Descubra quais as tendências corporativas em 2022

A pandemia de coronavírus obrigou as empresas e os profissionais a se adaptarem a uma realidade completamente diferente. E com isso veio um novo meio de gerenciar e trabalhar, o que afetou o mercado corporativo como um todo.

Essa herança deixada por 2020, se estendeu durante 2021 e deve afetar também o ano de 2022. Afinal, além das inovações que precisaram ser adotadas e deram certo, o mundo também passou a ter um novo olhar em relação aos problemas de saúde e a responsabilidade de todos no controle de doenças.
Tudo isso vai afetar o mercado corporativo em 2022. Confira algumas tendências!

Tendências corporativas em 2022

Claro que não há como fazer uma previsão 100% ou determinar qual será a mudança que cada empresa vai adotar. No entanto, é possível identificar tendências. Veja algumas que estamos acompanhando.

Distante da empresa, no aconchego do lar

O trabalho remoto ou híbrido deve ser uma característica dos próximos anos. Como as empresas já se ajustaram para fazer um gerenciamento online e muitos colaboradores se adaptaram, isso deve ser adotado por alguns tipos negócios.

Existem diversas vantagens e desvantagens do home office. Inclusive já fizemos um artigo sobre este tema. Para ler, clique aqui.

Acreditamos que está havendo uma adequação no mercado, de empresas analisando os tipos de atividades e perfis de seus colaboradores e, em contrapartida, os colaboradores avaliando se realmente vale a pena trabalhar em casa. Tudo vai depender de alinhamentos de propósitos entre empresa e colaborador.

Maior preocupação com a saúde

As empresas estarão mais atentas à saúde e ao protocolo de higiene dentro da instituição. A saúde mental das pessoas também será motivo de muita atenção e cuidado. Afinal, depois de uma situação atípica, é esperado que os colaboradores possam se sentir emocionalmente abalados. O investimento em espaços de trabalho mais seguros e agradáveis traz benefícios imediatos para as equipes.

Criação de novos espaços no escritório

Os espaços físicos dos escritórios de muitas empresas já estão sendo remanejados para atender a nova forma de trabalhar das pessoas. Se antes eram necessárias áreas com diversas estações de trabalho fixas, agora se pode pensar em espaços mais flexíveis, para proporcionar o encontro das equipes híbridas em atividades mais colaborativas, com mobiliário mais informal e flexível. Citando alguns exemplos, áreas de reuniões com arquibancadas, áreas multiuso (que servem tanto para refeições como para reuniões), áreas preparadas para reuniões online em diversos pontos da empresa, entre outros.

Além disso, é preciso prever áreas para atividade mais focada, principalmente com conforto acústico, permitindo que a pessoa consiga fazer uma atividade individual, em dupla ou conjunto, mas com bastante foco. Atualmente, existem diversos tipos de produtos acústicos que podem ser inseridos em projetos novos ou existentes para melhorar a qualidade do som no espaço. Para saber mais sobre a linha de produtos acústicos da RS Design, clique aqui.

O importante é que a empresa ofereça diferentes espaços para diferentes atividades. Assim, as pessoas podem escolher onde e como querem trabalhar. Isso funciona e melhora muito a produtividade.

Escritório com área para atividade colaborativa, contendo pufes, arquibancadas e painel acústico na parede. Apresentando também salas fechadas para reuniões mais focadas. Mobiliário RS Design.

Mais uso de tecnologia

Embora as empresas já tenham investido em tecnologia para poderem trabalhar remotamente, isso não deve parar agora. Após terem descoberto as facilidades de um sistema de gestão eficiente, por exemplo, é esperado que elas continuem a focar em processos que otimizem o trabalho e aproveitem o recurso humano da melhor forma.

Aumento do uso de coworking

Novos e antigos negócios também tendem a migrar para espaços dentro de coworkings, no qual a empresa tem um escritório só seu, do tamanho que precisa. No entanto, conta com a comodidade de usufruir dos benefícios compartilhados.
Em suma, é feito um pagamento mensal que já inclui o aluguel, água, luz, telefone, portaria, limpeza, internet e outros cuidados necessários. Isso facilita muito a gestão e minimiza os custos.

E se você precisar de ajuda para remanejar o seu escritório na parte de projeto de mobiliário corporativo, conte com a RS Design. Vamos entender o momento da sua empresa e apresentar uma solução bem personalizada, que funcione para o seu negócio. Esse é o nosso trabalho!

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *