sua empresa alinhada com os objetivos do negócio. Fale conosco e ofereça o melhor para a sua equipe!

 

Comentários
0 Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>