Você já se sentiu inseguro numa reunião?

Dicas para seu escritório

Você já se sentiu inseguro em alguma reuniãoVocê já se sentiu preocupado em como deve se comportar ou sobre o que falar em reuniões? Você não está sozinho nessa, Segundo a consultoria australiana Sue Currie, autora do livro Apprentice to Business Ace – Your Inside-out Guide to Personal Branding (‘’Aspirante à Craque de negócios – Guia para Construir a sua Marca Pessoal por Quem Entende do Assunto’’), o hábito de escrever e-mails ou mesmo se comunicar com o colega ao lado por Skype, ao invés de telefonar, tem feito as pessoas deixarem de treinar a conversa.

Se você tem vergonha de falar em público, existem algumas pequenas dicas que podem ajudá-lo.

Dicas para ter mais confiança em reuniões

1. Prepare-se

Antes de tudo, esteja preparado para a reunião. Estude o assunto principal que será discutido e pense sobre as possíveis questões que você poderá levantar ou responder, verificando tudo o que for necessário para ter uma estratégia que o auxilie a manter a confiança durante o meeting.

2. Não se atrase

Chegar cedo é essencial para que você possa conversar com as pessoas que já estão na sala. É uma ótima maneira de ‘’quebrar o gelo’’ antes da reunião. Assim, você, sem dúvidas, irá se sentir mais confortável no momento do debate.

3. Tom de voz

O controle do tom de voz é muito importante durante as reuniões, já que por meio dela, você demonstrará confiança no que está sendo dito. Procure treinar antes, para que seu tom de voz não mude bruscamente enquanto você estiver falando e para que as palavras tenham um volume adequado para que todos possam ouvir claramente o que você está dizendo.

4. Seja honesto

Caso você seja questionado sobre algo que desconhece a resposta, seja honesto. Não dê informações que você não tem certeza, já que isto poderia causar problemas maiores, até mesmo para sua imagem profissional.

5. Levante questões inteligentes

Tente levantar questões relacionadas ao assunto em pauta. Isto demonstra seu interesse pela empresa e faz com que você se sinta mais confiante.

6. Use recursos audiovisuais

Um bom recurso audiovisual deve destacar as informações importantes, facilitar o acompanhamento do raciocínio e fazer com que os ouvintes se lembrem das informações por tempo mais prolongado. É uma ótima opção para você organizar o seu pensamento e se sentir mais confiante ao falar.

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