Sua empresa tem um propósito definido?

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Quando percebemos que uma empresa tem um propósito bem definido, podemos nos identificar, divulgar, interagir e até ficar um fã da marca.

As pessoas estão cada vez mais atentas aos conceitos que as empresas passam ao mercado. Inclusive os profissionais da nova geração procuram trabalhar em empresas com as quais se identifiquem, nas quais percebam um propósito bem definido.

Esta turma da geração Y ou millennials (pessoas de 24 a 38 anos) e também da geração Z (pessoas de 8 a 23 anos) que começa a chegar ao mercado de trabalho, valoriza que o discurso da empresa seja coerente com a prática. Para eles, é importante perceber que a empresa transmite uma comunicação transparente e verdadeira, demonstrando um propósito genuíno.

Essas gerações valorizam bastante o conceito da “atitude e da experiência”, e não basta uma empresa comunicar que tem um trabalho social ou sustentável, precisa realmente demonstrar o engajamento com as causas.

Portanto, o trabalho de marketing social pode ser um grande identificador do propósito da empresa, porém precisa ser muito bem elaborado, demonstrando de verdade o engajamento do empresário e de seus colaboradores.

Há várias multinacionais que fazem uso desse tipo de comunicação, algumas com ampla campanha publicitária. Uma, muito famosa, é a do McDonald´s. A rede de franquias tem um dia especial, no qual destina parte do valor do que é vendido para instituições beneficentes e o chama de Mc Dia Feliz.

Com isso, além de atraírem clientes para as suas lojas, que vão degustar os lanches e fazer uma boa ação ao mesmo tempo, conseguem marketing orgânico e positivo. Afinal, as pessoas além de aceitarem bem a doação para uma boa causa, comentam a campanha nas redes sociais.

Se você está pensando que só grandes empresas podem fazer isso, saiba que não é bem assim!

Marketing social: você também pode adotá-lo

Claro que o Mc Dia Feliz é uma ação grande e que requer muito investimento, mas esse foi apenas um exemplo. Médias empresas também conseguem fazer uso do marketing social, voltado para a população da própria cidade ou da região.

Para isso, pense nos valores da sua empresa, do seu negócio. Que tipo de causa social você, como empresário, mais se identifica? Faça campanha internas para saber a opinião de seus colaboradores. Verifique a imagem da sua empresa perante os seus clientes. O que se espera dos seus produtos? Que tipo de experiência as pessoas têm com a sua marca?

A partir deste apanhado de informações, será mais fácil você identificar qual o tipo de causa social agregará valor espontâneo a sua marca.

Veja algumas sugestões de marketing social que você poderá adotar em sua empresa:

  • ONG: doação e parceria com uma ONG sempre trazem bons frutos para os dois lados. Há várias formas de ajudar. Por exemplo, se for uma instituição de defesa dos animais, você pode financiar as feiras de adoção em um espaço da sua empresa. Já se for voltada para crianças ou saúde, poderá destinar parte da arrecadação da venda em um dia por mês para o parceiro;
  • Aulas para pessoas carentes: se você comanda uma empresa focada em materiais para a educação, nada melhor do que investir nesse tema. Uma das formas é oferecer aulas de reforço para os alunos que não têm condições de ter esse apoio escolar particular. Basta investir em uma sala, com móveis adequados, e divulgar a ação. Os próprios especialistas, que trabalham em sua empresa, poderão ter parte das horas trabalhadas direcionadas para essa atividade;
  • Planeje as ações: ao identificar a causa que a empresa irá ajudar, é importante um planejamento de ações e se forem doações, um cronograma contínuo;
  • Envolva seus colaboradores: em todas as ações, você pode estimular a interação de seus colaboradores. Eles vão se sentir fazendo parte do propósito da empresa em trabalhar para uma determinada causa e serão seus melhores divulgadores orgânicos, inserindo veracidade em toda a comunicação.
  • Ofereça estrutura: há algumas ações sociais que precisam de poucas coisas e você pode ajudar. Um exemplo é de pessoas que fazem sopão para distribuir para pessoas que estão em situação de rua. Você pode ajudá-las oferecendo, por exemplo, o carro da empresa para levá-las até o local de entrega do alimento;
  • Embalagem do bem: quantas pessoas desaparecidas existem? Você já pensou que pode destinar um cantinho da embalagem da sua empresa para ajudar a encontrá-las. Converse com grupos que procuram por pessoas desaparecidas e ofereça essa ajuda. É uma ação simples, de baixo custo e que pode ser feita até no saquinho de pão!
Exemplo de empresa que tem como propósito propagar a diminuição da poluição com projetos de mobilidade urbana junto a órgãos públicos, incentivando o uso de bikers. Crédito: RS Design

Exemplo de empresa que tem como propósito propagar a diminuição da poluição com projetos de mobilidade urbana junto a órgãos públicos, incentivando o uso de bikes. Crédito: RS Design

Seja qual for a causa que você resolva adotar em seu marketing social, poderá contar com o trabalho da RS Design, para o projeto de mobiliário corporativo alinhado ao propósito do seu negócio. Mantendo a coerência de objetivo do negócio e estratégias de comunicação com espaço físico da empresa (considerando mobiliário e layout para melhor posicionamento das equipes), tudo impactando positivamente nos seus colaboradores e consumidores, todos possíveis fãs de sua marca!

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